→  Meu aparelho fixo quebrou. O que fazer?

→ Meu aparelho fixo quebrou. O que fazer?

É bem provável que 100% dos casos dos pacientes que usam aparelho fixo ortodôntico terão esta queixa.O aparelho ortodôntico fixo, também chamado de aparelho dentário fixo ou aparelho fixo, apresenta dispositivos qque de ffato podem ferir a boca do paciente.

Antes de começar a dizer o que fazer quando o aparelho fixo estiver machucando, vamos entender as partes do aparelho que podem machucar.

O aparelho fixo é composto por:

Bráquetes ortodônticos ou bracketes ortodônticos: são pequenas peças metálicas que literalmente são coladas em cada dente (foto abaixo).

aparelho fixo quebrado braquete

Para cada dente, há um bráquete específico, tanto na forma quanto na angulação que há nele, permitindo que o dente seja posicionado na forna correta.

Os bráquetes (a famosa pecinha do aparelho fixo) são colados com resina e uso do LED (foto abaixo).aparelho fixo quebrado luz azul

Ainda é possível também colar o aparelho fixo com resina quimicamente ativada (que endurece sem a luz azul do dentista), mas este tipo de material praticamente não se usa mais.

Alguns bráquetes ortodônticos apresentam pequenas hastes chamadas de ganchos ortodônticos (seta amarela na foto abaixo), como é o caso dos bráquetes colados nos caninos e nos pré molares.

aparelho fixo quebrado gancho do bráquete

 

Estes ganchos fazem parte das principais queixas dos pacientes, principalmente naqueles pacientes que acabaram de colocar o aparelho fixo.

Os ganchos serão utilizados quando o dentista precisa fazer alguma movimentação dos dentes usando elásticos, como mostra a foto abaixo.

aparelho fixo quebrado gancho do bráquete 2

O bráquete do aparelho fixo descolou e está machucando. O que devo fazer?

Os bráquetes do aparelho fixo só descolam em.duas situações:

  • O paciente fez algum esforço mastigatório forte, como mastigar algo muito duro (rapadura, pirulito, carne mal passada, etc.) ou até mesmo roer algo, como uma caneta;
  • Falha na colagem do aparelho fixo por parte do dentista: situação muito menos comum, ainda mais porque o bráquete, quando mal colado, tenderá a descolar na hora que o dentista colocar a borrachinha do aparelho dentário.

Em ambos os casos, existe a chance do bráquete machucar a boca do paciente, principalmente se ele ficar rodando no fio do aparelho dentário.

Quando isso ocorrer, volte imediatamente ao dentista, para que ele, pelo menos, remova o.bráquete que descolou, evitando assim que machucados e feridas sejam formadas.

Em hipótese alguma tente tirar o bráquete quebrado. Primeiro porque o dentista é o único habilitado para isso. Segundo porque o dentista possui os instrumentos necessários e esterilizados para fazer isso rapidamente.

Já vi casos de pacientes que foram remover o bráquete quebrado e cortaram a boca. Como a agulha usada não estava esterilizada, é possível que haja o desenvolvimento de uma infecção.

Bandas ortodônticas: conhecidas também como anel ortodôntico ou anel do aparelho fixo, as bandas do aparelho também estão entre as principais queixas dos pacientes.

Na maior parte dos casos, a etapa de colocação do anel do aparelho fixo que, de fato, mais incomoda é a colocação dos elásticos separadores (tiras azuis na foto abaixo).

aparelho fixo quebrado anel do aparelho fixo elástico separador

Os elásticos separadores são colocados entre os dentes que receberão os anéis do aparelho, e o paciente passa de um a dois dias com os elásticos, cuja do tende a diminuir à medida que haja a separação dos dentes

anel do aparelho dentário

Ao contrário do que muitos pacientes pensam, após a fase dos elásticos separadores, a colocação do anel do aparelho é praticamente indolor. O anel do aparelho será colado no dente com o uso de resinas ou cimentos odontológicos.

Porém, há alguns casos nos quais o anel do aparelho poderá se soltar, entrando na gengiva, o que provocará desde um sangramento e pequena inflamação até a formação de um abscesso no local.

Além disso, se o anel do aparelho fixo estiver solto, restos de alimentos entrarão e ficarão retidos entre a banda do aparelho e o dente, podendo causar desde o mau hálito até a formação de cárie dentária.

Caso perceba que o anel do aparelho está solto, machucando ou está se formando alguma bolha na gengiva perto dele, procure imediatamente o dentista. Nunca tente tirar o tubo em casa.

Tubos do aparelho fixo

Em substituição ao anel do aparelho fixo, o dentista poderá usar tubos ortodônticos (foto abaixo).

aparelho fixo quebrado tubo

Estes tubos, além da possibilidade de descolar do dente, também apresentam ganchos ortodônticos, que podem machucar a boca do paciente.

Da mesma forma que os bráquetes ortodôntico, caso o tubo descole, procure o dentista o mais breve possível, ainda mais porque os tubos são colados nos dentes molares, onde ocorre a mastigação dos alimentos.

Se o tubo estiver solto, ele poderá ser machucar a gengiva ou bochecha na hora da mastigação.

Fio ortodôntico (fio do aparelho dentário) 

Para que os dentes sejam movimentados, é necessário que o dentista coloque nos bráquetes os fios ortodônticos, que são os fios do aparelho fixo presos através das borrachas coloridas.

aparelho fixo quebrado fio do aparelho

Há situações nas quais os fios podem ficar machucando a boca do paciente, principalmente na região do anel do aparelho fixo. Ou então o fio pode soltar durante a mastigação. Isso pode ocorrer principalmente no início do tratamento ortodôntico, porque os fios são bem finos e flexíveis.

Quando isso ocorre, é MUITO comum o paciente tentar cortar o fio do aparelho com um alicate ou até mesmo uma tesoura.

Nenhum deles é recomendado porque, além do fato de poder estragar o material, já que ele não é voltado para cortar fios de aparelho fixo, existe a possibilidade de se quebrar o bráquete ou até mesmo de se machucar.

Outro aspecto importante é quando ocorre quebra do bráquete ou do tubo no final do aparelho dentário. O fio do aparelho ficará literalmente furando a boca do paciente. Neste caso, procure imediatamente o dentista.

Amarrilhos ortodônticos 

Os amarrilhos ortodônticos são pequenos fios colocados em alguns bráquetes específicos. Isso ocorre quando se quer fazer um pouco mais de força em um determinado dente, como mostra a foto abaixo. 

aparelho fixo quebrado amarrilho

O que ocorre é que estes fios são muito pequenos e finos, e existe a possibilidade que eles se partam durante a mastigação ou até mesmo a escovação dentária. E isso tende a machucar bastante o paciente.

Da mesma forma que os fios do aparelho ortodônticos, os amarrilhos partidos deverão ser removidos pelo dentista.

Meu aparelho fixo quebrou? O que fazer? Qual remédio usar? 

Caso a incômodo do aparelho dentário seja causado por um dos motivos acima, é importante não tentar mexer no aparelho em casa e ir ao dentista o mais breve possível.

Se, por ventura, os bráquetes machucaram a bochecha ou lábios, há remédios que podem ser usados, como o Omcilon, que forma uma película protetora no local que está ferido, favorecendo a cicatrização. Porém, consulte o dentista antes de fazer uso desta medicação.

Além disso, o dentista pode ceder ao paciente ceras ortodônticas (foto abaixo), conhecidas como ceras do aparelho dentário ou massinhas para o aparelho, que nada mais são do que ceras que deverão ser colocadas no bráquete que está em cima da ferida.

cera ortodôntica massa para aparelho fixo

Desta forma, o bráquete coberto pela cera com a forma mais suave, facilitando assim a cicatrização da ferida. Apenas usar remédios ajuda, mas de nada adianta de o bráquete (que possui áreas pontiagudas) ficar magoando a ferida.

Veja como usar a cera ortodôntica

  • Identifique a região que está machucada;
  • Veja qual bráquete do aparelho dentário está em cima da ferida ou se prende na ferida quando você fala;
  • Pegue um pequeno pedaço da massa para o aparelho fixo. Em geral, recomenda-se o tamanho de uma ervilha ou que seja suficiente para cobrir todo o bráquete;
  • Cubra todo o bráquete que está machucando a mucosa da boca e confira se está bem preso (foto abaixo);

cera ortodôntica massa para aparelho fixo 2

  • Quando for escovar os dentes ou comer, remova a cera e depois coloque de volta. Se for possível se alimentar com a cera no bráquete, ótimo. Se não for, retire-a.
  • Caso a cera ortodôntica caia, basta colocar novamente.

Posso colar o bráquete do aparelho fixo em casa?

Não! Como mencionei, existem materiais específicos para a colagem dos bráquetes do aparelho ortodôntico nos dentes. Nem vá pensar em pegar superbond e colar os bráquetes.

Primeiro porque o bráquete poderá simplesmente cair e até te machucar mais. Segundo porque você pode colar o bráquete numa posição errada, o que vai literalmente deixar te dente torto.

Jogo fora o bracket quebrado ou guardo e devolvo ao dentista?

Por via das dúvidas, guarde de leve ao dentista. Ele poderá usar instrumentos que permitam reaproveitar o bráquete, principalmente se for de aparelho dentário transparente ou autoligado.

E se eu não puder ir ao dentista naquele momento e estiver com o aparelho quebrado. Vou ficar com dor?

As ceras ortodônticas podem ser encontradas em algumas farmácias ou até mesmo em dentais (lojas que vendem materiais para dentistas). 

Contudo, mesmo assim, caso ainda não haja possibilidade de ir comprar, o paciente poderá colocar uma pelota de algodão ou um pedaço de gaze para evitar o contato do bráquete com a ferida na boca.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização