dor de dente como aliviar

→ Abcesso dentário: tudo o que você precisa saber

O que é o abcesso dentário?

Cada vez que um dente persistentemente fica lateando e mantém você acordado durante a noite com desconforto, pode ser um fator preocupante quando comparado a uma simples dor de dente que pode ser aliviada com um analgésico comum, como o paracetamol.

Um abscesso dentário é certamente uma contaminação no dente que se espalhou pela ponta da raiz ou através da raiz. Esta infecção vem da câmara interna do dente, conhecida como “câmara pulpar”.

Dentro da câmara pulpar, há vasos e nervos da corrente sanguínea, e juntos forma a polpa dentária, conhecida como o nervo do dente.

Antes da formação do abscesso dentário, seu dente essencialmente perdeu a capacidade de se proteger contra a infecção, e as bactérias podem atacar a câmara pulpar e se multiplicar.

Conforme  as bactérias se multiplicam dentro do canal do dente, a infecção do canal, quando não tratada, geralmente se espalha dentro da câmara pulpar e sai pela raiz do dente até o osso que dá suporte dentário.

→ Abcesso dentário: tudo o que você precisa saber

O abcesso dentário é uma quantidade de pus que inclui células da corrente sanguínea, restos de tecido e leucócitos.

Um abcesso dentário difere de um abscesso gengival por causa da origem da infecção. O abscesso dentário (ou abscesso periapical) vem da polpa no dente e sai do ápice do dente no final da raiz.

Um abscesso gengival (ou abscesso periodontal) começa no bolso da gengiva  próximo à raiz. O tratamento depende de onde a infecção no dente se origina. 

Exatamente o que são riscos com um abscesso dentário?

Normalmente, a má higiene bucal e limpeza bucal aumentam o risco de infecções nos dentes. Ranger ou apertar os dentes (bruxismo), dieta rica em açúcar, outros traumas dentais, juntamente com as informações sobre os trabalhos dentários anteriores podem predispor alguém a abscesso dentário.

SINAIS E SINTOMAS ABCESSO DENTÁRIO

Os primeiros sinais e sintomas do abcesso dentário começam com inchaço e desconforto localizados que se tornam progressivamente piores que alguns dias.

Uma massa dolorida (o abcesso dentário) pode ser sentida com o dedo e sangramento gengival pode ocorrer. Os abscessos periapicais são bastante sensíveis ao frio e ao calor.Além disso, podemos encontrar febre, dor de dente latejante, dificuldade de mastigar, engolir e abrir a boca. 

abcesso dentário

Um dente que anteriormente recebeu um processo de canal de canal também pode desenvolver um abcesso dentário. Isso pode ser freqüentemente devido à limpeza inadequada suficiente de bactérias dentro do dente ou possivelmente uma fratura nas raízes dos dentes.

Qualquer dente pode ter um abscesso, mas os terceiros molares (entendendo os dentes) são particularmente suscetíveis à obtenção de um abscesso verbal, uma vez que são difíceis de manter e podem desenvolver cáries que podem passar despercebidas. Entendendo os dentes são muitas vezes removidos você precisa tipo de complicação.

QUAIS AS CAUSAS DO ABSCESSO DENTÁRIO?

O abcesso dentário, em geral, apresenta as seguintes causas abaixo:

  • Cárie dentária (principal causa);
  • Tratamento de canal do dente que não finalizado (o dente ainda está com o curativo provisório e o paciente não voltou mais ao dentista para concluir o tratamento);
  • Doenças gengivais (periodontite);
  • Infecções formadas durante o nascimento de determinados dentes, como é o caso do nascimento dos dentes sisos, que podem ser acometidos por uma patologia chamada pericoronarite, processo inflamatório e infeccioso na região do dente siso que está nascendo
  • Dentes quebrados por traumas;
  • Dente estragado ou dente podre;
  • Coroas (próteses fixas) mal adaptadas;
  • Restos de raízes de dentes deixados no paciente após uma extração dentária.

TRATAMENTO DO ABSCESSO DENTÁRIO

Como o dentista pode identificar um abscesso dentário?

Através da consulta odontológica, o dentista diagnosticará a presença do abscesso dentário pelos sinais e sintomas existentes. Exames radiográficos podem ser solicitados, caso haja dúvida do dente que originou o abscesso dentário.

Nos dentes adultos, o tratamento do abscesso dentário com a identificação da causa. O tratamento depende do quanto o problema se espalhou.

O caminho de ação do dentista geralmente envolve antibióticos, como penicilina. No consultório, o dente é aberto para se livrar do conteúdo infectado dentro da câmara pulpar.

Conforme necessário, um corte no abscesso dental e a drenagem são realizados em torno do tecido mole para fornecer mais saída de pus e pressão da infecção crescente.

Em certas situações, o problema pode se espalhar rapidamente e exigir atenção imediata. Se o seu dentista não estiver disponível e houver temperatura, inchaço intenso ou inchaço na mandíbula, procure um pronto socorro o mais rápido possível.

Quando a infecção é removida e também o dente pode ser restaurado. O tratamento de canal do dente limpa todo o espaço interno da raiz dentária (câmara pulpar e também dos canais conectados) e veda a área com um material de borracha inerte conhecido como guta-percha.

Limpar e selar o espaço interior protege o seu dente contra outras infecções invasivas. Seu dente pode precisar ser extraído se uma quantidade excessiva de estrutura dentária ou osso que rodeia seu dente cair de cavidades e infecções.

Para os dentes de leite crianças, caso haja a presença de um abscesso  dentário, dificilmente haverá algo que você possa fazer para salvar o dente.

O problema avançou a tal e não há como remover totalmente toda a infecção. O tratamento certo para se livrar do problema pode ser a extração do dente com abscesso, claro, após o tratamento com antibióticos.

Além disso, deixar um dente de leite comprometido poderá prejudicar o dente permanente que irá nascer.

Durante a gravidez, um abscesso dentário requer atenção imediata para minimizar a disseminação da infecção. Qualquer chance de infecção durante a gravidez é um problema porque a infecção pode ser mais grave em mulheres grávidas ou que podem prejudicar o feto. 

Os remédios caseiros naturais são eficazes para ter um dente abscesso?

Geralmente, os remédios caseiros não são recomendados para um dente com abscesso. Remédios caseiros podem ser utilizados para aliviar temporariamente os sintomas, tais como lavagens de água salgada ou de bicarbonato de sódio quente, um saquinho de chá umedecido quente colocado dentro da boca próximo ao abscesso no dente.

No entanto, a infecção continuará a progredir se não for tratada adequadamente. Além disso, evitar o tratamento pode levar a complicações mais sérias. Buscando cuidados e conselhos de um profissional dentário é altamente recomendável o mais rapidamente possível.

Como o dentista trata o abscesso dentário?

Na maior parte, um dente abscesso pode ser tratado por um dentista, seja para limpar uma infecção, realizar o tratamento do canal do dente ou extrair o dente, se necessário. 

Cirurgiões orais e de otorrinolaringologia e médicos otorrinolaringologistas tratam casos mais graves em que a infecção de um dente com abscesso se espalhou para além da área da boca.

Qual é o prognóstico para um abscesso dentário? É fácil de tratar?

O prognóstico depende da extensão da disseminação da infecção. Normalmente, quando a infecção é localizada no dente, o prognóstico é muito bom se o tratamento é realizado assim que sinais e sintomas são identificados. 

Se a infecção afeta grande parte da mandíbula ao redor do dente e fez com que o dente se solte, as chances de salvar o dente diminuem.

É possível prevenir um dente abscesso?

Bons hábitos de higiene bucal e visitas regulares ao dentista podem desempenhar um grande papel na prevenção de um abscesso dentário. 

O tempo também é um grande fator para determinar se um dente pode atingir o ponto de infecção. Quanto mais tempo o dente estiver com um problema, maior a chance de que a infecção ocorra e se espalhe para se tornar um abscesso dentário. 

Uma vez que um dente cariado, fraturado ou sensível é notado, tomar as medidas preventivas para corrigi-lo cedo ajudará a evitar problemas maiores, como um dente com abscesso.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
Dr. Wilson Correia
error: Proibida a cópia sem autorização