clarear os dentes

→ 5 razões para não tentar clarear os dentes por conta própria em casa

Recentemente, em meu consultório, atendi um cliente que comprou o kit de clareamento, vendido hoje em dia facilmente para qualquer pessoa. O objetivo dele era clarear os dentes em casa por conta própria.
Ele realizou o tratamento para clarear os dentes, seguindo as “orientações” do produto. Os resultados não foram os esperados e as consequências do clareamento dental sem supervisão do dentista foram bem visíveis. Explicarei adiante.

Com a moda dos sites de compras coletivas, além de outros, o acesso a estes produtos ficou mais fácil e menos oneroso. Porém há algumas considerações a serem feitas em relação a isso.O clareamento dental consiste no uso de substâncias que, quando realizado de maneira errônea, pode prejudicar os tecidos orais, que vão desde aos tecidos moles até os dentes.

Caso não tenha lido nossa postagem sobre clareamento dental e seu mecanismo de ação, clique aqui para saber.

Este procedimento é feito exclusivamente pelo Dentista, pois este possui o conhecimento da cavidade oral, do produto que irá ser utilizado para o clareamento dental  e de suas consequências, quando utilizado incorretamente. 

5 razões para não tentar clarear os dentes por conta própria na sua casa

1 – A composição química do clareamento dental pode fazer mal quando não utilizado por uma pessoa capacitada

O gel do clareador dental é composto por substâncias que, em contato com os tecidos gengivais, causam danos. No clareamento dental realizado no consultório odontológico, é colocada uma barreira de proteção (foto abaixo) justamente para proteger os tecidos orais circundantes.

→ 5 razões para não tentar clarear os dentes por conta própria em casa

Além disso, quando mesmo assim ainda há um contato do agente com o tecido, o dentista dispõe de uma solução neutralizadora do gel do clareador dental, fazendo com que o dano naquele momento cesse de imediato.

Outra situação é que, após cada sessão, o dentista utiliza uma substância para diminuir a sensibilidade pós-clareamento dental, findando em um melhor conforto ao cliente.

No clareamento dental caseiro, é confeccionada uma moldeira individual, isto é, só pode e deve ser usada no mesmo indivíduo.

→ 5 razões para não tentar clarear os dentes por conta própria em casa

Esta moldeira é realizada a partir de técnicas de moldagem, que copiam fielmente as arcadas dentárias; em seguida, com o modelo já pronto, confeccionasse uma moldeira para que seja colocado o gel.
Para uma cópia perfeita, esta moldeira é feita com uma máquina que trabalha à vácuo, isto é, não haverá presença de bolhas nem distorções, o que é impossível conseguir com as moldeiras vendidas a todo público no mercado, no qual a mesma é aquecida e o indivíduo mesmo faz a “moldagem e cópia” da sua boca.

Esta “moldagem” pode ocasionar presenças de espaços na moldeira, fazendo com que o gel clareador alcance os tecidos circundantes

2 – Realizar o clareamento dental sem supervisão poderá causar dor de dente

As cavidades dentárias geralmente são ocasionadas por cárie dentária ou fratura de restaurações, dentre outros fatores menos frequentes mas não menos importantes.

Tais situações expõem a dentina, tecido que compõe a estrutura do dente e que apresenta ramificações nervosas, isto é, reagem a estímulos externos, como a ingestão de algum líquido gelado, por ex. O grau de sensibilidade varia de pessoa para pessoa, mas em geral, o incômodo é relatado.

→ 5 razões para não tentar clarear os dentes por conta própria em casa

3- Realizar o clareamento dental em dentes com retração gengival deixará os dentes sensíveis

Outra situação é a retração gengival, que consiste na exposição de parte da raiz do dente, que também apresenta terminações nervosas, reagindo a estímulos externos. Caso não tenha lido o post sobre retrações gengivais, clique aqui.

→ 5 razões para não tentar clarear os dentes por conta própria em casa

Estas situações causam sintomatologia dolorosa ao menor dos estímulos. Quem não conhece alguém que já relatou que “tem os dentes sensíveis” ou que “não consegue tomar nada gelado”? Estes problemas são tratados pelo dentista, o único profissional habilitado para isso.

A colocação do gel clareador em áreas com exposição dentinária ou radicular (raiz) ocasionará um processo agudo de dor, que pode durar dias. Além disso, o incômodo ocasionará a interrupção do tratamento do clareamento dental, o que influenciará no resultado final.

4 – Clarear os dentes em casa poderá causar danos à gengiva

Como disse, atendi um cliente que resolveu comprar o gel clareador com a moldeira e utilizar por conta própria. A moldeira não apresentou o formato ideal da arcada dentária, e o gel escoou na gengiva, causando uma queimadura considerável ao redor do dente.

Além disso, a paciente tinha retração gengival, o que ocasionou um aumento na sensibilidade nos dentes em questão, pelo contato do gel com a exposição da raiz.

O resultado disso foram queimaduras gengivais e necessidade de dessensibilização dentinária, a fim de minorar o problema que deixou os dentes sensíveis.

5- Clarear os dentes sem supervisão deixará os dentes coloridos, isto é, com tonalidades de cores diferentes (alguns mais claros que os outros)

Clarear os dentes sem o acompanhamento do dentista poderá causar um verdadeiro carnaval de cores nos dentes. Isso ocorre porque:

  • O clareamento dental realizado sem supervisão do dentista causará erro na técnica;
  • No caso do clareamento dental caseiro, a moldeira não é preparada da forma adequada, o que resulta na distribuição inadequada do gel clareador nos dentes, isto é, alguns dentes recebem mais gel clareador do que os outros;
  • Se os dentes tiverem restaurações de resina composta, será necessária a substituição, uma vez que as restaurações dentárias não clareiam com o gel clareador.

Considerações finais

Como qualquer medicação sem prescrição, o gel clareador, se mal utilizado, pode gerar danos à saúde bucal do indivíduo. O acompanhamento do dentista torna-se indispensável para o sucesso do tratamento e segurança para sua saúde. Por mais que pareça vantajoso, os riscos superam de longe os custos e benefícios.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Comment on "→ 5 razões para não tentar clarear os dentes por conta própria em casa"

  1. Anônimo

    Doutor, e em relação àquelas fitas clareadoras da oral b 3d white?

  2. Dr. Wilson Correia Júnior

    Prezado,

    Como disse, qualquer produto utilizado sem a orientação de um profissional qualificado acarretar prejuízos à saúde bucal e geral.

    Dê uma lida no post abaixo:

    http://www.wilsoncorreia.com.br/2013/07/anvisa-x-venda-de-clareadores-dentais.html

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização