dentes do juízo

→ Dentes do juízo: como aliviar a dor do siso?

→ Dentes do juízo: como aliviar a dor do siso?
5 (100%) 52 vote[s]

Os dentes sisos, conhecidos como terceiros molares ou dentes do juízo,  são extremamente conhecidos, já que, geralmente, são os dentes que nascem por último na boca, o que ocorre na faixa etária de 17 e 21 anos.

Eles também são os últimos dentes a nasceram na boca e, muitas vezes, aparecem quando se está no final da adolescência ou início dos vinte anos.

dente siso inflamado

Se você tem os dentes sisos saudáveis ​​e  bem posicionados corretamente , dê graças a Deus. Isso não é algo comum.

Geralmente, os dentes do juízo permanecem impactados ou semi inclusos, presos embaixo da gengiva e osso.

Os sisos podem nascer apenas parcialmente, com frequência, porque os demais dentes já nasceram.

Os dentes sisos parcialmente irrompidos podem se inclinar para os lados e danificar os dentes adjacentes, já que dificulta a higiene bucal e também podem reabsorver as raízes dos segundos molares (dentes que ficam ao lado dos dentes de juízo), como mostra a foto abaixo:

dentes do juízo

Exames odontológicos regulares feitos pelo dentista são essenciais não apenas para a limpeza dos dentes, mas também para permitir que seu dentista acompanhe o progresso do nascimento dos sisos.

Depois de analisar a área da boca e tirar radiografias, seu dentista pode avaliar seus dentes do juízo e discutir se eles os sisos deverão ser removidos ou não

Diversos estudos sugerem que as pessoas que mantêm seus dentes do juízo, principalmente os que nasceram parcialmente irrompidos na boca, são muito mais propensas a desenvolver doença periodontal na parte inferior da boca.

Os dentes do conhecimento seriam os terceiros e últimos molares de todos os lados das mandíbulas inferiores e superiores.

Eles também são os dentes finais para entrar em erupção, muitas vezes aparecem quando se está no final da adolescência ou início dos vinte anos.

Sinais e sinais e sintomas do nascimento dos dentes do juízo

Em geral, durante o nascimento dos sisos, encontramos estes sintomas:

  • Dor de ouvido;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no pescoço;
  • Dor nos dentes vizinhos.

Além disso, algumas pessoas desenvolvem um quadro inflamatório e infeccioso chamado pericoronarite, que causa uma inflamação  forte na gengiva que cobre o dente siso.

Leia mais sobre pericoronarite e dente siso inflamado clicando aqui

Os dentes do juízo que apenas nascem parcialmente ou nasceram tortos também podem resultar em apinhamento dentário (dentes com pouco espaço e tortos) e dor de dente.

Há muitos pacientes e dentistas que preferem tirar os dentes sisos quando nem nasceram.

Esta prática apresenta muitas vantagens pois, além da raiz dentária não está formada (é MUITO mais fácil tirar o dente), a recuperação do paciente tende a ser MUITO melhor e mais rápida.

Em geral, quando há a decisão de tirar os sisos que nem nasceram,  faz-se isso entre os 16 e 19 anos.

Quando os dentes do juízo estão inclusos ou impactados no osso, o cirurgião-dentista faz um pequeno corte nas gengivas e retira o dente ou parte o dente em pedaços para que a cirurgia ocorra mais rapidamente e com menos traumas ao paciente.

Após a cirurgia de extração do siso, inchaço no local e sensibilidade dolorosa (até no pescoço) são comuns.

Pacotes de gelo e medicamentos para desconforto prescritos pelo dentista ou cirurgião-dentista ajudarão a aliviar o desconforto. Além disso, deve-se repousar bastante e se alimentar de comidas frias ou geladas.

Você está praticando uma boa higiene dental após a cirurgia?

É bem comum o paciente ter medo de limpar a área operada. Pelo contrário. Aí que se tem que escovar os dentes a fim de evitar a instalação de infecção.

Se você recentemente teve seus dentes de conhecimento removidos, é importante manter a boca limpa, apesar da área da boca estar em processo de cicatrização. Faça a higiene bucal normalmente e use os enxaguantes que o dentista prescreveu.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

faleconosco@wilsoncorreia.com.br
error: Proibida a cópia sem autorização