dente mole

→ Doutor, estou com um dente mole. O que fazer?

→ Doutor, estou com um dente mole. O que fazer?
5 (100%) 740 votes

De vez em quando, um cliente chega no meu consultório mencionando que tem um dente mole, ou até mais de um. Na maioria das vezes, a causa é uma só, que irei discutir mais adiante. Porém, há casos nos quais o amolecimento do dente é decorrente de outras causas.

Durante a consulta odontológica, o dentista irá identificar o motivo pelo qual o cliente apresenta um ou mais dentes moles na cavidade bucal. Vamos discutir algumas possibilidades de amolecimento dentário:

1. Traumatismo dental x dente mole

Traumatismo dental pode levar à mobilidade dentária porque pode haver  um comprometimento da estrutura óssea ou até mesmo fratura de raiz, o que deixa o dente mole.

O tratamento varia conforme a extensão da fratura, caso haja. É importante deixar claro que, na maioria dos casos, o traumatismo dentário causa danos à coroa dentária. Leia mais sobre traumatismo clicando aqui.

2. Aparelho ortodôntico x dente mole

A movimentação dos dentes pelo aparelho ortodôntico promove uma reabsorção óssea, que logo depois será recuperada pela deposição óssea. Esse movimento é natural e, quando não se usa força excessiva no aparelho, os dentes podem ficar amolecidos.

Tal sensação pode até causar medo no cliente, mas isso é natural. Aquele dente mole muito em breve voltará a ficar sem mobilidade. Por isso, fique tranquilo! Caso o dente permaneça muito tempo mole, comunique ao dentista.

3. Periodontite ou Doença periodontal (conhecido popularmente como piorreia)

A periodontite ou doença periodontal, que é uma evolução da gengivite, pode ocasionar destruição óssea a tal ponto que deixará o dente mole (literalmente). Há casos nos quais ocorre o envolvimento de mais de um dente, dificultando a mastigação. De maneira geral, esta é a principal causa do famoso dente mole na boca.

O tratamento consiste na remoção do tártaro que está ocasionando a destruição óssea e inflamação gengival na cavidade bucal. Do outro lado, o cliente é o ator principal no processo, uma vez que é necessária uma mudança na higiene bucal, para evitar que a doença periodontal se instale novamente.


De maneira geral, estes são os principais motivos que deixam os dentes moles, sendo a causa mais comum a doença periodontal. Cabe ao dentista identificar a causa e trata-la.

Do outro lado, uma boa higiene bucal associada a visitas periódicas ao dentista dificultarão a instalação de problemas que possam vir a deixar os dentes moles.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização