gengiva inflamada o que fazer

→ Como tratar a gengiva inflamada?

Gengiva inflamada – o que fazer?

Você tem a gengiva inflamada ou gengiva inchada? A gengivite, que é uma inflamação gengival que possui diversas causas, sendo a mais comum a placa bacteriana, é mais comum do que se imagina.

A razão mais comum para a inflamação na gengiva é a placa bacteriana em abundância, quase sempre relacionada à má higiene bucal (escovação dental e uso do fio dental)

Porém, há outras causas para a gengiva inflamada, como o uso do tabaco, a quimioterapia, as alterações hormonais e até mesmo determinadas medicações.

As doenças da gengiva são realmente uma condição comum na população brasileira. Há graus de inflamação gengival:

Gengivite: na presença da placa bacteriana nos dentes e numa higiene bucal ruim, desenvolve-se uma inflamação gengival leve chamada gengivite.

Provavelmente, os sinais e sintomas clínicos mais comuns da gengivite são o sangramento da gengiva, a gengiva inchada e gengiva inflamada. Quando está inflamada, a gengiva pode sangrar sempre que você escova os dentes, usa fio dental ou até se alimenta.

Periodontite ou piorreia: Quando a gengivite não é tratada, o quadro piora e evolui para a periodontite, conhecida popularmente como piorreia. 

Neste momento, as gengivas inflamadas tendem a ser mais dolorosas, assim como os dentes podem começar a se soltar ou ficar moles, porque há uma destruição do osso que segura o dente.

Quando não tratada, a periodontite pode causar desde a perda do dente até problemas no coração, como é o caso da endocardite bacteriana. 

Tanto a gengivite quanto a periodontite é tratada pelo dentista através da raspagem e limpeza dos dentes e das raízes, com o propósito de remover a placa bacteriana e o tártaro no dente. 

A Gengiva inflamada pode ser facilmente tratada para reverter a doença em andamento e ter uma gengiva saudável. Você pode começar a tratar a gengivite utilizando as seguintes dicas abaixo:

Melhore sua técnica de escovação de dentes: Escove os dentes com frequência (3x ao dia ou após as refeições) sem colocar muita força para evitar danificar o tecido ao redor dos dentes, o que poderia inflamar as gengivas.

Além disso, defende-se a utilização de uma escova com cerdas macias de nylon para evitar danos na gengiva. Finalmente, certifique-se de fazer um movimento de escovação suave para frente e para trás.

Use o fio dental diariamente: O uso do fio dental remove partículas de alimentos que envolvem os dentes e podem causar acúmulo de placa bacteriana e tártaro dental, sendo responsáveis ​​pelas inflamações gengivais.

Além disso, seja cuidadoso ao usar o fio dental para não machucar a gengiva. Cuidadosamente, deslize o fio dental envolvendo os dentes ao invés de forçá-lo para baixo e causar danos às suas gengivas.

Melhore sua dieta: Comer uma dieta equilibrada e adequada pode levar a uma maior saúde da gengiva. Certifique-se de consumir alimentos que contenham ácido ascórbico e cálcio, o que poderia minimizar a probabilidade de sofrer de gengivas inflamadas. 

Use e abuse também de alimentos detergentes, como a maçã, que são fibrosos e, durante a mastigação, fazem uma limpeza nos dentes, removendo a placa bacteriana.

Tenha uma vida tranquila e deixe o stress de lado: Altos níveis de estresse podem afetar seus níveis hormonais, especialmente o hormônio cortisol. O cortisol pode resultar em inflamação e, talvez, gengivas inflamadas. Tente desestressar sempre que possível.

Visite regularmente o dentista: se você tiver suspeita de que está com a gengiva inflamada, certifique-se de ir ao seu dentista para iniciar o  tratamento.  Além disso, faça visitas periódicas a cada seis meses a fim de prevenir o aparecimento de doenças na gengiva.

Remédio para gengiva inflamada

Existe remédio para gengiva inflamada? É uma dúvida bem comum. Na verdade, o remédio para gengivite serve como complemento ao tratamento, que é a remoção da placa bacteriana pelo dentista.

Ou seja: de nada adianta se entupir de remédios se não tratar a causa. Os enxaguantes de farmácia e naturais (como bochechos de mel com limão) ajudam, mas serão apenas paliativos se não se tratar na causa principal da gengiva inflamada.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Conheça o nosso programa de combate ao mau hálito. Clique na imagem abaixo e saiba MAIS.

→ Mau hálito: causas e tratamento. O guia definitivo para acabar com este problema

 → Mau hálito: causas e tratamento. O guia definitivo para acabar com este problema

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização