→ Fiz tratamento de canal e ainda estou com o canal doendo. O Que Fazer?

→ Fiz tratamento de canal e ainda estou com o canal doendo. O Que Fazer?

Dr., tenho um dente com canal doendo. O que fazer?

De fato, em uma quantia significativa de casos, a dor de dente acaba na necessidade de tratamento de canal. Mas, o que fazer quando se trata o canal e, mesmo assim, a dor de dente continua?

Apenas para seguir uma lógica, iremos inicialmente falar rapidamente sobre tratamento de canal. O tratamento de canal consiste em tratar o interior da raiz que está contaminado, sendo esta última nomalmente causada por cárie dentária, como indica a foto a seguir

Nela, podemos observar o progresso da cárie dentária (foto abaixo), que alcançou a polpa dentária, levando a necessidade de tratamento do interior da raiz.

Aí você pensa: mas o canal não deixa o dente “morto”? Por que ainda estou com o canal doendo?

De certa forma, sim! O dente, na teoria, ficaria com inexistencia de dor. Porém, ocasionalmente podemos achar relatos de dores pós tratamento de canal. Mesmo um canal bem tratado pode apresentar dores. Então, Iremos debater as causas mais comuns:

O tratamento de canal é feito pela utilização de limas (foto abaixo), que nada mais são do que finas agulhas usadas na descontaminação do canal. Ela não atua apenas no interior do conduto da raiz, mas chega a ultrapassar um pouco, atingindo os tecidos que circundam o fim da raiz.

Resultado de imagem para canal do dente

Em virtude disso, o cliente pode narrar algum incômodo no dente em questão, principalmente ao mastigar, sendo esse outro motivo pelo qual o dente “demora” a cicatrizar.

O estímulo da mastigação em cima do dente acaba retardando o processo, já que causa pequenos traumas na região tratada. Por isso que o cliente se queixa de ter um canal doendo.

Na maior parte esmagadora das situações, a dor de dente cessa com alguns dias ou semanas. No decorrer de deste tempo, medicações como analgésicos e anti-inflamatórios podem ser Usados

Mas… e se mesmo assim a dor de dente persistir?

Há ocasiões nas quais o canal doendo persiste, mesmo em um dente com tratamento de canal feito. Perante disso, faz-se necessário reconhecer as causas da continuação da dor de dente.

Um dos principais motivos pelos quais o paciente pode relatar ainda o canal doendo é que lidamos com humanos, isto é, mesmo realizando tudo correto, ainda há a possibilidade de aparecimento ou até mesmo perpetuação do problema que, no caso, é a persistência da dor de dente, apesar de esta possibilidade seja muito rara.

O que mais frequentemente causa dor de dente com tratamento de canal feito é a demora no fechamento do dente com restauração definitiva. Infelizmente isso ainda é MUITO comum.

O cliente se livra da dor de dente e deixa para depois a restauração. Logo, o canal termina por ser contaminado, uma vez que o material que está fechando o dente é um provisório (fraca resistência).

Além disso, o dente pode ter uma fratura, o que terminaria causando dor tanto no dente quanto nos tecidos ao redor, como a gengiva.

Outra condição que também pode acontecer é o inchaço no local. É importante reconhecer se o inchaço de fato está relacionado com o dente que foi feito canal pois há a possibilidade de envolvimento de dentes vizinhos a ele.

Se estiver sentindo dor de dente depois do tratamento de canal, a quem devo buscar e que medicamentos poderei tomar para aliviar a dor?

Indico fortemente que o cliente volte ao dentista que realizou o tratamento de canal para tomar as medidas fundamentais para solucionar o problema.

Caso a dor de dente ocorra em um período no qual o dentista não se encontre atendendo, como de madrugada, procure uma urgência odontológica para receita de medicações para aliviar a dor de dente.

Porém, lembro que não é comum achar endodontistas nas urgências, que poderiam intervir de maneira mais eficiente como por exemplo começar o retratamento do canal (caso exista necessidade).

As medicações podem ir desde a analgésicos a antibióticos para combater uma possível infecção já instalada. Isso vai depender de cada situação

Normalmente o dentista repassa ao cliente informações sobre possíveis intercorrências que possam vir a acontecer É importante estar atento a isso. Nos primeiros sinais de dor de dente, não hesite em buscar o profissional.

Na boa parte dos casos, estes incômodos regridem com alguns dias ou poucas semanas, segundo foi explicado no início deste artigo. Todavia, para o bem de todos, mantenha contato com seu dentista sobre possíveis dores no dente com tratamento de canal realizado.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização