obturação de dente

→ Qual a diferença entre restauração de dente e obturação de dente?

Como já sabemos, os dentes são fundamentais para a funcionalidade e estética do sorriso. Através de uma boa higiene bucal, é possível ter um sorriso lindo e saudável.

Contudo, absolutamente ninguém está livre de problemas dentários, com a cárie no dente, que necessita de uma intervenção do dentista para eliminar o problema. É aí onde entram as dúvidas dos pacientes, incluindo a obturação de dente. 

Entenda como ocorre a recuperação do dente

Por diversos motivos, sendo o mais comum a cárie dentária, os dentes podem ser acometidos por problemas que danificam ou destroem sua estrutura, podendo inclusive comprometer o nervo do dente.

Quando isso ocorre, o dentista realiza procedimentos que visam recuperar tanto a saúde como a estrutura do dente comprometido. Aqui entram a restauração de dente e a obturação de dente.

Porém, apesar da maioria esmagadora dos pacientes achar que restauração e obturação de dente são a mesma coisa, na verdade, são procedimentos completamente diferentes.

O dentista ainda usa o termo obturação para se referir à restauração de dente apenas para facilitar o entendimento do paciente.

Mas qual é a diferença entre obturação de dente e restauração de dente?

Apesar dos dois procedimentos odontológicos atuarem na salvação do dente, há uma diferença entre eles que muitos pacientes não sabem: veja abaixo quais são:

A restauração de dente visa recuperar a estrutura do dente que foi comprometida por algum motivo, sendo o mais comum a cárie no dente.

Por exemplo, veja a foto abaixo e perceba que a estrutura do dente foi comprometida pela cárie, contudo, sem comprometer o canal do dente. A restauração recupera a coroa do dente (parte branca).

restauração de dente

Além disso, a restauração de dente pode ser feita por motivos estéticos, como é o caso da substituição da restauração prateada (amálgama) pela restauração da cor do dente (resina), como mostra a foto abaixo:

restauração de dente

Logo, como o nome já sugere, a restauração de dente visa restaurar a estrutura do dente, recuperando sua função mastigatória e estética no sorriso. 

Já a obturação de dente está relacionada ao tratamento de canal. Quando há algum problema que envolva a polpa dentária, causando muita dor de dente, será necessário fazer o tratamento de canal.

No tratamento de canal, todos os canais do dente são descontaminados e, logo em seguida, o nervo do dente é substituído por um material biocompatível com os tecidos dentais, recuperando assim a raiz do dente. E o preenchimento do canal do dente com este material é chamado de obturação

Ou seja, enquanto a restauração de dente tem por objetivo recuperar a estrutura do dente, a obturação de dente consiste no preenchimento do canal. 

Inclusive, os dois procedimentos podem ser feitos no mesmo dente. Quando há necessidade de fazer um tratamento de canal, faz-se a obturação do canal do dente e,  em seguida, a restauração dentária.


 Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização