bolinha de pus na gengiva

→ Apareceu uma bolinha de pus na gengiva. Irei perder meu dente?

Ocasionalmente, um cliente menciona que apareceu uma bolinha de pus na gengiva. Alguns chegam muito assustados. Outros protelam o problema pois, na maior parte dos casos, a bolinha na gengiva não causa dor.

Na verdade, maioria dos casos, esta bolinha de pus na gengiva que se encontra no “pé do dente” é um abscesso dentário com a formação de uma fístula (canal de comunicação).

Este tipo de abscesso dentário apresenta como características ter ausência de dor (na maioria dos casos) e por se romper (estourar) e coloca para fora sangue ou pus.


Qual a causa desta bolinha de pus na gengiva (abscesso dentário)?

Na maioria dos casos, o surgimento deste abscesso dentário crônico acontece porque existe algum comprometimento do canal do dente que, de forma geral, se dá pelo aparecimento da cárie dentária, como mostra a foto abaixo:

bolinha na gengiva abscesso dentário

Veja que a cárie dentária avançou pelo esmalte dentário e alcançou a polpa dentária (nervo do dente), o que pode ocasionar desde uma dor aguda até uma infecção no canal, podendo provocar o o desenvolvimento da bolinha de pus na gengiva.

 

Outra situação que poderá acontecer é quando há algum problema na gengiva do paciente, podendo causar o desenvolvimento do abscesso dentário.

Vale lembrar que esta bolinha de pus na gengiva pode aparecer tanto em dente de leite quanto nos dentes permanentes.

Esta bolinha de pus na gengiva que aparece nada mais é do que o organismo tentando eliminar coma infecção no dente.

O que ocorre é que quando surge esta bolinha na gengiva, já existe uma destruição óssea que segura o dente.


É possível tratar este tipo de abscesso dental?

Identificada a causa (canal do dente ou gengiva), é possível iniciar o tratamento que, na maioria das vezes, consistirá na realização do tratamento de canal no dente envolvido.

A partir do tratamento e desinfecção do canal, a bolha na gengiva tenderá a sumir e o osso destruído naquela região será formado novamente pelo organismo. Se a causa for na gengiva, faz-se uma raspagem na raiz do dente.


A bolinha de pus na gengiva poderá surgir mais uma vez?

Sim, mas é muito pouco provável. Quando lidamos com humanos, tudo pode acontecer. Se a infecção ainda persistir, o dentista fará uso de outras alternativas de tratamento odontológico.


Posso estourar a bolinha de pus na gengiva?

Naturalmente esta bolinha tende a estourar sozinha. Em hipótese alguma tente estourar em casa, pois esta bolinha de pus na gengiva é um abscesso dentário crônico que pode causar problemas bem mais graves, principalmente quando se usa material inapropriado para este fim.


Gostou da postagem? Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização