→  Mitos e verdades sobre a extração dos sisos

→ 5 sinais de que o dente siso está nascendo

→ 5 sinais de que o dente siso está nascendo
5 (100%) 539 vote[s]

Pode até parecer algo claro, mas nem sempre os sinais e sintomas do nascimento do dente siso são tão evidentes, como uma inflamação na região do siso.

Há sintomas relatados pelos pacientes que indicam a possibilidade do nascimento dos sisos, sendo este nascimento completo (o dente nasce por completo), parcial (apenas uma parte do dente aparece na boca) ou ele simplesmente não nasce (dente incluso).

Os dentes sisos, conhecidos como terceiros molares, dente queiros ou dentes do juízo, são os últimos dentes a nascerem na boca, isso quando nascem. Na maior parte dos casos, o nascimento dos sisos causa um incômodo leve. Contudo, há casos que há desenvolvimento de uma infecção no local, chamada pericoronarite.

Sabendo destes possíveis sintomas do nascimento dos sisos, já é possível procurar o dentista o mais breve possível para saber qual conduta será tomada.

Veja abaixo alguns sinais e sintomas que sugerem o nascimento do dente siso:

1. Inchaço da gengiva na região do dente siso

O sinal mais clássico do nascimento dos sisos e mais facilmente identificado pelo paciente é o inchaço da gengiva na região do siso, como mostra a foto abaixo.

Com o movimento do siso para fora da boca, é natural que a gengiva fique um pouco inchada. Além disso, a própria mastigação em cima desta gengiva piora um pouco o caso.

2. Dor de dente na região dos molares

É bem comum o paciente relatar dor na região dos primeiros e segundos molares quando o siso está nascendo.

Isso ocorre porque há um reflexo da dor nos demais dentes, deixando o paciente sem saber o que pode estar causando aquela dor de dente porque ele não vê o siso, principalmente quando não há cáries nos demais dentes.

Essa suspeita é facilmente confirmada através do exame radiográfico (radiografia panorâmica), que indica a existência do dente siso e diz se ele está em alguma posição que possa comprometer os outros molares.

3. Dor de ouvido

Outro sintoma relatado pelo paciente é a dor de ouvido que, após passar pelo otorrinolaringologista e ser informado de que não há problemas no ouvido, o médico começa a pensar no nascimento do dente siso.

De fato, isso pode ocorrer porque também haverá um reflexo da dor naquela região para a articulação temporomandibular (ATM).

E o côndilo da mandíbula se encaixa literalmente abaixo da parede óssea do ouvido, sendo este o motivo pelo qual podemos encontrar dor de ouvido no nascimento dos sisos.

dor de ouvido dente siso

Lembro que outros problemas na cavidade bucal também podem causar dor de ouvido, como a disfunção temporomandibular (DTM). Por isso, é importante que haja o correto diagnóstico do problema.

4. Dor de cabeça

Outro sintoma que os pacientes relatam é a dor de cabeça, principalmente na parte lateral da cabeça. Apesar da dor de cabeça ser um sintoma de várias doenças, como a pressão alta, ela pode ser ocasionada pelo nascimento do dente sisos.

5. Dificuldades em abrir a boca

No nascimento dos sisos, além da inflamação que pode ser encontrada na gengiva do local, podemos encontrar um quadro no qual o paciente não consegue abrir a boca porque está com dor ou porque há a contração dos músculos da mastigação denominada trismo. 


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

faleconosco@wilsoncorreia.com.br
error: Proibida a cópia sem autorização