implantes dentários

→ 4 cuidados que o paciente deve ter antes de colocar implantes dentários

No meu consultório, é bem comum receber dúvidas sobre implantes dentários, principalmente para saber se o paciente está apto ou não para a colocação de implante dentário.

De fato, há alguns cuidados que o paciente deve possuir para que seja possível colocar implantes dentários e até mesmo para ter uma cicatrização mais efetiva pós tratamento.

Veja abaixo 4 cuidados que você deve ter antes de colocar implantes dentários

Escolha um profissional qualificado e tire TODAS as dúvidas com ele

É importante ter segurança e, principalmente, CONFIANÇA no profissional que irá realizar o tratamento de implantes dentários. Uma maneira de conseguir isso é tirando dúvidas com ele, como por exemplo:

  • Colocar um implante dentário dói?
  • Quanto custa colocar os implantes dentários?
  • Quando poderei mastigar?
  • Poderei escovar os dente?
  • O implante dentário pode cair?
  • Todo mundo pode colocar um implante dentário?

Todas estas dúvidas deverão ser sanadas para iniciar o tratamento de reabilitação oral por implantes dentários. Desta forma, haverá uma troca de confiança e um relacionamento profissional entre o dentista e paciente.

Tenha uma Higiene Bucal satisfatória

A boca apresenta uma quantidade considerável de bactérias. Quanto mais deficiente for a higiene bucal do paciente, maior a probabilidade de manifestação de problemas na cavidade oral, principalmente após a colocação do implante dentário.

Em outras palavras: é necessário ter um hábito de higiene bucal frequente e eficaz, justamente para evitar que problemas futuros ocorram

O paciente deverá estar livre de problemas de saúde bucal

Antes de realizar qualquer tratamento de reabilitação oral, o que incluí a colocação de implantes dentários, todos os problemas de saúde bucal deverão ser resolvidos.

Por exemplo, não há condições de colocar implante dentário em um paciente que apresenta periodontite (doença periodontal), uma vez que o osso da cavidade bucal já está doente, e uma dos pré-requisitos para a colocação de implantes dentários é a presença de osso sadio.

Ocorre a mesma coisa com a presença de cárie dentária ou gengivite (gengiva inflamada). Faz-se necessário o tratamento de todos os problemas a fim de evitar que ocorram inflamações ou até mesmo infecções na área na qual foi colocada o implante dentário.

Não demore para colocar os implantes dentários

Quando o paciente perde um dente, haverá naquele local no qual o dente estava alojado uma perda óssea, isto é, o osso será reabsorvido pelo organismo.

Desta forma, não será possível colocar um implante dentário naquela região, já que não haverá osso para sua fixação. Logo, será necessário colocar osso na região para posterior colocação do implante. A colocação do osso termina por alongar o tempo de tratamento e torna a reabilitação oral mais onerosa ao paciente.


Essas são algumas das dúvidas que ouço com certa frequência no meu consultório. É bem normal que o paciente ache que pode colocar um implante dentário sem tratar os demais problemas antes.

Porém, a ideia aqui é prevenir problemas no futuro, que pode afetar tanto a saúde bucal quanto a saúde geral. Ou seja, no fim todos ganharão!


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização