Clareamento dental

Clareamento dental: tudo o que você precisa saber

Clareamento dental: tudo o que você precisa saber
5 (100%) 188 votes

O clareamento dental, como o nome já diz, tem como objetivo promover modificações na tonalidade de cor dos elementos dentários, a fim de se alcançar um resultado esteticamente favorável. Mas que motivos levam uma pessoa a procurar tal procedimento odontológico? Vou colocar as dúvidas mais frequentes e respondê-las com base na experiência clínica e na literatura.

O sorriso, literalmente, é nosso cartão de visita. Nos dias atuais, dentes alinhados e brancos estabelecem o padrão esteticamente aceitável. Este padrão reflete na forma que as pessoas o(a) enxergam.

Partindo deste pressuposto, a Odontologia desenvolve técnicas cada vez mais avançadas e modernas, a partir de estudos e pesquisas, para atingir estes objetivos estéticos, a fim de se alcançar o esperado sorriso esteticamente aceitável. Nestes itens, se enquadra o clareamento dental.

Mas por que os dentes sofrem alteração na coloração?

As alterações de cor dentária são decorrentes de fatores intrínsecos e extrínsecos. De maneira geral, os fatores extrínsecos são manchas superficiais nos dentes, decorrente do consumo exagerado de substâncias ou alimentos que apresentem, em sua composição, corantes.

Pelo fato destas manchas serem frequentemente superficiais, podem ser removidas facilmente através de técnicas simples, realizadas no consultório dentário. Essas manchas não são motivo de grande preocupação para o dentista, pois são de fácil remoção através de uma profilaxia (limpeza dental profissional).


Todavia, em alguns casos, a modificação da cor dentária pode decorrer de outros fatores, como pode exemplo, restaurações defeituosas de resina composta (popularmente conhecida como “restauração branca”).

Levando-se em conta que o clareamento dental não altera a cor dos materiais restauradores , muitas vezes o dentista faz uso de técnicas, a fim de alcançar um resultado favorável, que vai desde um simples polimento dental à substituição da restauração defeituosa.

Os fatores intrínsecas são decorrentes de pigmentos que foram, de alguma maneira, incorporados na intimidade da estrutura dental. São, geralmente profundas e necessitam do tratamento mais específico para a sua remoção.

Algumas medicações, como tetraciclina, provocam alterações de cor quando utilizadas durante a formação dos dentes. No caso desta medicação, o complexo tetraciclina-ortofosfato de cálcio, após sofrer oxidação, pode promover a formação de uma cor marron-acastanhada nos dentes.

A clorexidina, quando utilizada de maneira errônea, pode provocar alterações na cor dos dentes. Deve-se levar em conta que nossos dentes também passam pelo processo natural de envelhecimento do corpo, estando susceptíveis a mudanças na coloração.

Como se dá o processo do clareamento dental?

Basicamente pela liberação de oxigênio (O2). Como o O2 liberado tem baixo peso molecular, ele penetra na intimidade dentária e quebra as moléculas de carbono do pigmento responsável pela alteração de cor

Embora se torne costumeiro utilizar Luzes(LEDS) para acelerar este processo, existem estudos recentes que mostram que a aceleração desta reação pela aplicação do LED não é tão significativa, do ponto de vista do resultado clínico. Ou seja, se colocar uma vela ou deixar no escuro não fará diferença.

Que tipo de clareamento dental é o mais indicado?

Cada caso é um caso. Pode-se optar pela técnica do clareamento em consultório (imediato, onde os resultados já são alcançados na 1ª sessão), clareamento supervisionado (ou mediato, onde os resultados são alcançados em um período de 14  a 21 dias) e a combinação dos dois métodos.

O clareamento supervisionado, também conhecido como clareamento dental caseiro, consiste no uso de uma moldeira individual, obtida a partir de um modelo das arcadas dentárias do cliente (foto à direita). Durante um período de 14 dias, o paciente usará a moldeira com o gel clareador, de acordo com as instruções repassadas pelo Dentista. Há necessidade de supervisão por parte do Dentista, no intervalo de uma semana.

clareamento dental
O que pode ser negociado com o cliente é o uso de uma moldeira de cada vez, e não o uso simultâneo das duas moldeiras, pois o cliente ganhará um precioso parâmetro, uma vez que, por volta de 5 dias, os resultados já são bem visíveis, e caso tenho sido optado clarear uma arcada por vez, a diferença poderá ser notada pelo cliente facilmente!

O clareamento em consultório (imediato), como o nome já diz, é realizado no consultório dentário. Devido ao potencial de agressividade que o gel clareador possui, uma barreira é colocada na gengiva para evitar danos a mesma! Colocada a barreira e realizados todos os procedimentos prévios, o clareamento em consultório é iniciado.

clareamento dental2
Há necessidade de uma avaliação prévia do paciente, a partir de anamnese, onde serão feitos questionamentos que incluem aspectos relacionados com histórias de traumatismo (recente ou passada), uso de medicações durante a formação dentária, hábitos de fazer uso de alimentos corantes, tabagismo, tratamento clareador passado, dentre outros aspectos.

Devo salientar também a necessidade de tratamento prévio de qualquer má condição dentária existente(gengivite, restaurações, extrações, etc.).

Há ainda os casos em que o clareamento é realizado de dentro para fora, sendo este denominado clareamento interno, onde somente os dentes que apresentas alteração de cor são clareados.

Um acesso é realizado no dente em questão e um agente clareador é introduzido no dente. Deve-se ressaltar que este dente necessariamente tem que ser tratado endodonticamente (canal preparado) para que este tipo de clareamento seja realizado.
Resultado de imagem para internal Bleaching

Como saber se preciso fazer um clareamento dental?

Isso dependerá exclusivamente de você. Se sua condição dentária provoca uma insatisfação pessoal, parta para o tratamento adequado, viabilizando e recuperando, assim, sua satisfação.

Lembre-se sempre que o seu sorriso é seu cartão de visita. Costumo perguntar ao cliente, sempre que vejo algo que pode causar uma insatisfação pessoal, se aquilo o incomoda. Criar no cliente uma expectativa e depois não alcançá-la é algo complicado.

Através da avaliação odontológica, pode-se identificar a cor inicial dos dentes e discutir a possibilidade de conseguir obtter

O clareamento dental apresenta um resultado definitivo?

Não. O tempo que o resultado permanecerá depende muito dos hábitos do cliente. Caso ele seja um fumante crônico, o resultado do clareamento, obviamente, durará menos tempo. E também o resultado varia de uma técnica para a outra.

Hoje, sabe-se que o clareamento dental caseiro apresenta a melhor estabilidade, em se tratando da cor. É importante ressaltar que o dentes não voltam a escurecer como antes.

Clareamento dental dói?

É outra dúvida bastante comum. Durante o tratamento, o cliente pode relatar alguma sensibilidade, que cessa alguns dias após o tratamento de clareamento dental.

Clareamento dental deixa os dentes sensíveis ou enfraquece os dentes?

Há um aumento da sensibilidade no decorrer do tratamento, que pode ser controlada facilmente através do uso de pastas para dentes sensíveis, que devem ser indicadas pelo dentista.

Como a substância atua apenas nas moléculas que escurecem os dentes, não há dano à estrutura dental.

Há contra-indicação para o clareamento dental?

Há casos em que o cliente apresenta hipersensibilidade dentinária severa, o que inviabilizaria o tratamento, uma vez que existe um aumento da sensibilidade por parte do clareamento durante o tratamento.

.Em gestantes, por não haver base na literatura, prefere-se não realizar o clareamento. Pacientes que possuem alergia há qualquer componente da fórmula também são contra-indicados a fazer clareamento dental.

Clareamento dental causa câncer?

Como em muitas tecnologias , o clareamento dental não iria passar sem seus “mitos”! O clareamento dental não provoca câncer.

Este produto é registrado na FDA (Food and Drug Administration) e ADA (American Dental Association) aprovam o uso de peróxidos em cremes dentais e não apresentam qualquer resistência em relação ao seu uso em clareamento dental, desde que seja supervisionado pelo Dentista.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Comment on "Clareamento dental: tudo o que você precisa saber"

  1. Anônimo

    Oi Dr.Wilson,meu nome é Camila …gostaria de saber por sua indicação se existe escova de dente apropriada para o formato do nosso próprio tipo de dente??qual a escovação ideal para quem tem retração na gengiva?? e qual o melhor creme dental e antiséptico bucal??por favor me ajude..AGRADEÇO ! 🙂
    UM ABRAÇO !

  2. Dr. Wilson Correia Júnior

    Prezada Camila,

    Não há escova dental para quem tem retração gengival, visto que qualquer escova pode provocá-la, além de outros fatores. Dê uma lida no post de retração gengival, caso não saiba as causas desta.

    Em relação ao creme dental e antiséptico bucal, recomendo que leia o post sobre higiene bucal.

    abraço!

  3. Lisieri

    Olá..estou fazendo clareamento caseiro já há alguns dias, mas venho notando uma alta sensibilidade, estou usando pasta de marca conhecida no mercado que diz diminuir a sensibilidade, mas ela continua extrema. não possuo retrações,nem tártaros e nem cáries pelo relato do dentista feito na avaliação do tratamento. o gel usado é de numeração 20, será que essa hipersensibilidade está associado a alta concentração indicada pelo dentista? posso alternar os dias, usando dia sim e dia não para diminuir a sensibilidade?
    obrigada

  4. Dr. Wilson Correia Júnior

    Prezada,

    É comum ocorrer esta sensibilidade durante o tratamento! Há alguns casos que só a passagem de ar pela boca durante a respiração já ocasiona incômodo!

    Pode sim alternar o uso do gel! Um dia sim, outro não! Você pode associar com o uso de medicações!

    Converse com seu dentista antes de tomar alguma atitude!

    Boas festas!

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

faleconosco@wilsoncorreia.com.br
error: Proibida a cópia sem autorização