segunda-feira, 26 de março de 2012

Como realizar a higiene do aparelho ortodôntico fixo

Bom dia pessoal!

Frequentemente, meus clientes indagam como se deve fazer a higiene oral do aparelho ortodôntico fixo. Particularmente não muda muita coisa, quando comparado às pessoas que não fazem ortondontia, contudo, às vezes há necessidade de alguns acessórios, a fim de facilitar a higiene oral.

1 - Que escova dental usar?

Independente da marca, a escova dental ideal tem que ter a cabeça pequena arredondada , cerdas curtas e marcias. A cabeça pequena permite que a escova dental alcance mais facilmente as áreas posteriores, em especial dos dentes superiores, e as cerdas macias necessitam de menos "força" para utilização, apesar de que não é necessária muita força na escovação, visto que a ação é por fricção e não com movimentos mais pesados.



Caso sinta dificuldade na higienização, há no mercado um tipo de escova que se apresenta na forma de um tufo, que possibilita a higiene em cada área dos brackets. Lembre-se que as escovas dentais sofrem maior desgaste nos clientes que usam aparelho, quando perceber que as escovas estão desgastadas, troque-as.




2 - Fio dental

O aparelho ortodôntico dificulta a utilização do fio dental pela dificuldade passar os fios entre um dente e outro, por causa do fio ortodôntico. Um artifício de grande valia é o passa fio, que nada mais é que um filete de plástico com uma abertura na ponta, que serve para encaixe do fio e posterior passagem do mesmo.



Desta forma, a passagem do fio dental fica muito mais fácil.No começo, o uso do fio dental é um pouco complicado, mas com alguns dias, já fica mais fácil seu uso.




Não tire as borrachas ortodônticas para realizar higiene dental. Aquelas borrachas são colocadas com instrumentos específicos para este fim. No ato de tirar e colocar, pode haver rompimento da mesma ou quebra dos brackets, ambos ocasionando o atraso no tratamento.

3 - Enxaguatórios bucais

Se você tem uma higiene boa e não tem indicação para o uso de enxaguatório, não há necessidade do uso. Vejo muitos clientes que têm o hábito de usar se qualquer justificativa. Antes de usar, consulte o dentista para ver se há indicação para o seu uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba atualizações do blog! Cadastre seu email!