quinta-feira, 27 de maio de 2010

Retração Gengival


Boa noite pessoal.

Discutiremos hoje um problema muito frequente na população: a retração gengival.

Embora já tenha tocado no assunto em outros posts, achei importante entrar em detalhes sobre este problema que provoca alterações funcionais, estéticas e psicológicas.

1 - O que é a retração gengival Dr. Wilson?

Retração Gengival ou recessão gengival consiste no deslocamento apical (em direção à raiz dentária) dos tecidos periodontais, dentre eles a gengiva. Esse deslocamento provoca exposição da raiz radicular, tornando-a passível de problemas, como pro exemplo a cárie dentária e a hipersensibilidade dentinária (foto).


Trata-se de um problema que se inicia com o tempo, sendo sua velocidade de evolução determinada pela intensidade das causas que serão discutidas adiante. Esta situação é mais comumente encontrada em adultos e idosos, contudo, pode-se observar também em crianças, embora seja bem menos frequente. A retração gengival pode ocorrer em um dente ou em um grupo de dentes.

2 - O que causa a retração gengival Dr. Wilson?

O deslocamento apical da gengiva pode ocorrer por diversas causas, embora deva-se deixar claro que trata-se de um problema multifatorial.

Traumatismos a partir da técnica de escovação errada: A força excessiva utilizada na escovação faz com que os tecidos gengivais se desloquem, expondo a raiz ao meio bucal;

Traumas de oclusão (mordida): durante o contato dentário decorrente da função mastigatória, as forças mastigatórias são distribuídas em toda a estrutura dentária e nos seus tecidos de suporte periodontais.

Forças inadequadas (verticais ou laterais) em um dente ou em um grupo de dentes fazem com que o ligamento periodontal perca sua inserção (ligação) com a gengiva, promovendo o deslocamento apical dos tecidos gengivais. Isso ocorre quando o indivíduo tem problemas de oclusão, isto é, não há o contato correto entre os dentes.

Já discutimos sobre ligamento periodontal e suas funções. Caso não tenha lido, clique aqui!

Placa bacteriana e tártaro (foto): a inflamação ocasionada pela placa bacteriana faz com que a gengiva se direcione para um local onde há tecido dental sadio. Quando esta é removida, é comum o cliente relatar sensibilidade, visto que a área era “protegida” pelo tártaro.


Leia mais sobre a placa bacteriana clicando aqui!


Restaurações e próteses insatisfatórias do ponto de vista funcional (foto): ambas as situações criam uma dificuldade de higienização da área, promovendo o acúmulo de alimentos, formação da placa bacteriana e posterior inflamação dos tecidos gengivais, resultando no deslocamento gengival.

Leia mais sobre restaurações clicando aqui.

Outros fatores: o tabagismo e o bruxismo (ranger e apertar os dentes) contribuem para o aparecimento da retração gengival.


3 – Que repercussão a retração gengival causa em minha saúde bucal Dr. Wilson?

Comprometimentos funcionais, estéticos e, por conseguinte, psicológicos são encontrados em clientes que apresentam este problema. A retração gengival expõe os túbulos dentinários, que por sua vez neles estão localizados os odontoblastos.

Quando expostos ao meio bucal, estes ficam sujeitos a estímulos externos que promovem um desconforto com intensidade variável de cliente para cliente de acordo com o estímulo. Essa situação causa a hipersensibilidade dentinária.

Indivíduos que apresentam retração gengival apresentam dentes com aspecto alongado, comprometendo a estética dental e, logo, o lado psicológico, em alguns casos. Além disso, a área exposta é mais frágil, ficando mais susceptível a processos cariosos mais rápidos.

A leitura do post sobre hipersensibilidade dentinária é importantíssima para o conhecimento e tratamento. Caso não tenha lido, clique aqui!

4 - Tratamento e prevenção

Na maioria esmagadora dos casos, a retração gengival é irreversível, havendo a necessidade de intervenção do Dentista para tratar o caso. Alguns tratamentos são propostos e varia de caso para caso.

Quando a retração não é tão grande e provoca muita sensibilidade, o recobrimento com resina composta (restauração branca) pode ser uma alternativa viável e esteticamente interessante. Caso o cliente não tenha iniciado o tratamento, bochechos com flúor e pastas para dentes sensíveis podem aliviar consideravelmente o problema.

Também se pode optar pelo recobrimento da região exposta com gengiva de outra área, isto é, um pedaço de gengiva é removido de uma área doadora e colocado na superfície exposta. Dependendo do tamanho da retração, o prognóstico (previsão do resultado do tratamento) torna-se bastante duvidoso (foto).


Os fatores causadores da retração discutidos acima devem ser removidos ou amenizados. Todos os fatores causais apresentam relevante importância no processo da retração. O tratamento em si torna-se paliativo quando os fatores causais permanecem.

A prevenção dos fatores é o principal tratamento. A retração gengival não ocorre de um dia para o outro, isto é, há necessidade de um tempo prolongado do fator etiológico para a sua instalação.

As pastas dentais apresentam agentes abrasivos, que atuam somente pela fricção, sem necessidade de se colocar força excessiva. A remoção da placa se faz necessária. Restaurações e próteses mal adaptadas devem ser corrigidas para o restabelecimento funcional da restauração e da saúde gengival.

Leia mais sobre higiene oral clicando aqui!

Oclusão incorreta provoca esforços excessivos nos dentes e tecidos de suporte, causando as retrações. Tratamento ortodôntico e reabilitação oral (prótese e implante dentário) corrigem ou minimizam este problema. Outros fatores, como o tabagismo, devem ser evitados.

Consultas periódicas ao Dentista ajudam bastante na prevenção deste problema. O acompanhamento ajuda a diagnosticar problemas no seu início, evitando que o problema persista e se agrave futuramente.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Dr. Wilson Correia Júnior

Deseja tiras dúvidas? Clique aqui!

189 comentários:

  1. Olá dr. Wilson , gostaria de saber se posso usar a pasta paradontax sem intervalos. Tenho retração da gengiva , acompanho sempre no dentista, e só me habituo a escovar os dentes com a paradontax, há 30 anos. Isso pode piorar minha situação? Algum tipo de alimento deve ser evitado?Agradeço se puder me responder, deixo meu e-mail. Abraços,
    Aline (2006aline@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Olá Aline!

    Esta pasta em especial apresenta em sua composição substâncias naturais que, utilizadas de maneira correta, tendem a trazer benefícios à saúde bucal.

    A retração tem outros fatores. Esta pasta dental não tem componentes esécíficos para a diminuição da sensibilidade (se você tiver). Há outras pastas no mercado com componentes para este fim.

    Não entendi sua pergunta dos alimentos. Poderia ser mais objetiva?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Entao retração gengival é a mesma coisa que recessao gengival?
    obrigada
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Renata,

    A terminologia varia muito de acordo com o colegiado. Para muitos, os termos são sinônimos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Dr Wilson,
    Recentemente passei a observar e descobri que estou com retração, e a cada dia a situação está piorando, a gengiva está retraindo muito depressa.
    Tem algum especialista que cuida apenas de casos como o meu? Preciso da ajuda de um profissional URGENTE!!! Estou ficando com medo. Tenho medo de perder os dentes!!! Me ajude por Favor

    ResponderExcluir
  6. Prezada Vanessa,

    Qual sua idade e aonde você mora?

    E não se preocupe, pois a retração não causa perda dos dentes.

    ResponderExcluir
  7. Olá Dr Wilson, tenho retração na gengiva e nos últimos meses a dor em alguns dentes passou a ser muito intensa e cada vez mais contínua. Os dentistas que consultei, há cerca de 6 meses, quando a sensibilidade era bem menor, me receitaram soluções de flúor, escovas macias e pastas específicas, mas perguntado sobre algum tratamento em caso de piora, que é a minha situação agora, disseram que não havia mais o que fazer além disso. Pergunto: profissional de qual especialidade da Odontologia faz esse recobrimento com resina que o Dr. citou? Não gostaria de ir a um dentista novamente e ouvir que não posso fazer nada! É desesperador... Um abraço...

    ResponderExcluir
  8. Prezada Drica,

    Qualquer profissional dentista está apto a realizar este tipo de restaurações.

    Aplicações de flúor realmente podem ser úteis no seu caso,visto que há obliteração dos túbulos dentínários, fazendo com que o dente fique menos sensível a estímulos externos.

    Outros tratamentos podem ser realizados com sucesso, como por ex. aplicação de laser ou de verniz de flúor. Não se desespere ainda :)

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  9. Dr. Wilson
    Eu tenho 13 anos,uso aparelho para correção da posição dos dentes,descobri que tenho retratação da gengiva no estágio inicial,se eu tomar todas as medidas minha gengiva voltará ao normal,ou a gengiva parará de se retrair,eu devo conversar com meu dentista sobre isso?Obrigado.
    Ricardo

    ResponderExcluir
  10. Prezado Ricardo,

    A gengiva geralmente não volta ao lugar, mas você é muito novo para ter estes problemas.

    Converse com seu dentista numa boa sobre o assunto.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. Olá Dr. Wilson, eu sou a Drica que escreveu no dia 28 de junho, obrigada pelo esclarecimento. Vou fazer sessões de laser e talvez colocar facetas de porcelana. Agora pesquisando sobre as facetas na internet fiquei meio em dúvida, pois só vi falando que é colocado por razões estéticas, e me pareceu também que é colocado na parte frontal dos dentes, e a minha retração também está presente na parte de trás deles. É isso mesmo que eu entendi? Essas facetas seriam o mesmo que recobrir com resina composta?

    ResponderExcluir
  12. Olá Drica,

    As sessões de laser diminuiram a sensibilidade que tens.

    As facetas tem diversas indicações. É colocada na superfície dentária uma cobertura com um material escolhido pelo dentista. Esta capinha é feita em laboratório, e o resultado fica praticamente perfeito, em se tratando de estética.

    Converse com a dentista sobre o assunto das retrações na parte posterios

    ResponderExcluir
  13. Olá!!! Tenho retenção de gengiva e gostaria de saber qual o melhor tratamento: resina ou cirurgia???

    ResponderExcluir
  14. Olá, estou com retração de gengiva e gostaria de saber se a colocação de resina é um bom tratamento e se o melhor tratamento seria uma cirurgia?

    ResponderExcluir
  15. Prezado,

    A escolha do tratamento depende da magnitude do caso.

    Converse com seu dentista sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  16. Olá Dr. Wilson. Parabéns pelo ótimo tema abordado. Tenho retração na gengiva e minha dentista fez uma aplicação de resina sobre a raíz exposta em vários dentes, ocorre que após a aplicação (1 semana) ainda estou sentindo uma dor terrível em todos os dentes tratados, não a dor da sensibilidade que sentia antes, uma muito pior... e infelizmente não consigo contato com a dentista pois está de férias... Essa dor forte após este tipo de tratamento é normal?

    ResponderExcluir
  17. Prezado,

    Não é comum!

    Procure seu dentista para resolver o problema!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  18. olá,tenho retração em um dente,e entre ele foi extraido um dentes quando coloquei aparelho,mas a genviva ficou deformada neste local onde foi extraido,gostaria de saber se for colocado resina para fechar esse espaço vai aumetar a retração na gengiva,tenho medo desse material causar mais problemas em minha gengiva.

    ResponderExcluir
  19. Prezado,

    Procure seu dentista para discutir o assunto. Há necessidade de avaliação clínica para sugerir um tratamento.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  20. Dr. Wilson,
    Quem é o especialista que trata da retração gengival devido a má oclusão? Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Prezada,

    O periodontista é o dentista especialista em alterações nos tecido periodontais.

    Boa sorte

    ResponderExcluir
  22. Olá Dr. Wilson,
    Tenho retração gengival em vários dentes... há 5 meses coloquei aparelho para correção. Gostaria de saber se o aparelho é um tratamento indicado para esse caso? Como os meus dentes inferiores da frente estão com a gengiva retraída, estão ficando com um espaço entre eles perto da gengiva. Tem algum tratamento? Existe alguma pasta própria que ajuda a amenizar a retração?
    Moro em Niterói... se souber poderia me passar nomes de alguns profissionais que trata esse tipo de problema... estou desesperada... tenho 31 anos. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  23. Prezada,

    Você colocou o aparelho para corrigir a retração?

    Cada caso tem que ser analisado para se propor um tratamento. Não há pastas no mercado para este fim.

    Aguardo retorno

    ResponderExcluir
  24. Bom dia dr.,
    Não, coloquei para correção dos dentes tortos.

    ResponderExcluir
  25. Prezada,

    Então a resposta anterior é válida!

    Infelizmente não conheço ninguém para indicar em Niterói! Converse com seu dentista sobre o assunto!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  26. Óla Dr. Wilson, meu nome é Claudia e eu tbm tenho um pouco de retração gengival nos dentes inferiores da frente (eu tenho bruxismo e até pouco tempo escovava os dentes com "força" por acreditar que seria mais eficaz na limpeza) estou com vontade de realizar um tratamento estético para "sumir" com esse problema, e eu também tenho 2 dentes inferiores tortos e tenho vontade de usar aparelho para ajeita-los, bom minhas dúvidas são as seguintes:1° o tratamento realizado com resina fica natural? parecendo com uma gengiva normal ou para ter um resultado mais natural seria melhor optar pelo enxerto? 2° com o uso do aparelho fixo minha retração pode aumentar? 3° mesmo após o tratamento, a gengiva vai continuar retraindo ou o problema terá chegado ao fim?


    Desde já agradeco, ah e parabéns pelo blog é muito esclarecedor!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Prezada,

    Geralmente a colocação de resina melhora a estética, mas cada caso deve ser analisado;

    O enxerto gengival ainda apresenta um prognóstico (previsão do tratamento) muito incerto;

    A retração gengival depende de muitos fatores para que haja sua continuidade.

    converse com seu dentista sobre o assunto!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Dr. Wilson
      Sobre os enxertos gengivais tenho a discordar sobre a incerteza da previsibilidade, pois as novas técnicas de recobrimento radicular nos dão atualmente uma taxa de sucesso bastante elevada
      Cesar Yamacita
      Periodontista

      Excluir
    2. Prezado colega Cesar,

      Quando menciono que o prognóstico é incerto, refiro-me ao fato da dificuldade em se ter uma previsão da longevidade do tratamento, visto que depende de vários fatores, associados à técnica utilizada e aos fatores relacionados com a saúde do cliente.

      Abraço!

      Excluir
    3. Prezado Dr Wilson
      Quanto à longevidade dos resultados, os tratamentos através da aplicação da técnica adequada e do processo cicatricial ocorrer sem alterações seja por influencia sistêmica seja por fatores pós operatórios, os procedimentos são muito estáveis ao longo do tempo, de acordo com vários trabalhos científicos e clínicos comprovados.

      Excluir
    4. Prezado colega,

      Desde já agradeço o contato. Podes me enviar ou citar o nome dos artigos para leitura?

      Agradeço desde já.

      Excluir
  28. Olá dr.Wilson me chamo Vanessa tenho retração gengival na parte inferior e é em apenas um dente, a gengiva ainda não se descolocou totalmente mas está inchada e sensível, e como meus dentes na parte superior eram separados passei a usar aparelho para correção e notei que após o fechamento dos dois dentes superiores a gengiva ficou bastante inchada entre os dois
    dentes tenho quase a certeza que o fato dela estar assim era uma pelinha comum que eu tinha entre os dentes mas como foram fechados e ela não foi retirada causou esse inchamento, gostaria que tirasse-se essa minha dúvida dr. desde já agradeço

    Abraços!

    ResponderExcluir
  29. Prezada,

    Há sim esta possibilidade do freio labial estar estrangulado.

    Converse com seu dentista sobre o assunto!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  30. quero saber em media quanto custa para fazer essa cirurgia so um tenho um dente com esse problema mais não sabgra nen nada , a minha saiu um pedaço da minha gengiva numa vez que eu cai , quero saber quanto é para recuperar ?

    ResponderExcluir
  31. Prezada,

    Há necessidade de uma avaliação clínica para sugerir um tratamento e até mesmo um valor.

    Leia o post sobre resina para retração gengival.

    ResponderExcluir
  32. Prezado Dr. Wilson,lí suas respostas e gostei. tenho retração gengival em vários dentes,já fiz tratamento de gengiva há alguns anos atrás,na época ficou bom, mas agora o problema está pior,a gengiva esta "descendo" pelo meio dos dentes de cima,e consequentemente qdo escovo sangra,e está doendo qdo bebo algo gelado, mudei a escova e retirei a força das mãos,gostaria de saber um periodontista aqui no Rio para eu fazer o tratamento o mais rápido possível,minhas raízes estão quase todas à mostra, e isso está me incomodando.Obrigado pela atenção e aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Infelizmente não conheço nenhum no RJ para referenciá-la. Mas você pode obter ajuda no CRO-RJ, solicitando os periodontistas especializados.

      Boa sorte!

      Excluir
  33. Dr. Wilson quando se tem retração gengival dá certo fazer canal, colocar núcleo e o dente de porcelana?
    fica normal?
    Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      São situações que não impedem a colocação da mesma!

      Boa sorte!

      Excluir
  34. Olá Dr. Wilson!
    Estou com retroaçao nos dentes inferiores de baixo minha dentista consegue amenizar com a raspagem ou eu preciso de um periodontista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Há vários fatores que interferem na retração. SUa dentista identificará e resolverá.

      O encaminhamento ao periodontista tamém pode ajudar bastante, dependendo do caso!

      Converse com sua dentista sobre o assunto!

      Excluir
  35. Doutor, estou com retração nas gengivas, na parte inferior e sou fumante. A gengiva realmente não cresce novamente? Não volta pro lugar? O que posso fazer pra retração parar? o que posso fazer para tapar os espaços que ficaram entre os dentes?
    Grata
    Marcelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Não há diminuição no tamanho da gengiva, mas sim o deslocamento, expondo a raiz, causando a sensibilidade.

      Há alguns tratamentos para correção, mas depende de cada caso!

      Converse com seu dentista para saber qual a melhor opção!

      Excluir
  36. Boa tarde,
    fiz um comentário ontem sobre uma retração no 2º pré-molar (não sei se o Sr. lembra). Hj fui ao dentista e ele disse q não podia mexer pois estava muito inflamado. Receitou 01 cx. de Nimesulida e a pasta Colgate Pró-Alívio. Pediu que depois de uma semana eu voltasse lá p/ ele ver como estava e oq pode ser feito. Provavelmente disse q faria um canal. Espero que ele esteja certo (por mim extraía logo, p/ me livrar desse incômodo). Mas ele disse q eu esquecesse essa possibilidade :(.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      A extração deste dente resolverá o problema, mas criará outro bem pior, além de comprometer a estética.

      Boa sorte no seu tratamento!

      Excluir
  37. Doutor, tenho retrasão gengival e gostaria de saber se o processo de aplicação de resina é caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      De certa forma, não! E resolve o problema!

      Melhoras.

      Excluir
  38. doutor, tenho 16 anos, usei aparelho por um tempo, terminei o tratamento e depois descobri que tinha uma retraçao gengival, é pouca, mas agora voltei a usar aparelho novamente ja que alguns dentes sairam do lugar. O aparelho pode piorar a situaçao?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Geralmente, não! O que piora a retração é a união de vários fatores.

      Leia o post de retração gengival!

      Excluir
  39. Ola Dr. eu estou tendo sensibilidade nos dentes o meu dentista tirou foto e mostrou que eu escovo muito forte e entao a parte do meu dente proxima a gengiva ficou funda tenho isso em 3 dentes superiores. isso e retracao gengival? tem cura? ou so a pasta para aliviar? e a faceta para cubrir? o dente nao voltara mais ao normal? poxa estou muito triste pois doi muito da ate medo de escovar. eu moro no exterior por isso procurei nos sites do Brasil se nao ha outra solucao... obrigada!

    ResponderExcluir
  40. Prezada,

    Dependendo da retração, pode-se recobrir com resina e conseguir um alívio, bem como recuperação estética. Há no mercado resinas que tem a cor da gengiva, ficando ainda mais natural.

    Converse com seu dentista sobre o assunto e dê uma lida no post. Muitas respostas para as suas perguntas estão lá.

    Abraço

    ResponderExcluir
  41. dr wilson moro no ceará tenho 18 anos tenho retração gegival maes quando fui no dentista da qui ele não sabia que cabimentos tomar queria saber que profisional realmente entende do asunto e o que eu devo fala para outro dentvsta que eu for para ele me dar um tratamento adequado para amenisar o problema para que não reprogrese o problema.e se os dentistas publicos fazem esse procedimento
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Procure no serviço público a especialidade de periodontia. Geralmente, você encontra no CEO( centro de especialidade odontológica).

      Boa sorte!

      Excluir
  42. Boa noite Dr.
    Infelizmente sofro desse problema há algum tempo. Porém tenho muitas dúvidas pois consultei dois dentistas. Um deles disse que não tenho problemas de gengivas e pediu que procurasse outro profissional para colocar aparelho e, depois.... não sabe quando, fazer cirurgias reparadoras. Outro disse que é, seguramente, problemas de gengiva e que ainda tenho alguns centímetros de dente... ??? Estou precisando de um novo profissinal, mas, como moro no interior estou com um pouco de medo, o que faz com que a cada dia meus dentes mostram mais suas raízes e se tornam muito sensíveis. Pensei em procurar alguém na UFMG, passei alguns e-mails e não obtive respostas. Você poderia me ajudar a ter um contato nesta universidade. Estou confiando muito pouco no que escuto. Obrigada. Se puder me ajudar serei muito grata. Boa noite.
    Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      É sempre importante ter confiança no profissional. Se não tiver, fica difícil.

      Infelizmente não conheço contados, mas sugiro procurar o setor odontológico pessoalmente. Porém, as federais estão em greve. Procure alguma faculdade estadual ou peça indicações de amigos.

      Abraço e boa sorte!

      Excluir
  43. Primeiramente, meus cumprimentos pelo excelente trabalho. Você é um profissional competente! Preciso de uma orientação pq estou muito chateado. Trato-me há anos com um bom periodontista. Sou diabético, faço limpeza periódica de tártaro. Ocorre que a ponta de minha língua, a meses, está ardendo muito e parece machucada. Já fiz de tudo, já usei até antibióticos, com acompanhamento do profissional. A dentista que faz minha limpeza disse que estou com deslocamento de gengiga. Isso pode machucar a língua, por causa da fricção com as raízes? Vou consultar-me semana que vem, mas estou aflito. Agradeço sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      É necessária uma avaliação clínica para se ter uma ideia do problema, contudo, dependendo da superfície dos dentes, realmente pode haver algum trauma na ponta da língua, porém tem que ser investigado.

      Melhoras.

      Excluir
  44. Dr. Wilson,
    Meu nome e André, tenho 28 anos, moro no RJ, tenho aparelho ortodôntico (inferior)e realmente comecei a escovar os dentes com mais força devido a isso, notei alguns meses atrás uma sensibilidade incrível, li sobre o assunto e descobri a retração gengival e noto que o caninos superior e inferior estão com o problema, O que devo fazer? A quem procurar? Tem algum tratamento para voltar? Acho que está bem no início?
    Possui consultório no RJ?

    Pode enviar uma resposta também ao e-mail andreromi@hotmail.com

    Obrigado pelo espaço disponibilizado.

    André Romi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Meu consultório fica em PE. Quando o problema está no início, é fácil de se resolver. Procure Dra. Cristina Pinho. Ela pode te ajudar!

      Boa sorte!

      Excluir
  45. Dr. Wilson,
    A algum tempo comecei a notar a retração da gengiva em um dente que é implantado, e recentemente em um dente inferior. Como usei aparelho por um tempo agora tenho uma barra de contenção na parte inferior e isso torna difícil a limpeza da região e acumula muito tártaro. Algum desses fatores pode ter ocasionado a retração? Se eu tirar a barra de contenção resolve? O que eu posso fazer? Estou muito preocupada. Obrigada!

    Marilene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      A barra de contenção tem como objetivo estabilizar os incisivos inferiores, que tendem a desalinhar com o tempo, mesmo depois do tratamento. É possível que a barra tenha influência, mas não diretamente, e sim pelo acúmulo de placa que a mesma pode propiciar.

      Há contenções no mercado que facilitam muito a higiene, como é o caso da contenção bicalho.

      Converse com seu dentista sobre o assunto!

      Excluir
  46. Dr.Wilson,

    Tenho 39 anos, moro em Uberaba/MG. Fiz um tratamento ortodôntico devido à má oclusão que tenho (mordida de topo). Este primeiro tratamento não foi muito satisfatório, então os problemas de retração gengival voltaram.
    Há 6 meses voltei a colocar aparelho fixo superior e inferior, com outro ortodontista.
    A retração gengival continua. Alguns dias tenho um gosto adstringente muito intenso na boca, durante o dia todo. Ardência nas gengivas, mucosa irritada e língua. (não há sangramento da gengiva)
    O dentista afirma que é devido ao fato de estar havendo uma movimentação dos dentes para a correção da mordida.
    Nos dentes inferiores surgiu espaços devido à retração.
    A pergunta é ....... Existe solução para este problema??
    Estou muito incomodado com isso, pois esteticamente está me incomodando (auto-estima baixa), além da aflição.
    Aguardo resposta.
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      A ortodontia não irá corrigir sua retração gengival, excetuando em alguns casos. Algumas manobras nos fios podem resolver o problema dos espaços.

      Converse com seu dentista sobre o assunto!

      Boa sorte!

      Excluir
  47. boa tarde dr.por favor ando desesperada ! a um mes atras fiz uma extraçao do dente do juizo e mais restauraçoens , nesse meio tempo percebi que os dentes da frente inferiores estao com retraçao gengival , fui em outros dentistas que me disseram que a minha esta no começo , minha gengiva nao sangra e nao sinto meus dentes balançarem , mais elas me falaram que se a retrqaçao continua é perigoso perder os dentes , fiquei e estou desesperada , vi seu blog onde o senhor diz que a retraçao nao causa perda dos dentes e fiquei mais aliviada , issio é verdade mesmo doutor?me passaram um tratamento de 600 reais assim , 1 raspagem c ultrasson,1 jato de bicarbonato,e 4 raspagens manuais , me indicaram a usar sensodne e passar agua oxigenada 10 vol com um cotonete , isso esta certo ?por favor doutor meu maior medo é perder os dentes , tenho 29 anos n fumo n bebo , me alimento bem , isso ja esta mechendo ate com meu pscologico , n tenho dinheiuro para esse tratamento pois gastei qse 300 mes passado no dendista , estou muito triste , oque eu posso fazer para frear a retraçao?aguardo sua resposta , abraços bruna .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      O que causa a perda dentária é a perda óssea. A retração gengival é o deslocamento da gengiva, resultando na exposição da raiz. São coisas diferentes que podem estar ligadas, mas é necessária uma análise do caso. A retração pode ser controlada de acordo com o fator causador do problema.

      Se você confiou no dentista, vá em frente. Caso a questão financeira esteja envolviva, procure uma faculdade.

      Boa sorte!

      Excluir
  48. Existe retração gengival entre os dentes ? como trata isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Dependendo do grau, há sim tratamento. Pode ser feito enxerto gengival, mas cada caso tem que ser analisado.

      Excluir
  49. Caro Dr. Wilson,
    Encontrei o seu blog durante uma pesquisa de respostas para o meu problema, e espero que me possa ajudar.
    Numa consulta foi-me feita uma ortopantomografia apenas de rotina, quando o dentista comentou que o estado do meu osso não era normal para alguém da minha idade (28 anos).
    Aparentemente há a possibilidade de sofrer de doença periodontal, no meu caso por me ter sido transmitida por um dos meus pais.
    Depois deste "diagnóstico" tenho pesquisado imenso, mas todos os artigos associam esta doença à má higiene oral. E não é o meu caso! Faço limpezas frequentes, não tenho tártaro nem placa a e lavo os dentes várias vezes ao dia.
    Segundo me informaram, teria de fazer uma análise para saber se tenho a bactéria. Como é muito cara tenho estado um pouco indecisa.
    Acrescento que tenho retracção gengival, que me parece vir a pior de dia para dia.
    Será que me pode dar uma ajuda? Será possível eu ter mesmo essa doença, por me ter sido transmitida, apesar de ter boa higiene?
    Ficar-lhe-ei muito grata se me puder ajudar.
    Cumprimentos,
    Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Existe sim um caráter hereditário, embora não seja muito frequente.

      Neste caso, é aconselhável visitas periódicas ao dentista, justamente para controlar a patologia. É importante saber se há mobilidade dentária ou sangramento.

      Boa sorte no seu caso!

      Excluir
  50. Boa noite Dr. Tenho 30 anos e andei 2 anos com aparelho. Deixei o aparelho em 2006 e agora tenho a retração gengival numa das mós.
    Há uns dias piores do que outros. Nos dias piores a gengiva fica inchada e dói-me. Tenho medo que tenha alguma infecção que me faça perder o dente.. Isso é possível?
    A dentista disse para massajar com uma escova especial para gengiva e colocar um gel... mas não adiantou de muito :(
    O que posso fazer? Há alguma coisa que possa comprar para este inchaço e dor parar?

    Obrigada,
    cumprimentos,
    Patrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Qualquer tratamento que se use, mesmo que seja local e superficial (passa já) servirá apenas como tratamento sintomático, ou seja, tratará os sintomas e não a causa.

      Se já existe comprometimento gengival, é muito importante procurar o dentista, para que o problema não se agrave. Seu caso pode ser uma simples gengivite!

      Melhoras!

      Excluir
  51. Boa tarde, Dr. Wilson. No 1º dia do ano e eu aqui preocupada com meus dentes. Há mais de um ano ando tendo problemas com dentistas e isso me deixa bastante abalada. A última, foi um clareamento de moldeira acompanhado. De uns dias pra cá, a minha gengiva encontra-se inchada e dolorida, além de eu ter observado uma retração em um dente aparente. após o canino. O motivo dessa retração seria o clareamento? Obrigada. Um Feliz 2013. Josiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      A retração, dificilmente, pois requer um período maior de tempo para que isso ocorra.

      Pode ocorrer do gel clareador entrar em contato com a gengiva e causar uma pequena queimadura, que cicatriza em um ou dois dias. Todavia, converse com seu dentista sobre sua saúde gengival.

      Melhoras!

      Excluir
  52. Olá,

    Dr. tenho 22 anos e faço tratamento ortodôntico a pouco mais de um ano, e de um tempo pra cá, venho notando uma considerável retração da minha gengiva que recobre a parte inferior dos dentes da frente, confesso que esta situação alem de me causar muito desconforto, também vem mechendo bastante com meu psicológico, conversei com a ortodontista responsável pelo meu tratamento e a unica coisa que a mesma orienta e que eu continue escovando o local, porem a cada escovação a situação esta pior, utilizo fio dental, pasta e escova para dentes sensíveis e nada parece adiantar estou praticamente parando de escovar meus dentes por conta desta situação, me preocupo demais com minha estética e sinceramente não sei mais o que fazer, estou totalmente desmotivado e com medo, solicito uma opinião para verificar que rumo tomar diante disto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      A escovação dentária só é um agravante do problema quando é feita de forma errada, isto é, com muito força durante a escovação.

      Existe presença de placa dentária no local? Como é seu histórico de problemas gengivais?

      Converse com seu dentista e aguardo retorno!

      Excluir
    2. Olá Dr, Não existe placa, nunca tive gengivite, caries etc... nada que pudesse ter prejudicado a minha saúde bucal para que tão cedo esteja ocorrendo essa retração da gengiva, extrai 4 cisos e mais outros quatro dentes, a ortodontista disse que se não tivesse ocorrido a extração destes dentes talvez a retração estivesse pior, porem tenho minhas duvidas.
      agradeço seu retorno e continuo aguardando respostas para que eu entenda melhor este caso.

      Excluir
    3. Prezado,

      É necessária uma avaliação para saber qual o a causa do problema em questão. Como anda sua escovação?

      Excluir
  53. Dr. Tenho 21 anos com dentes empinhados, quero pô aparelho para deixa-los no lugar porem tenho retração de gengiva. No geral as pessoas com retração podem usar aparelho fixo? Sei que cada caso é um caso, mas alguns dentistas daqui se contradizem demais. Tenho medo deles afrouxarem e cairem por causa do movimento do aparelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Podem colocar aparelho sim! Uma coisa não inviabiliza outra!

      Converse com seu dentista sobre o assunto!

      Excluir
  54. Boa noite doutor, passei com uma período tista que falou que a causa da minha retração épq tenho a mordida cruzada, tenho 29 anos e ela falou que terei que usar aparelho, mordida cruzada causa a retração? Pois o outro dentista falou que achava que era escavação forte, se eu por aparelho vai parar de retrair? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      A mordida cruzada pode causar retração gengival, mas o fato mais comum é a placa dentária associada a fatores agravantes, como a escovação com força excessiva!

      Boa sorte!

      Excluir
  55. Doutor, em um dos meus dentes na lateral da boca, é o segundo ou primeiro pré-molar, ja aparece bem a raiz do dente superior, agengiva ja está alta um pouco e tá passando para o dente ao lado. Fui uma vez à dentista mas ela disse q eu precisaria fazer uma raspagem profunda, e isso já faz 2 anos e nao a-fiz ainda. Quando a raiz já tá aparecendo bem, seria o caso de extrair o dente ou a raspagem profunda faz a limpeza do local? Ela me disse qnão há solução. Não há mesmo nenhuma solução para a retração gengival? representa algum risco para a saúde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado(a),

      A necessidade de uma raspagem profunda indica presença de tártaro subgengival (abaixo da gengiva), que provoca a migração da gengiva para uma área saudável. Com a raspagem, ocorrerá a cicatrização no tecido gengival, todavia é necessário avaliar o tamanho da retração e o tratamento mais adequado.

      Converse com sua dentista sobre o assunto.

      Boa sorte!

      Excluir
  56. Olá, Dr Wilson. Como vai?
    Tenho 30 anos e estou com retração gengival em 4 dentes. Em um deles está bem visível o problema. Fui ao dentista há 5 meses e, como em muitos dos textos acima, o profissional me disse que havia nada a fazer.
    Hoje comecei a me deprimir bastante, com medo de perder meus dentes. Gostaria de saber se há alguma relação com hereditariedade, pois meu pai perdeu todos os dentes e veio me dizer hoje que começou com retração gengival.
    Tenho 32 dentes e há mais de 5 anos não tenho cárie. Contudo, fiz uso prologando de escova de dentes sem pré-requisito (ou seja, dura). Imaginava que, quanto mais firme as cerdas, mais limpos meus dentes ficariam.
    Vi que você é um profissional que está bastante inteirado do assunto - fator este que não percebi no dentista que me atendeu.
    Sei que seria prudente procurar um profissional, mas preciso, com urgência, de uma resposta quanto à possibilidade de perda dos dentes.
    Também gostaria de saber se há algum tipo de alimento que contribui maleficamente para o agravamento do problema.

    Agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      É importante diferenciar as coisas primeiro! A retração gengival é o deslocamento do tecido gengival, causando a exposição ao meio bucal da superfície da raiz. A causa é multifatorial, mas na maioria dos casos, encontramos placa bacteriana.

      A escovação com força excessiva e escova com cerdas duras tende a potencializar o problema. A pasta dental tem um componente abrasivo, justamente para remover as "sujeiras" por fricção e não por força. Utilize de hoje escova com cerda macia e escove o dente como se estivesse "varrendo". Vá na seção de vídeos e veja o que fala da escovação.

      Para responder as demais perguntas, o que o dentista diagnosticou? Alguma doença periodontal?

      Aguardo retorno!

      Excluir
  57. Boa tarde Doutor, já fiz várias cirurgias para colocar implantes que deram errado e por isso ficou faltando gengiva no meu impante no dente canino e no dente maior da frente, fiz cirurgia para enxerto de gengiva e continua do mesmo jeito, o que fazer?
    Lena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Aí já não é um caso de retração, mas sim de falta de tecido gengival pós cirurgia de implante.

      Você é portadora de alguma patologia?

      Aguardo retorno!

      Excluir
  58. Oi doutor quem tem retração pode fazer ginástica facial ou pode agravar o problema? Obrigada!

    ResponderExcluir
  59. Olá... eu moro fora do pais e estou com esse problema de retração em um dos dentes inferiores, já mudei a forma de escovar os dentes, mas estava com esperança que se escovando de baixo para cima eu teria alguma chance da gengiva subir novamente, é possível? Eu tenho gengivite e minha mãe periodontite (essa genética pode estar passando pra mim)...
    Eu vou para o brasil em 7 meses mas acho q é mto tempo pra ver um dentista adequado né??? No exterior eles metem a faca pra um tratamento desses, principalmente se envolver cirirgia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Infelizmente a retração não regride com a mudança de hábitos. Contudo, ela não evolui.

      Se a periodontite for de origem genética, é importante um acompanhamento constante por parte do dentista!

      Boa sorte!

      Excluir
  60. Caro Dr. Wilson,

    Faz aproximadamente uns 2 anos que pude observar uma leve retração gengival em um dente (de cima, na frente) meu. Vou ao dentista a cada 6 meses, mas nunca meu médico disse nada sobre o assunto. Tenho uma boa higiene bucal, mas gora fiquei com um certo "medo".

    O que devo fazer? Podemos "viver" com esse problema a vida inteira e controlar?
    Não corro o risco de perder o meu dente mais tarde? Tenho 35 anos.

    Muito grata,
    Agathe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Fique tranquila quanto a isso! Se seu dentista não mencionou nada, a retração deve estar em um grau muito leve. O que você pode fazer para não "piorar" o caso é manter uma boa higiene oral e controlar os fatores que podem acelerar o processo (explicado no post).

      Converse com seu dentista sobre o assunto.

      Excluir
  61. Olá, doutor Wilson, faz 2 anos que fiz uma cirurgia para meus dentes caninos nascerem , tive que fazer um procedimento de corte de gengiva, enfim. Com o uso do aparelho meus dentes desceram e ficatam corretos, mas eles ficaram muito grandes em relação aos outros e meu dentista disse que a gengiva so ia voltar ao lugar quando eu tirasse o aparelho, tirei faz uma semana e gostaria de saber o que posso fazer para acelerar o processo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      A gengiva não voltará ao lugar. Talvez seja necessário realizar um enxerto gengival, mas converse com seu dentista sobre o assunto.

      Excluir
  62. Dr. Como vai?
    Tenho retração gengival com perda óssea significante. O dentista sugeriu que eu fizesse enxerto gengival nas retrações e minha pergunta é - em que a cirurgia de enxerto gengival vai ajudar na perda óssea? É viável fazer esse enxerto ou melhor fazer primeiro algum tipo de tratamento para estabilizar a perda óssea, e neste caso qual o tratamento indicado?
    Obrigada Dr e um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Sua pergunta faz todo o sentido. É importante realizar um tratamento antes na causa da perda óssea.

      Boa sorte!

      Excluir
  63. Olá doutor, bom dia
    Possuo problema periodontal, fui a um dentista que me indicou cobrir os dentes com resina, entretanto decide ter uma segunda opinião e fui a outro dentista que me aconselhou a fazer a uma cirurgia para cobrir os dentes. Estou com receio pq pesquisando percebi vários resultados insatisfatórios com relação a cirurgia.
    Não sei como proceder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      São tratamentos completamente diferentes. O recobrimento gengival apresenta sucesso clínico, todavia é necessário estudar o caso e identificar os fatores causais.

      Boa sorte!

      Excluir
  64. Dr. Wilson, bom dia!
    Tenho uma pequena retração gengival entre o incisivo e o lateral ,e estou com acúmulo de tártaro nesses dentes e a gengivas ainda um pouco inchadas. Comecei a fazer o tratamento periodontal e tenho algumas dúvidas (…) Depois que for realizada a raspagem radicular a gengiva para de se retrair e a perda óssea se estabiliza? A gengiva pode voltar a aderir ao dente? Qual o melhor procedimento nesses casos?
    Obrigada!
    Rafaela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Uma vez removida a causa, a tendência é que haja estabilização da saúde periodontal, visto que o agente causador foi removido!

      Quanto ao melhor processo, depende de cada caso, todavia, sempre inclui raspagem dentária. Converse com seu dentista sobre o assunto.

      Boa sorte!

      Excluir
  65. boa tarde doutor, notei recentemente que tenho retracção gengival num dos dentes e ainda não tenho tenho grandes dores. penso que o problema se deverá a placa bacteriana. irei consultar o dentista o mais rapidamente possível. o que queria saber é se é possível controlar a retracção gengival sem recurso a cirurgia e se é possível manter a retracção estável apenas com hábitos de higiene orais saudáveis se o causador for efectivamente a placa bacteriana.
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      É possível sim controlar a retração, desde que os fatores causais também sejam controlados!

      Boa sorte!

      Excluir
  66. Olá Doutor boa tarde, tenho retração gengival e eu preciso continuar meu tratamento ortodôntico ( fiquei cerca de 10 anos sem ir ao ortodontista ) porém quando fui procurar um profissional o mesmo ficou com medo de fazer o tratamento alegando que meus dentes poderiam cair, pode realmente acontecer isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Ele deve ter se referido à quantidade de osso que você tem para sustentar os dentes. Dependendo do caso, o aparelho ortodôntico pode acelerar a perda óssea, destruindo a sustentação dos dentes.

      Converse com seu dentista sobre o tratamento adequado!

      Excluir
  67. olá tenho u,a retração muito grande em meus dentes quetos so dentes foram afetados e principalmente os inferiores da parte frontal que já estão quases tos descobertos, queria saber do senhor se aparelho ortodontico no meu caso é o mais viavel ou a geoplastia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      O tratamento ortodôntico é utilizado para corrigir o mau posicionamento dentário.

      Seria interessante procurar um periodontista para discutir a viabilidade de colocação de enxertos gengivais.

      Boa sorte!

      Excluir
  68. Doutor, é possível que esse problema apareça sem causa aparente? metade da arcada dentária superior está retraída e sinto dor quando bebo gelado ou quando toco os dentes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Há um fator determinante para isso. Uma anamnese feita pelo dentista pode identificar a causa.

      Boa sorte!

      Excluir
  69. Bom dia Dr. Wilson

    Tenho retração de gengiva em um dente, há uns 5 anos. No inicio sentia dor somente quando comia gelado ou alguma comida muito doce, porém, ultimamente a dor está insuportável, ela é constante. Sempre massageio o dente com Colgate sensitive pro alivio, mas não tem adiantado muito. Já consultei diversos dentistas e todos falam que não tem cura.
    Gostaria de saber se tem alguma cirurgia e qual especialidade de dentista devo provcurar. Estou disposta fazer o que for necessário para acabar com está dor. Pensei inclusive em arrancar o dente e fazer implante.

    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Geralmente, o incômodo pode ser controlado pelo uso de pastas para dentes sensíveis. Este controle é feito por você.

      Pelo dentista, técnicas podem ser utilizadas para tratar ou amenizar o problema. Cirurgias gengivais, coberturas com resina composta, laserterapia, até tratamento endodôntico pode ser necessário, quando todas as alternativas forem sem sucesso.

      Um especialista em periodontia resolverá seu problema.

      Boa sorte!

      Excluir
  70. Óla Dr.Wilson!
    Estou muito preocupada com minha situação, confesso que um dos fatores da retração da minha gengiva é a força que coloco para escovar meus dentes, tento mim policiar, mas mudar um habito que ja vem a anos é complicado. Ouvi certa vez de um estudante de odonto que se a gengiva permanecer retraindo chega um momento em que os dentes amoleçem e caem. Isso é verdade? E quanto a escovação correta: devo fazer movimentos circulares, movimentos de vai e ve m ou de cima para baixo e de baixo para cima? Ajude-me por favor! Estou bastante preocupada com minha saude bucal.

    Abraços: Paulliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      O que ocorre mais comumente é o aumento da sensibilidade, visto que a raiz fica exposta.

      Na sessão de vídeos do blog, ao lado direito, há um que explica como deve ser feita a escovação.

      Boa sorte e fique tranquila!

      Excluir
  71. Dr Wilson, o tratamento de gengiva retraida com moldeiras de silicone, funciona? Obrigado!

    ResponderExcluir
  72. Prezada,

    Quando fala de moldeira, a qual se refere? Você quis dizer correção da retração gengival com o uso de moldeiras?

    No aguardo.

    ResponderExcluir
  73. Olá doutor, a alguns meses tenho sofrido com sensibilidade, minha gengiva está afastada em alguns destes e descobri ao ir recentemente ao dentista que esta é a causa do desconforto. Eu estava a um longo período sem ir ao dentista, fiz remoçäo de tártaro, limpeza e algumas restaurações e depois desses processos passei a sentir muito incomodo, a sensibilidade aumentou muito e a 2 semanas estou com um sêrio problema ao fazer as tarefas domesticas, tipo lavar louça com bombril, pegar em tecido aspero, arastar uma cadeira ou coisas do tipo me causam um grande incomodo nos dentes, uma sensação muito ruim ligada aos meus dentes sensíveis.... Estou muito preocupada, o que pode ser isso?E porque minha sensibilidade almentou tanto após os tratamentos que fiz? Isso pode ter ligaçäo com o târtaro removido? Senti muita dor durante as restaurações, dores insuportáveis, tive que tomar 2 anestesias para suportar a restauração em dois dentes, isso pode aer considerado normal?
    Me desculpe tantas perguntas doutor, é pq infelizmente a dentisa com quem fiz este tratamento me atendeu muito mal e não esclareceu minhas dúvidas...
    Aguadeç muito se puder esclarecer estas minhas dúvidas.
    Estou em busca de um profissional.
    Joice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Essa sua queixa é comum. Acredite! O que varia aí é a sensibilidade!

      Quando se passa muito tempo sem ir ao dentista (lógico que associado a uma higiene deficiente) ocorre acúmulo de tártaro. A gengiva tende a correr para um local sadio, ocasionando a exposição da raiz (retração gengival).A quantidade de tártaro aumenta e "cobre" aquela raiz exposta, dando a falsa sensação de "piora" quando o mesmo é removido.

      Por isso que muitos pacientes se queixam de sensibilidade pós remoção dos tártaros, já que aquela área "protegida" pelo tártaro está exposta.

      Pastas para dentes sensíveis costumam ajudar bastante. Tratamentos com dessensibilizantes também podem contribuir para diminuição ou controle da sensibilidade.

      Todavia, aconselho a voltar ao dentista e relatar o assunto. Talvez a origem da dor seja outra.

      Melhoras!

      Excluir
  74. Dr.wilson,fui fazer um orçamento de raspagem e achei caro d+,ou será que está no preço,300reias??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Se você confiou no dentista, vá sem medo! Lembre-se que sua saúde está em jogo! =)

      Boa sorte!

      Excluir
  75. oi dr. meu caso deve ser complicado meu nome é jessica tenho 19 anos eu tbm tenho aparelho e minha gengiva esta descolada do meu dente e eu acho que estou com gengivite tenho sintomas quando escovo meus dentes sangra minhas gengivas estão enchadas avermelhadas e tbm sinto gosto ruim na boca eu escovo os dentes mais sinto mal hálito tbm oq eu faço ainda mais que tenho namorado ai fica chato oq eu faço por favor me de uma dica espero resposta obgigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Seu problema parece simples de resolver! Basta tratar a gengivite!

      Procure um dentista para resolver o problema!

      Excluir
  76. Bom dia Dr. Wilson!
    Estou com problema de retração faz um tempo e vem se agravando muito rapidamente. Já procurei diversos profissionais e tudo o que fazem é querer trocar minhas restaurações, as vezes, algumas que acabei de fazer com outro dentista. E quando tento falar do problema da retração, simplesmente ignoram e fogem do assunto! Acredito que o problema surgiu porque antigamente eu usava escova de cerdas duras e escovava com força. Mas hoje em dia, por mais cuidado que eu tome, o problema persiste. Tenho boa higiene oral, faço o que posso e mesmo assim, além da retração, sempre tenho cáries, e elas aparecem bem escondidas! As vezes só são descobertas quando vou trocar a restauração. Tenho no dente da frente uma restauração bem pequena, que foi feita ha mais de 10 anos, próximo á gengiva, e já está manchada e nenhum profissional até hoje quis trocar, demonstram que não se sentem confiantes e dizem que se mexer não vai ficar bom!!! A retração me causa dores e me incomoda muito, a ponto de chorar! Tenho medo de ficar tudo muito feio! O Sr. poderia me indicar algum profissional que possa me ajudar, ou me dar algum conselho??? Estou desesperada, não aguento mais procurar e não sei a quem recorrer. Tenho 31 anos e moro em Osasco/ SP. Desde já, muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      O importante é confiar no profissional que te atende ou atendeu. Infelizmente não conheço ninguém em SP para indicar.

      Outro ponto interessante é o que pode estar causando s retrações. A escovação com força excessiva apenas piora o caso, mas em geral há outras causas, como placa dentária.

      O que foi sugerido como causa pelos dentistas?

      No aguardo.

      Excluir
  77. Obrigada por responder Dr. Wilson! Não existe tartaro nem sinal de placa... Não alegaram nenhum motivo concreto além da escovação com força que eu fazia antigamente ou possíveis motivos genéticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não há placa dentária e a sua escovação está adequada, e segundo os dentistas não há outra causa aparente, a retração gengival tende a não evoluir mais.

      Na dúvida, vá à seção de vídeos do blog e veja as técnicas de escovação.

      Abraço.

      Excluir
  78. olaa dr. Wilson
    Ao contrario de retração, estou começando a ter, é exposição excessiva da gengiva, que começa a expandir sobre os dentes...não sei ao certo o nome disso, porém gostaria de saber qual o procedimento correto odontologico a ser adotado e qual profissional especialista odontologico procurar também...
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Pode ser um quadro de hiperplasia gengival, na qual ocorre um crescimento anormal da gengiva.

      Um problema que na maioria dos casos é resolvido facilmente por um periodontista.

      Melhoras!

      Excluir
  79. ola eu queria saber o preço mais ou menos de enxerto vou tirar o aparelho e tenho medo do meu dente cair pois apertei um pouco o dente p tras e ele se mexeu pouquissimo pode cair o dente?por favor me passe o preço mais ou menos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Não existe um valor aproximado do enxerto, visto que é necessário avaliar a situação. Além disso, o código de ética odontológico não permite a divulgação de valores.

      Não se preocupe que seu dente via continuar no lugar!

      Boa sorte!

      Excluir
  80. esqueci o outro dente tambem que nao esta se mexe mais é pouquissimo sao os incisivos centrais um esta com resceçao o outro nao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A movimentação dentária se dá de maneira lenta. Em breve seus dentes estarão alinhados.

      Abraço!

      Excluir
  81. eu ia tirar o aparelho hj eu vou quebrar o contrato mais fiquei com medo de na hr q ele puxar p tirar o aparelho meu dente descesse junto mais eu nao sabia que era proibido falar o preço obrigada pela inforamaçao queria perguntar outra coisa tem como fazer enxerto com aparelho? ou tem q retira-lo??

    ResponderExcluir
  82. Olá Dr. Wilson. Tenho retração na gengiva em apenas um dente - o incisivo central superior. Acontece que esse dente em especial é a minha "ovelha negra". Quando pequeno, cai e o dente de leite afundou para dentro da gengiva e posteriormente ao nascer o permanente ele veio raspando no de leite, o que me causou problemas estéticos. Uso uma resina no sobre o dente para que ele não destoe na boca. Essa resina ou o fato do dente de leite ainda se encontrar alojado na minha gengiva poderiam ser fatores da retração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Traumas nos tecidos moles podem provocar sim a ausência de gengiva. Já procurou algum dentista para discutir a questão da presença do dente de leite?

      No aguardo.

      Excluir
    2. Quando comecei a tratar mais de 10 anos atrás minha dentista me recomendou a não extrair pelo fato de eu ser muito novo ainda. Toda vez que volto ela me pergunta se eu sinto algo incomodando e da atenção extra ao dente em questão, porém a questão da retração da gengiva é algo recente que ainda não fui ver com ela.

      Excluir
    3. Então sugiro que veja com ela! =)

      Dê-me uma resposta sobre o assunto!

      Excluir
  83. MEU CIRURGIAO DENTISTA ME FALOU QUE COM O TEMPO MEU OSSO PODE SE DISGASTANDO VAI ATE MEUS DENTES CAIREM ALEM DA PARTE DEBAIXO QUE ESTA DISPROTEGIDA FICAR COM CARIE FACILMENTE POIS NAO TEM ESMALTE NO DENTE JA FIZ ORÇAMENTO PRA MIM NAO FICOU MT CARO POIS VAI SER NOS DENTES TODOS EM BAIXO DA FRENTE ATE AS DUAS PRESAS E UMA DAS PRESAS DE CIMA E ELE FALOU QUE MINHA GENGIVA É MUITO FINA E EU TENHO UM PRIMO QUE TEM O MESMO PROBLEMA E QUE SE ARREPENDE DE NAO TER FEITO ACIRURGIA POIS OS DENTES DELE ESTAO BAMBOS ALEM DE DOEREM NA HR QUE ELE COME ALGO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PRezada,

      Se o dentista constatou isso. é importante realizar o tratamento proposto por ele. Caso não haja condições financeiras para isso, recomendo procurar uma faculdade.

      Boa sorte.

      Excluir
  84. Olá Dr, tenho disfunção de atm e já estou em tratamento. A única coisa que não se encaixa no tratamento é uma dor na gengiva, parte superior atrás dos utimos dentes. Meu ortopedista facial orientou a procurar um especialista. O problema na gengiva pode ser uma "extensão" da dtm?
    Obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Provavelmente não. Através de exames radiográficos, pode-se identificar se a causa das dores são os terceiros molares.

      Já foi sugerido isso?

      No aguardo.

      Excluir
  85. Prezado Dr. Wilson,
    Nunca havia tido problemas de gengiva antes, e um belo dia acordei com um dente inferior doendo, gengiva inchada e retraída.
    Fui ao dentista, comecei a usar sensodyne repair & protect, mas a gengiva continua retraída.
    Extraí 4 dentes há 7 anos para tratamento ortodôndico (pré-molares).
    É possível que isso esteja ligado à retração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      É possível sim, mas é importante avaliar a situação.

      Converse com seu dentista sobre o assunto.

      Excluir
  86. Olá, Dr. Wilson. Tenho 22 anos. Estou com um início de retração gengival. Minha dentista me aconselhou o uso de fluor, cuidar para que não seja usado muito esforço no escovação e utilizar uma escova macia. Antes disso eu já usava Sensodyne Repair & Protect. No geral disse que meus dentes são bem cuidados e saudáveis, nunca usei aparelho, nunca tive cáries ou problemas na gengiva. Mas, no dia seguinte que a visitei percebi que eles retraíram mais, não são perceptíveis a outras pessoas, mas eu percebi que eles estão mais retraídos. Estou preocupada, mesmo minha dentista explicando que é normal os dentes retrairem um pouco com o passar dos anos. Não acredito que seja normal. O sr. me aconselha a procurar outro profissional para outro diagnóstico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado(a),

      Como a colega bem disse, a retração gengival é algo que demora anos para ocorrer. Como a dentista constatou que sua higiene bucal é satisfatória, é aconselhável controlar os fatores contribuem para o aparecimento e progressão da retração, como por exemplo a placa bacteriana e a higiene oral sem necessidade de força excessiva, visto que a pasta dental já tem um abrasivo, sendo preciso apenas movimentos leves de fricção.

      Excluir
  87. Dr. Wilson
    Observei uma retração em um dente da frente, causando muito desconforto psicológico e estético.
    O problema apareceu após retirar o aparelho ortodontico antes da hora.

    Qual seria a solução estética para o meu caso, será que aparelho ajuda? existe uma cirurgia tipo gengivoplastia que seja possível fazer?
    Abraços

    adriane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Há cirurgias que pode corrigir estes defeitos gengivais.

      Procure um periodontista para discutir o assunto!

      Boa sorte!

      Excluir
  88. Olá, Dr. Wilson.
    Estou muito satisfeita com algumas respostas aqui.
    Porém ainda fico em dúvida a respeito do melhor caminho para o tratamento.

    Bom, tenho retração nos caninos inferiores, um deles bem exposto. Por não possuir mais a gengiva livre, sinto mais dificuldade ainda em manter uma boa higiene. Mesmo utilizando fio dental e a escovação adequada, sempre fica um resíduo em volta da gengiva inserida (é aquela que não possui sustentação né?). Sempre consigo tirar resíduo com a unha, mesmo após toda a atenção com a higiene.

    O que fazer? Porque sinto que esse acúmulo sempre haverá, por não ter mais essa gengiva mais rígida. O tratamento de enxerto recupera parte da gengiva?

    Outra coisa, o meu periodontista disse que antes de qualquer possibilidade de enxerto, é necessário fazer uma raspagem. Morro de medo, pois parece que com a raspagem, a gengiva irá descolar de vez do dente! Ignorância de leiga, porém, morro de medo! Hehe

    Por acaso você conhece o Dr. Fábio Destri? É com ele que farei o tratamento.

    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      O que o dentista (que não conheço, mas mande um abraço pra ele) faz todo o sentido.

      Antes de qualquer tratamento, independente da especialidade odontológica, se faz necessária a terapêutica periodontal, que no seu caso, foi a raspagem. POde fazer tranquila!

      Boa sorte no seu tratamento!

      Excluir
  89. Olá Doutor!

    Tenho 28 anos e estou com retração gengival, fui em uma dentista do SUS e ela fez uma raspagem em meu dente, porém gostaria de fazer algum tratamento estético também, você saberia me informar a média de preço? Sou de Campinas/SP

    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Além de não saber qual tratamento estético necessitas, o código de ética odontológico não permite que divulgue valores dos procedimentos.

      Converse com seu dentista sobre o assunto.

      Excluir
  90. Boa noite, Dr. Wilson. Há 3 anos procurei um ortodontista e ele me exigiu que antes de colocar aparelho fixo (o qual já usei por 2 anos) fosse feita uma cirurgia periodontal, pois minha gengiva inferior é muito fina e ele tinha medo de expor minha raiz durante o tratamento.
    No momento era um procedimento facultativo, então desisti. De um ano para cá, comecei a fazer um tratamento para ATM com o uso de uma placa e agora irei colocar aparelho para puxar meus dentes para a altura da placa, então, não tem jeito mesmo: o aparelho voltou para minha vida.
    Minha dúvida é a seguinte: é normal fazer uma cirurgia desse tipo (que tira um pedaço de gengiva de um lugar para colocar no outro) como prevenção ou somente em caso de retração real da gengiva?

    Grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Nesse caso é necessária uma avaliação para direcionar algum tipo de tratamento.

      Converse com seu dentista sobre o assunto!

      Excluir
  91. Olá, tenho 35 anos meu dente superior está com a raiz muito exposta e desceu devido a perda de um dente inferior aos 15 anos, ele pode desprender e sair?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Dependendo dos casos da extrusão dentária (dente se deslocando na ausência de outro) e associado à uma condição inadequada dos tecidos periodontais, pode ocorrer a perda do dente.

      Procure um dentista e resolva o problema rapidamente!

      Boa sorte!

      Excluir
  92. Dr Wilson,
    Sei que tenho recesso gengival há uns dois anos, pelo menos.
    Há um ano meu dentista cobriu com resina.
    Agora o dente parece estar "descascando" entre a raiz e a parte branca do dente. (se cutucar com a unha chega a sair pequenos fragmentos)
    O que está descascando pode ser osso? Seria a resina do tratamento anterior?
    não tenho problemas com sensibilidade nem nunca tive, apesar do recesso. Isso é normal?
    Obrigado.
    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      A sensibilidade varia de pessoa para pessoa. Há casos de sensibilidade extrema e há casos de ausência de sensibilidade.

      Provavelmente deve ser fragmentos da resina colocada.

      Procure o dentista e resolva o problema!

      Excluir
  93. Ola Dr. Wilson,
    Tenho 41 anos e sofro com retracao da gengiva.
    Gostaria de saber se o Dr poderia me indicar alguem em SPaulo-sp.
    Abraços,
    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Infelizmente não conheço um periodontista para indicar! Ligue para o CRO/SP e obtenha as informações!

      Boa sorte!

      Excluir
  94. Dr. Wilson,
    Boa noite.
    Conheci uma pessoa, e como trabalhei na area odontologica durante 15 anos, tenho algum conhecimento, então percebi que ele tem retrações bem amplas e já com dentes "moles".
    Levei-o num colega meu, que me deu um diagnóstico primario de perda de diversos dentes (embora eles estejam sem nenhuma carie), devido a retração gengival.
    Ele fez uma grande limpeza e tirou todo tartaro acumulado durante muito tempo (segundo o mesmo) e agora estamos estudando, embora ele não seja periodontista.
    Gostaria de saber se há um meio de recolocar gengiva (tirada de um outro tecido), inchertar osso ou qq coisa parecida para ele ele não perca os dentes. É possível.
    Ele tem 40 anos e foi alcoolatra durante 15 anos, somado à falta de cuidado.... a boca estava bem feia.
    Obrigada
    Sirlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Há sim esta possibilidade, embora haja necessidade de uma avaliação! Se o tratamento inicial (remoção do tártaro) já foi iniciado, ótimo. Caso não haja um componente genético, já haverá um grande avanço!

      Boa sorte!

      Excluir
  95. Olá, Dr., ótimo blog. Sou usuária de aparelho ortodôntico há sete longos anos e percebo que, puxa dali e puxa de cá, estou ganhando retrações gengivais nos dentes que são puxados com mais força. Sinto a força maior em um dente e, na sequência, aparece a retração. Estou prestes a tirar o aparelho da boca e gostaria de recobrir três dentes. Moro em São Paulo e preciso muito de indicação de periodontistas. Vc poderia indicar? Grata, Genia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Infelizmente não conheço um periodontista para indicar! Ligue para o CRO/SP e obtenha as informações!

      Boa sorte!

      Excluir
  96. Ola Dr Wilson,
    Tem retratação nos meus dentes inferiores a raiz esta exposta,tenho 48 anos e gostaria de saber se tem como fazer uma protese só de gengiva para disfarçar as raizes expostas pois isso me incomoda muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Uma prótese não, visto que a ideia da mesma é reabilitar espaços que não tenham dentes.

      Pode-se fazer um enxerto gengival.

      Converse com seu dentista sobre o assunto.

      Excluir
  97. Dr. Wilson Júnior.
    Sou uma jovem de apenas 21 anos e tenho um dente inferior com a gengiva muito descida, já está quase no final da gengiva! Se com esta idade já estou assim, daqui por pouco tempo o dente vai-me sair? E ainda por cima é mesmo à frente da boca! Gostava de lhe enviar uma fotografia para ver.
    Cumprimentos, e obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      A retração da gengiva é o deslocamento do tecido gengival, que pode ou não estar acompanhada de perda óssea (esta que causa perda óssea).

      Caso queira enviar a foto, fique à vontade!

      Boa sorte e converse com seu dentista sobre o assunto!

      Excluir
  98. Boa noite Dr Wilson, mesmo lendo as postagens da página, continuo com dúvida. Tenho 56 anos e a saúde bucal boa. Fiz uma aplicação de resina nos caninos superiores por conta de retração. Eu não sentia sensibilidade nenhuma, apenas quando comia alguma fruta mais ácida. Após a colocação de resina, tenho sentido muita sensibilidade até mesmo ao morder algum alimento ou mesmo na escovação e ao passar fio dental. Até ao encostar nos dentes sinto sensibilidade. Meu dentista disse que é a sensibilidade pela resina colocada e para eu usar pastas pro sensitivas. Porém ele me disse que se não passar, terei que fazer o canal dos dentes. Nossa, assustei porque eu não tinha nada, nenhuma sensibilidade e agora terei que fazer o canal? O que o senhor me recomenda? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Se as restaurações foram recentes (dias), aguarde mais um tempo. Caso não, pode-se discutir a substituição das restaurações, já que antes não havia sensibilidade e agora há.

      Converse com seu dentista sobre o assunto!

      Excluir
  99. Boa noite Dr.Wilson,

    Tenho 21 anos,fui recentemente à 2 dentistas...sobre retração gengival eles me disseram:
    A 1ª dentista disse que a causa é devido a minha escovação que é muito forte e a escova muito dura
    O 2° dentista disse que a causa é devido uma má oclusão da minha dentição pois usei aparelho durante +/- 5 anos e a outra dentista que fazia tratamento não fez o ajuste oclusal ocasionando a má oclusão,de acordo com o atual dentista.
    A minha gengiva é muito retraída já dando pra ver a raiz do dente e sinto enorme sensibilidade,até de tomar água do filtro de barro(que é fria e não gelada)meu dentes doem...
    Agora fiquei na dúvida se os dentistas estão sendo sinceros comigo,afinal qual será a causa da minha retração?
    Quero começar logo algum tratamento pois também sinto forte dores de cabeça....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      A retração é multifatorial e tanto a escovação como a má oclusão podem ocasioná-la.

      Quanto à dor de cabeça, é importante investigar outras causas!

      Boa sorte!

      Excluir
  100. Dr. Wilson, tenho um problema. Eu tirei os sisos e uso aparelho fixo ha quase 2 anos. A higienização é muito complicada. Faço o melhor que posso, o fio dental é quase impossivel em alguns dentes. Agora, perto do dente onde tirei o siso superior direito. Do nada inchou. Doi muito, sangre e ta muito despegado do dente. Tenho medo de comer que entra tudo para a abertura. A dor é tanta que me da íngua. To desesperada pensando no pior. Minha dentista viajou. Acha que é grave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Só uma avaliação clínica poderia dizer a gravidade do problema. Caso a dentista fique muito tempo ausente, recomendo procurar alguma indicação com a secretária dela ou um serviço de urgência.

      Melhoras!

      Excluir
  101. Caro Dr. Wilson,

    Passei por um tratamento ortodôntico de 7 anos no qual fui operada 3 vezes (2007 - expanção da maxila; 2012 - cirurgia ortognática de correção de prognatismo mandibular; 1 mês atrás - mentoplastia). Entre estas operações utilizei aparelho fixo. Sempre tive propensão à retração gengival, e melhorou à medida que os maxilares e os dentes se foram transformando com o tratamento. No entento, depois que retirei o aperarelho a retração gengival piorou e tenho tártaro por ter usado aparelho durante 6 anos, pincipalmente nos molares. Neste momento é muito difícil fazer uma limpeza no dentista pois tenho sensibilidade dentária que me causa muita dor. Já usei uma pasta dentífrica remineralizante (nutri-emáil da Elgydium), mas as dores ao lavar os dentes são muito agudas com qualquer pasta para dentes sensíveis. Pensei em utilizar uma escova eléctrica para minimizar a força da escovagem das gengivas e diminuir o tártaro, mas já nem sei o que fazer...
    Como faço para devolver a saúde aos meus dentes e prevenir a retração gengival e a sensibilidade dentária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      O passo principal é a remoção do tártaro, agente principal de vários problemas bucais. Caso haja incômodo, anestesia local pode ser utilizada.

      Pastas dentais para dentes sensíveis também podem ajudar na questão da sensibilidade.

      Converse com seu dentista sobre o assunto!

      Excluir
    2. Olá Dr.Wilson,sou a Elen tenho 17 anos, fiz uma consulta com o dentista e ele me disse que eu tenho retração gengival, e que não é comum isso acontecer com pessoas da minha idade, mais q pode ser por conta de stress ou um problema hereditário.tenho sensibilidade na área,que quanto tocada tenho sensação de um pequeno choque,era mesmo q é a retração,e se for a obturação resolve? Acontecerá isso com os outros dentes? Pois até agora já foram dois.

      Excluir
    3. Prezada,

      É necessária uma avaliação, mas digo de antemão que o primeiro passo é identificar a causa da retração. Dependendo do caso, uma restauração resolve sim o problema.

      Converse com seu dentista sobre o assunto!

      Excluir
  102. Ola, Dr! Tenho 22 anos, minha mordida é assimétrica, sendo o lado direito classe ii e o lado esquerdo classe i. É sutil, portanto nao tenho tantos problemas com estetica. Acontece que estou com retraçao gengival e esta progredindo rapido (varios dentes, superiores e inferiores, lado direito). Não apresento placa ou gengivite. Moro no exterior e não domino muito bem o idioma para uma consulta (e eles não costumam falar inglês). Por isso n consigo confiar nos dentistas, fico muito insegura. Não tenho previsão para visitar o Brasil e por isso estou desesperada com a evolução da retração. Comecei a tomar suplemento de vitamina C, presto mais atenção a força aplicada ao escovar, os movimentos.. E nada! Por favor, o que sugere? Mesmo a classe ii sendo sutil pode causar retração? Como tive outros sintomas de avitaminose, pode ser que agora com a reposição a gengiva volte ao estado normal? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Maloclusões podem causar sim retração, mas é preciso ver em que nível elas estão.

      Como não há placa bacteriana (SIC), algo que você poderia fazer em primeiro momento seria modificar sua escovação, caso ela seja traumática. Veja o vídeo sobre escovação na sessão de vídeos do blog.

      Infelizmente a gengiva só voltará ao normalcom cirurgia periodontal. Tente conseguir alguma indicação de um dentista brasileiro no seu país.

      Boa sorte!

      Excluir
  103. Dr Wilson, boa tarde.

    Gostaria de tirar uma dúvida, fui ao dentista fazer uma limpeza nos dentes mas a dentista não utilizou flúor, apenas a maquininha, e após questiona-la sobre o flúor ela disse que eu teria mais sensibilidade pois tenho retração e acabei optando por não usar. Fiz errado? Li algumas matérias sobre o flúor, e ele é importante para não surgir cáries.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O flúor é importante no combate à cárie, mas é importante também lembrar que existe flúor na pasta dental. Logo, uma boa higiene dental já será suficiente.

      Abraço!

      Excluir
  104. dr wilson. Usei durante 5 anos aparelho para corrigir os dentes tortos. Não fiz nenhuma limpeza de dentista durante esses 5 anos. Tirei o aparelho à uns meses e notei que na parte de trás dos meus dois dentes da frente de baixo a gengiva está retraída. Os dentes estão a entortar para a frente porque não tem parte da gengiva atrás e um dente está a ficar em cima do outro. O meu dentista disse que a gengiva volta a crescer mas o dr disse que não volta ao normal e isso me assustou. Então, a gengiva não volta ao normal? Vou ficar pra sempre com os dentes tortos pra fora se ela não crescer? Eu tenho uma boa higiene agora e completa com fio e elixir. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      É importante diferenciar as coisas:

      1 - Quando é realizado um procedimento que, por exemplo, remove parte da gengiva, ela cresce normalmente;

      2 - NA Retração gengival não há perda de gengiva, mas sim o deslocamento da mesma, expondo a raiz dentária.

      Quanto ao posicionamento dentário, converse com seu dentista sobre o assunto.

      Excluir
  105. Prezado Drº Wilson , bom dia,
    Inicialmente , gostaria de parabeniza-lo pelos excelentes esclarecimentos sobre este sério problema de saúde bucal que é a gengivite/tártaro/retração gengival , isto demonstra que a V.Sª , é um excelente profissional , a qual tenho tenho um grande apreço e admiração , pois li os vários relatos de pacientes , e gostei das respostas, dadas por V. Sª , mas , se me permite , gostaria de que o Sr. me desse uma orientação em relação ao meu problema , onde farei um breve relato : Tenho diabetes tipo 2 , onde tomo medicamentos orais para controla-lo , mas há algum tempo , tenho tido muita sensibilidade nos dentes e sofro de gengivite/sangramento dental/retração gengival , a acho que até já deve ser 1 periodontite , visito o meu dentista de 6 em 6 meses , pois moro e trabalho em outro estado , mas sempre quando estou de férias /recesso viajo e o procuro para consulta, já fiz vários tratamentos de canais , por conta da sensibilidade dentinária , e todas as vezes que visito o meus dentista reclamo deste problema , onde ele faz a limpeza das gengivas, estou utilizando o creme dental colgate pró alivio , que tem ajudado muito , e agora além deste estou utilizando o creme dental parodontax , onde melhorou bastante o problema do sangramento e inflamação gengival além da sensibilidade dentinária , mas só que estou sentindo uma irritação das gengivas acho que é decorrente do uso excessivo/escovação do dentes com parodontax ( pois tem muito bicarbonato), a minha ´duvida é, senão vejamos: O problema da retração gengival , segundo suas explicações não tem como regredir , mas não tem problema , apenas o estético? utilizo o fio dental sempre , bem como, parondontax ,3 vezes ao dia após as refeições , esta higiene bucal , por si só , é o suficiente? portanto, não preciso de tratamento mais agressivo , para resolver este problema? pois felizmente ao usar parodontax , reduziu o sangramento /inflamação e sensibilidade nos dentes, ainda assim , tenho que procurar um periodontista para uma possível curetagem/raspagem? não sinto mais nada sobre o sangramento, sensibilidade e inflamação das gengivas, apenas estão retraídas. faço dieta e tomo medicação para controlar o diabetes pois estive lendo na internet que é a principal causa de problemas nas gengivas, O problema dos canais a que me submeti , foi por conta da retração da gengiva? Com estes cuidados de higiene bucal , resolve o meu problema? V. Sª , acha que devo além do parodontax , utilizar um outro creme dental como o colgate sensitive pró alívio , para a sensibilidade? e além disso o um exaguatório como o periogard? Certo de contar com os esclarecimentos de V. Sª , antecipo desde já , os meus agradecimentos.
    Att: Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Antes de mais nada, o paciente diabético controlado é um paciente comum.

      O problema da retração tem envolvimento estético, de sensibilidade e de desenvolvimento de cárie, uma vez que o cemento (tecido dentinário da raiz) não tem a mesma resistência do esmalte;

      Independente da pasta dental, uma higiene bucal adequada, frequente e completa por si só já é suficiente para combater a gengivite e o aparecimento de cárie, e não exclui as visitas ao dentista, portanto, continue indo a cada 6 meses;

      Há relatos de tratamento de canal por causa da hiperssensibilidade, mas geralmente as causas de endodontia são outras;

      Pastas dentais que possuem partículas que fecham os túbulos dentinários (sensodyne por ex.), ajudam bastante no tratamento da sensibilidade. Já o periogard tem uso restrito e por um período curto de tempo (14 dias), ua vez que seu uso crônico pode ocasionar alteração no paladar e manchamento dentário.

      Abraço!

      Excluir
  106. Dr.
    Tenho 30 anos e minha retração já é considerável, em vários dentes. Fiz a aplicação de resina, e sinto que a sensibilidade melhorou, mas a questão estética me incomoda muito. Neste caso, a única possibilidade é o enxerto? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      É uma das opções, pois deve-se investigar qual a causa da retração!

      Abraço!

      Excluir
  107. Dr Wilson

    Bom Dia!

    Estou com retração gengival, no total são 9 dentes expostos. Sinto vergonha de sorrir, já fui a tantos dentistas que perdi as contas. Eu gostaria de uma solução para esse problema, já está mexendo com meu psicológico. Minha dúvida é saber se há possibilidade de realizar em todos os dentes a cirurgia para recobrir as áreas expostas? Há tecido suficiente na boca para tirar e recolocar nas áreas expostas?

    Luis (knowles18@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Existe sim a possibilidade.

      Procure um especialista em periodontia na sua região!

      Boa sorte!

      Excluir

Receba atualizações do blog! Cadastre seu email!