cárie no dente quebrado

→ Cárie dentária: como tratar e prevenir?

Muitas pessoas entendem o risco da cárie, ou cárie dentária ou o famoso dente furado. Porém,  o  problema é muito um pouco pior do que se imagina. Para se ter uma ideia, um em cada  cinco americanos têm cáries não tratadas nos dentes.

Apesar disso, muitas pessoas não procuram resolver o problema de forma rápida, e isso pode fazer com que sintam dor de dente.

Há muitas maneiras de evitar o desenvolvimento da cárie no dente e, além de ter uma resposta rápida e efetiva, você pode impedir que a cárie existente cause mais danos, como o tratamento de canal do dente.

Sabendo como as cáries dentárias surgem, pode-se fazer mudanças na dieta e ter uma mente aberta sobre os tratamentos.

Como se forma a cárie no dente?

Há boas razões para que os dentistas aconselhem os pacientes a manter distância de alimentos muito açucarados. A cárie dentária é formada quando bactérias dentro de sua boca se alimentam com açúcares refinados e carboidratos fermentáveis, como os presentes em refrigerantes e doces.

Esta fusão de açúcares e bactérias promove a produção de acidez. Esta acidez promove a desmineralização ou a perda de cálcio e fosfato no interior do esmalte dos dentes. As cáries no dente se formarão através do esmalte enfraquecido e da dentina descoberta.

A cárie dentária também ocorrem quando a raiz do dente está descoberta devido à recessão gengival, ou então você tem xerostomia (diminuição do fluxo de saliva), uma condição faz com que haja redução da função neutralizadora da acidez por parte da saliva, que protege os dentes de um indivíduo.

Tratamento da cárie no dente

Dentes com cárie podem ser recuperados com o tratamento restaurador (obturação dentária) realizado em seu consultório odontológico.

Lesões no dente de cor branca e fosca,  por exemplo, podem ser cáries iniciantes, que podem ser tratadas por meio de remineralização  pelo flúor.  Você pode ajudar a aumentar a resistência contra cáries utilizando creme dental com flúor e tratamentos com fluoreto administrados pelo consultório dentário. 

O tratamento da cárie dentária, na maior parte dos casos, consiste numa obturação no dente, que poderá ser feito com amálgama (platina) ou resina (obturação da cor do dente). Porém, uma vez que a cárie se espalhou para a polpa ou nervo do dente, talvez seja necessário o tratamento de canal. 

O dentista saberá qual o grau de comprometimento do nervo do dente  a partir da o exame clínico e radiográfico  , para saber se  o nervo do dente está moderadamente ou seriamente infectado ou inflamado.

Dentes cariados também podem ser extraídos, contudo, isso ocorre quando há uma destruição grande do dente (o famoso dente podre).

Como prevenir a cárie dentária?

A acidez existe dentro de sua boca como um subproduto de bactérias que comem açúcar e amidos que duram quase todo o tempo. 

A prevenção de cáries também envolve muitos alimentos ricos em cálcio e suplementos. Melhore a sua higiene oral, que consiste no uso da  escova de dentes e do dental regularmente.

A água da sua cidade é fluoretada? Saiba que esta é uma excelente maneira de combater a cárie em grandes proporções na população.

O dentista pode colocar selantes em seus pré-molares e molares para se proteger da acidez e das bactérias causadoras de cáries. Os selantes são pequenas películas líquidas que, após endurecidas, selam as fissuras dos dentes, impedindo assim que se forme cárie naquele local.

No entanto, você ainda precisa visitar seu dentista a cada seis dias para limpezas check ups, além de certificar-se de não há problemas e, se houver, serão tratados precocemente.

Seu dentista também pode fazer radiografias para identificar e confirmar alguma suspeita de cárie, principalmente abaixo das restaurações e entre os dentes.

A maneira mais simples que você pode ajudar a evitar cáries nos dentes deve ser saber como elas são formadas e, obviamente, fazer a sua parte e ter uma excelente higiene bucal.

A prevenção é, certamente, mais simples do que o tratamento odontológico, de modo que construir o sucesso com mudanças dietéticas efetivas e adotar hábitos saudáveis ​​de limpeza dental é o melhor negócio!


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização