aftas na boca

→Aftas na boca – CAUSAS | TRATAMENTO | REMÉDIOS CASEIROS

→Aftas na boca – CAUSAS | TRATAMENTO | REMÉDIOS CASEIROS
5 (100%) 195 votes

As lesões bucais são sinais e sintomas clínicos que acometem, como o nome já diz, a cavidade oral. Pode se caracterizar por diversas maneiras como manchas, bolhas, feridas ou úlceras, etc. Muitas são as lesões bucais que apresentam relevância clínica, pois podem indicar que o problema não está localizado na cavidade oral. Vamos dividir em partes. Na parte I, vamos falar de um problema que incomoda bastante: as aftas na boca.

AFTA NA BOCA CAUSAS

As aftas na boca estão compreendidas nos grupos de lesões bucais. São feridas benignas localizadas nos tecidos orais moles (língua, bochechas, céu da boca, lábios, etc.). Podem aparecer em um único lugar ou em vários locais.

Na totalidade dos casos, as aftas na boca provocam sensações muito incômodas e, dependendo do local, podem causar mais incômodo do que o habitual. Um exemplo disso é quando o cliente usa aparelho dentário e apresenta uma afta na mucosa próxima ao bracket.

→Aftas na boca - CAUSAS | TRATAMENTO | REMÉDIOS CASEIROS

Não existe idade definida para a ocorrência da afta na boca. Qualquer indivíduo está sujeito a ter este problema. Todos os indivíduos apresentaram este quadro em vários momentos da vida.

A dor originada da afta na boca é decorrente da exposição do tecido conjuntivo, altamente inervado.

Não se sabe ao certo a causa das aftas na boca, entretanto, de acordo com estudos, a causa da afta é decorrente de uma queda no sistema imunológico, embora outras causas, como trauma químico  ou mecânico ou outras situações causadoras possam ser encontradas.

Por este motivo, a afta na boca considerada livre de microorganismos causadores, não apresentando sinais de infecção, como a secreção purulenta.

AFTA NA BOCA CAUSAS

Muitos estudos apontam para diversas causas para a afta. Há quem diga que a queda na imunidade contribua para o aparecimento das aftas na boca; outros colocam que o aumento da acidez provoca danos aos tecidos orais, expondo o tecido conjuntivo; há ainda aqueles que defendem a predisposição genética para o surgimento da afta.

aftas na boca

Muitas são as possíveis causas do aparecimento das aftas na boca. Vamos analisar por todas as partes, visto que vão se encaixar em todos os leitores deste post.

De acordo com o que foi herdado das crenças populares e dos nossos sábios avós, a ingestão de alimentos ácidos, como frutas cítricas, pode contribuir para o aparecimento das aftas na boca.

Ainda sobre acidez, indivíduos que apresentam refluxo gastroesofágico podem apresentar lesões devido ao teor ácido do líquido oriundo do movimento esofágico, promovendo a formação das aftas.

Deixo claro aqui que esta condição não é preponderante para a formação, isto é, nem todo o indivíduo que apresenta refluxo terá uma afta na língua ou na mucosa oral como “presente”.

Estudos recentes também associam o aparecimento de aftas na boca à queda do sistema imunológico, que tem dificuldade de promover a cicatrização naquela área, não impedindo assim o desenvolvimento das aftas.

A deficiência de vitaminas B e C contribuem também para a formação das aftas na boca.

Traumas químicos ou mecânicos são responsáveis diretos pelas aftas na boca. Um exemplo interessante e prático disso é um cliente que faz uso de aparelho dentário que, no início, a mucosa vai se adaptando ao corpo estranho.

Perceba na foto abaixo que existe uma afta na bochecha que foi causada pelo anel do aparelho dentário

aftas tratamento ortodôntico

É bastante comum estes clientes relatarem aparecimentos de aftas na boca. Mordidas acidentais ou traumas nas mucosas orais também podem contribuir para a formação de afta na língua como afta nos lábios.

O Stress também se caracteriza responsável pelas aftas na boca, além de inúmeras doenças, pela influência no sistema imunológico. A menstruação também pode influenciar tal formação de lesões.

Reações alérgicas a medicamentos e a determinados materiais utilizados na cavidade oral, como próteses dentárias, podem causar esta lesão. Em se tratando de medicações, as aftas podem ser efeitos colaterais dessas.

Vale lembrar que doenças auto-imunes, como o Lúpus, podem ter repercussões na cavidade oral, até mesmo na forma de aftas. Uma anamnese bem realizada pode ser mister para a identificação da causa da lesão aftosa.

AFTA NA BOCA FATORES DE RISCO

  • Higiene bucal ruim;
  • Beber muito refrigerantes (aumentam a acidez);
  • Morder e mastigar objetos (lápis, tampa de caneta, borrachas, etc.);
  • Condimentos em excesso na comida;
  • Câncer;
  • Boca seca;
  • Tabagismo;
  • Deficiência de nutrientes como ácido fólico, vitamina B12  e ferro;
  • Problemas gastrointestinais.

AFTA NA BOCA CAUSAS

As aftas apresentam-se como lesões com o centro esbranquiçado, envolvida por um halo vermelho, com uma tonalidade mais forte que os demais tecidos moles da cavidade oral.

O tamanho é muito variável, variando entre 2 a 10 mm, porém, as aftas maiores podem ultrapassar de 10mm.

afta no lábio

Durante o período inicial, as aftas na boca costumam causar bastante incômodo, podendo haver presença de mal estar aparecimento de linfonodos nas regiões adjacentes e febre relativamente baixa.

Nesse ponto, é importante procurar um Dentista, para que se possa fazer o diagnóstico diferencial com outras patologias. Inúmeras patologias ou condições clínicas se manifestam na forma de lesões ulceradas na cavidade oral:

  • Doença do refluxo gastroesofágico;
  • Doença de Crohn;
  • Lupus (aftas geralmente indolores);
  • Herpes bucal;
  • Neutropenia (diminuição dos neutrófilos);
  • HIV e Sífilis;
  • Outras.

AFTA NA BOCA SINAIS E SINTOMAS

Em geral, as aftas na boca apresentam os sinais e sintomas abaixo:

  • Dor;
  • Queimação no loca;
  • Coceira;
  • Vermelhidão.

AFTA NA BOCA PEGA? É TRANSMITIDA PARA OUTRA PESSOA?

Como muitas pessoas pensam, as aftas na boca não são transmissíveis e não existem estudos que correlacionam com o mau hálito.

É importante o diagnóstico diferencial da afta com outras doenças que teriam como repercussão clínica as aftas, como citadas acima. Porém, se a lesão apresentar as características mencionadas no início do tópico, com grande chance será uma afta na boca.

Procure sempre um profissional Dentista caso o problema persista por tempo prolongado, aparecimento de febre intensa e sinais de infecção na área (pus), pois podemos não estar lidando com uma simples afta.

AFTA NA LÍNGUA É ALGO MAIS SÉRIO?

A afta na língua, na realidade, não é mais perigosa do que qualquer outra afta na boca. A afta na língua aparece com mais frequência em traumas, como morder a língua durante a alimentação.

Outra situação que pode causar afta na língua é o aparelho dentário, principalmente quando há algum dispositivo no lado de dentro da boca, como mostra a foto abaixo.

aparelho dentário aftas na língua

ENTÃO, A AFTA NA BOCA PODE APARECER EM OUTROS LUGARES?

As aftas na boca podem aparecer em diversos lugares, como por exemplo:

  • Lábios (superiores e inferiores);
  • Língua;
  • Palato (céu da boca);
  • Interior das bochechas;
  • Garganta.

Quer saber mais sobre o mau hálito? Clique aqui para saber mais!

TRATAMENTO PARA AFTA NA BOCA 

Por si só, a afta na boca regride e a mucosa volta ao normal, em um período variando entre 7 e 14 dias, podendo de estender por mais alguns dias.

Contudo, lesões que se estendem por um período de tempo bem maior devem ser analisadas para identificar o real motivo da continuidade do processo.

REMÉDIO PARA AFTA NA BOCA – POMADA PARA AFTA NA BOCA

Não há atualmente um tratamento específico para as aftas. Hoje no mercado, há medicações que tem como objetivo acelerarem a cicatrização ou diminuir o desconforto. 

No último caso, estas medicações são compostas por anestésicos locais que diminuem consideravelmente o desconforto.

Medicamentos como Omcilon – A (uso odontológico) e Aphthasol apresentam em sua composição corticóides que atuam no processo de reparação da ferida, bem como diminuem o desconforto.

Estas medicações, chamadas popularmente como pomadas para afta, Ocorre a formação de uma camada que recobre a afta na boca, separando-a do contato externo.

O que ocorre é que, dependendo do local, a medicação fica menos eficiente em decorrência do fluxo salivar ou da movimentação da área, como por exemplo, uma afta na língua.

Pode-se também fazer uso de bochechos de corticóides. Vale salientar que todas estas medicações devem ser prescritas por DENTISTAS. Portanto, não use medicações por contra própria.

REMÉDIO CASEIRO PARA AFTA NA BOCA 

Inúmeros tratamentos caseiros são encontrados e relatados por muitas pessoas. Por exemplo, o uso de bicarbonato de sódio em cima da lesão, de preferência diluído, queima as terminações nervosas da afta, aliviando a dor.

Contudo, deve-se ter cuidado pois o bicarbonato pode queimar também tecidos sadios, piorando o caso.

Produtos naturais como o própolis, a babosa, o cravo da índia, dentre outras, são utilizadas para a diminuição do desconforto e aceleração da cura da lesão, devido o seu potencial de cicatrização.

Veja abaixo algumas dicas de remédio caseiro para a afta na boca:

  • Colocar um pouco de colher de leite de magnésia;
  • Passar mel na afta levemente (usar uma pelota de algodão);
  • Cravo-da-índia:este alimento possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Faça um chá de cravo da índia e coloque um pouco em cima da afta;
  • Colocar gelo na afta tende a diminuir a dor. Coloque gelo na região de 3x a 5x por dia;
  • Óleos essenciais de rosa: coloque uma gota em um copo de água e faça leves bochechos ou coloque um pouco do óleo na afta;
  • Chá preto;
  • Barbatimão.

A laserterapia (uso de laser) constitui-se um importante artifício para o tratamento da afta, por apresentar potencial antiinflamatório e analgésico, contudo, por se tratar de um aparelho muito dispendioso e um custo de tratamento oneroso, não é comumente utilizado na Odontologia.

No caso de clientes que apresentam frequentemente aftas decorrentes do trauma com o aparelho ortodôntico, há matérias que podem ser utilizados, como a massa ortodôntica, que tem o intuito de cobrir a superfície cortante do bráquete, aliviando bastante a dor no local pela ausência de contato

DIAGNÓSTICO DA AFTA NA BOCA

Uma consulta odontológica bem realizada é fundamental para se identificar a causa e recorrência das aftas na boca.

Identificar os hábitos bucais dos clientes, sua dieta, possíveis hábitos que poderiam influenciar (tabagismo), são fundamentais para o correto diagnóstico e “tratamento” da lesão.

AFTA NA BOCA COMO PREVENIR

Partindo do pressuposto que não há causas definidas, na teoria também não haveria como prevenir. Mas algumas medidas costumam ajudar como:

  • Evitar alimentos muito ácidos;
  • Mastigar lentamente os alimentos para evitar traumas nas mucosas;
  • Caso seja usuário de aparelho ortodôntico, utilize as borrachas protetoras sempre que começar a incomodar;
  • Caso seja portador de alguma doença auto imune, procurar o profissional competente para o correto tratamento;
  • Caso seja um problema recidivante, procurar o Dentista para tentar identificar a possível “causa”.

Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização