açafrão clareia os dentes

→ O açafrão clareia os dentes (MITO OU VERDADE)?

→ O açafrão clareia os dentes (MITO OU VERDADE)?
5 (100%) 196 votes

O açafrão clareia os dentes? É verdade mesmo??

Há algum tempo, Bela Gil disse nas redes sociais que escovava os dentes com a açafrão, também chamado de cúrcuma. Veja abaixo a postagem dela:


alçafrão clareia os dentes


Mesmo após alguns anos, ainda recebo e-mails através do meu site sobre este assunto. Então, comentarei sobre este assunto baseado em estudos científicos. Vamos lá:

O que é o açafrão ou cúrcuma?

O açafrão, também chamado de cúrcuma, açafrão da índia ou açafrão da terra, é uma planta medicinal. A partir da sua raiz, extrai-se o pó, que é utilizado para condimento na culinária.  

O açafrão ou cúrcuma apresenta como características medicinais:

  • Propriedade Antioxidante;
  • Propriedade anti-inflamatória;
  • Propriedade antibacteriana;
  • Propriedade digestivas.

A questão é: de fato, não se pode negar que o açafrão apresenta propriedades medicinais, contudo, não há comprovações científicas sobre o uso do açafrão na Odontologia, principalmente quando se fala que o açafrão clareia os dentes.

Receitas caseiras até podem ser “usadas”, contudo sem deixar de lado os produtos que cientificamente tem sua ação comprovada, como é o caso da pasta de dente e o clareador dental.

Fica complicado para uma pessoa pública falar sobre um determinado assunto que sequer ela tem entendimento. Colocar “minha opinião” não traz embasamento científico que, muitas vezes, dura anos de pesquisas.

Isso termina trazendo MUITO mais malefícios do que benefícios, porque termina fomentando o uso de remédios caseiros ou plantas medicinais em substituição do que já se tem no mercado que REALMENTE funciona.


O açafrão serve para escovar os dentes? 

Produtos naturais até podem ser utilizados, mas NUNCA em substituição aos produtos industrializados que possuem eficácia comprovada cientificamente.

A repercussão foi tão grande que diversos conselhos de odontologia fizeram notas sobre o assunto, repudiando, obviamente. Veja abaixo o esclarecimento do professor de Odontologia da USP, Giuseppe Romito:

“Não existe trabalho científico comprovando que a cúrcuma é ideal para escovar os dentes. Por mais conhecimento que ela tenha sobre culinária, não tem sobre saúde bucal. Fazer uma afirmação dessa sem fundamento cientifico é uma irresponsabilidade”. 

Além disso, a pesquisadora Nanda Costa explicou que as propriedades anti-inflamatórias a antimicrobianas estão relacionadas com a curcumina, que está presente em apenas 3% do açafrão, sendo necessária uma quantidade MUITO maior de curcumina para que o açafrão possuísse todas estas propriedades citadas por Bela Gil, isso sem falar que o nosso organismo tem dificuldades em absorver este componente.


Sobrou até para o Flúor denta… =(

Se não bastasse o fomento ao desuso da pasta de dentes em substituição à cúrcuma, a apresentadora ainda falou mal do flúor dental.


O flúor faz mal?

Qualquer substância usada incorretamente fará mal ao organismo. O percentual de flúor dental que existe nas pastas de dente é numa medida SEGURA. Claro que, se alguém engolir uma pasta de dentes inteira, terminará no hospital.

Inclusive, pela possibilidade de engolir a pasta de dentes, existem cremes dentais sem flúor para ser utilizado em crianças abaixo dos 3 anos.

Contudo, se usado da forma correta, o flúor traz MUITO mais benefícios ao organismo do que malefícios. Pesquisas de DÉCADAS aponta o flúor como o principal responsável pela redução da cárie dentária em todo o mundo.

Além disso, há toda uma regulamentação para que uma determinada droga ou substância possa ser usada, que é feita por diversos órgãos nacionais e internacionais. Muitas vezes a aprovação demora ANOS.


E o flúor nas águas? Faz mal?

A quantidade de flúor colocada no abastecimento público é baseada em diversos fatores, justamente para não causar malefícios. Por exemplo, em locais mais quentes, onde se bebe mais água, a concentração de flúor é menor.


O açafrão clareia os dentes?

Alguns componentes naturais possuem um certo grau de abrasividade que, quando usados na escovação dental, tendem a remover manchas bem superficiais nos dentes, trazendo um tom mais claro aos dentes. Por isso que as pessoas acham que o açafrão clareia os dentes.

Contudo, estes mesmos “truques” naturais também desgastam a superfície dos dentes, deixando-os mais sensíveis.

E é isso que difere os componentes naturais do gel clareador industrializado, que destrói apenas as moléculas de carbono que deixam os dentes escuros, sem afetar a estrutura dental.

Cabe a cada um escolher o que cai usar na hora de escovar os dentes. Há no mercado tantos produtos naturais como produtos industrializados, estes últimos com eficácia comprovada cientificamente. Também há muito lixo encontrado. Então, fique esperto.

E não é nada contra o açafrão. Inclusive indico tratamentos caseiros para combater o mau hálito, como suco de limão e chá de cravo da índia, porém sempre deixando claro que são tratamentos alternativos que devem ser usados ao mesmo tempo com o tratamento principal contra o mau hálito.

Do outro lado, é importante que as pessoas formadoras de opinião se atentem na hora de falar sobre algo cuja formação acadêmica não traz respaldo científico da sua eficácia.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização