borrachas de aparelho dentário 2

→ Compre borrachas de aparelho dentário e encomende sua prótese dentária

Recentemente, um paciente de um amigo meu foi perguntar a ele onde comprar borrachas de aparelho dentário. De uma maneira singela, ele disse que a compra era realizada pelo dentista e que não era adequado o paciente comprar as borrachas de aparelho dentário.

O fato é que infelizmente é possível comprar borrachas de aparelho dentário. Isso faz com que haja um uso abusivo deste material que pode parecer inofensivo, mas pode acabar com o sorriso, levando até a necessidade de extrair os dentes.

É muito comum o paciente chegar no meu consultório pedindo para colocar o elástico em corrente (foto abaixo), achando que tem o mesmo efeito da borracha comum. Vamos lá entender:

Resultado de imagem para elastico em corrente

As borrachas de aparelho dentário tem por objetivo conectar o fio do aparelho ortodôntico ao aparelho dentário (foto abaixo). Elas não são colocadas apenas para deixar mais bonito o aparelho ortodôntico.

borrachas de aparelho dentário

Quando as borrachas são colocadas, os fios do aparelho dentário começam a fazer efeito, iniciando a movimentação dos dentes. O risco de se trocar/colocar borrachas de aparelho dentário pode comprometer a ação dos fios ortodônticos, tornando o tratamento mais lento.

Além disso, para se remover as borrachas do aparelho dentário, o dentista faz uso de materiais esterilizados. O uso de qualquer instrumento para se remover as borrachas pode fazer com que a pessoa de machuque, podendo inclusive desenvolver uma infecção na boca.

Há diversas borrachas de aparelho dentário. Logo, elas possuem funções diferentes, variando de caso para caso.

Como mencionei acima, de vez em quando um paciente vem me pedir para colocar o elástico em corrente, por considerar mais bonito.

O elástico em corrente geralmente é utilizado para aproximar os dentes, fechando os espaços que há nos arcos dentários. Quando feito por um dentista, este elástico age da maneira correta. Contudo, quando é feito por um leigo, ocorre o resultado da foto abaixo:

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Além do caso acima não apresentar aparentemente indicação do uso, percebe-se que o “aparelho dentário” não apresenta o fio ortodôntico para guiar os dentes. Logo, eles provavelmente ficariam bem tortos.

Outro aspecto importante é que o elástico foi utilizado em uma dentição doente, que fez com que o dente literalmente pulasse do osso.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Em outras palavras: não vá fazer o que é função de outro profissional, no caso, o dentista. Há diversas indicações para o usos das borrachas de aparelho dentário. Se não vai ao dentista há muito tempo, volte lá e discuta com ele a continuidade do tratamento.

Se a questão for financeira, negocie com ele uma forma de negociação para continuar ou até mesmo interromper o tratamento até que a situação financeira melhore. Não ponha sua saúde bucal em risco por alguns trocados.

Lembre que sua economia e “beleza” no sorriso de hoje pode custar seus dentes amanhã.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
Dr. Wilson Correia
error: Proibida a cópia sem autorização