gengivite pega

→ A gengivite pega? É contagiosa?

Rate this post

O que é gengivite (gengiva inchada e inflamada que sangra)?

Gengivite é a inflamação da gengiva (estruturas na boca, incluindo as gengivas, membranas mucosas e tecido fibroso que cobre a borda contendo o dente da mandíbula).

A gengivite é considerada o estágio inicial da doença periodontal por alguns pesquisadores. A maioria dos indivíduos com gengivite tem bactérias sob a área gengival e estas bactérias deixam a gengiva inflamada.

Algumas destas bactérias que desempenham um papel na gengivite também desempenham um papel em causar cárie dentária.

A gengivite pega? Ela é contagiosa?

A resposta é controversa e depende de quais especialistas você pergunta. Por exemplo, muitos fatores que levam à gengivite são devidos a ações tomadas pelo indivíduo (exemplos incluem má higiene dental, sem uso de fio dental, estresse, difícil de limpar dentes tortos, tabagismo, medicamentos como esteróides e alguns medicamentos anticonvulsivos, e um dieta pobre contendo grandes quantidades de açúcar e carboidratos).

No entanto, os pesquisadores mostraram que bactérias causadoras de gengivite (incluindo Streptococcus mutans, Aggregatibacter actinomycetemcomitans, Porphyromonas gingivalis) podem ser transmitidas de pais para filhos e trocadas entre homens e mulheres que vivem juntos compartilhando talheres, utensílios, saliva, copos e outros itens. Teoricamente, pode ser transmitido ou espalhado pelo beijo.

Atualmente, a American Dental Association considera que a gengivite é contagiosa. No entanto, outros fatores, como os descritos acima, geralmente precisam estar presentes para que um indivíduo desenvolva gengivite, como por exemplo uma higiene bucal ruim.

No entanto, se alguém concordar com as razões estabelecidas pela American Dental Association, então, um lado com aqueles que pensam que a gengivite é contagiosa.

Há um meio termo para alguns que pensam que a gengivite ocorre quando certos fatores estão presentes em um indivíduo (como quando as bactérias causadoras de gengivite estão presentes em um indivíduo com má higiene dental, etc.).

Como a gengivite se espalha?

A American Dental Association sugere que a propagação inicial dessas bactérias causadoras de gengivite (e muitas outras) se espalhou das mães para os filhos.

As crianças com idade de 3 anos são cerca de 26 vezes mais propensas a ter bactérias causadoras de gengivite, como A. actinomycetemcomitans, se suas mães tiverem essa cepa de bactéria em suas bocas.

Da mesma forma, homens e mulheres que coabitam desenvolvem populações bacterianas semelhantes. A disseminação desses organismos para outras pessoas ocorre por meio do compartilhamento de utensílios, alimentos, beijos e outros contatos físicos diretos e indiretos.

Como se saberá se ele ou ela tem gengivite?

Para muitas pessoas, haverá poucos sintomas, e esses indivíduos não saberão que têm gengivite há anos.

Uma vez que as bactérias começam a causar inflamação, os sintomas da gengivite podem começar a aparecer logo em uma semana, mas o período de incubação é altamente variável e depende da colonização por bactérias que causam gengivite e outros fatores que estimulam o crescimento dessas bactérias.

Consequentemente, pode levar anos para que a gengivite se desenvolva em certos indivíduos. No entanto, algumas pessoas podem desenvolver sintomas de mau hálito, gengivas inchadas, gengivas recuadas, gengivas que sangram quando um indivíduo usa o fio dental ou escova os dentes e / ou desenvolve uma coloração avermelhada das gengivas em vez da coloração gengival rosada normal. Estes são sintomas e sinais que sugerem que a gengivite está ocorrendo.

Como você se livra da gengivite?

Cuidados dentários com limpeza de dentes, remoção de placas e conselhos sobre como evitar a gengivite são importantes.

Os dentistas aconselharão as pessoas a evitar bebidas açucaradas e alimentos, deixar de fumar e reduzir o estresse.

Alguns indivíduos podem exigir uma mudança em seus medicamentos. Embora possa ser impossível remover todas as bactérias que causam a gengivite, a gengivite pode ser interrompida e revertida. Consequentemente, a gengivite é reversível.

Quando os sintomas da gengivite se resolvem, um indivíduo deve ter estruturas de gengiva relativamente normais. Isso pode levar semanas ou meses com mais de uma consulta odontológica.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]