gengiva inflamada

→ Gengiva inflamada? Saiba o que fazer

→ Gengiva inflamada? Saiba o que fazer
5 (100%) 25 votes

Você notou suas gengivas sangrando durante ou depois de escovar os dentes? Isso geralmente é um sintoma de gengivite ( gengiva inflamada ) ou o primeiro estágio da doença periodontal ( periodontite ).

Quando a placa bacteriana não é removida, ela pode infectar as gengivas e levar aos sintomas de gengivite, que deixa a gengiva inflamada. 

As complicações com gengivite seriam: as gengivas ficam inchadas, sensíveis, podem ter gosto ruim na boca, ter mau hálito ou sangramento durante a escovação ou o uso do fio dental.

Gengiva inflamada? Saiba o que fazer

A principal causa da doença periodontal é a inflamação. Quando as gengivas ficam inflamadas, as bactérias invadem o tecido gengival e tornam-se destrutivas para os dentes e gengivas. 

Uma vez que a inflamação é desencadeada, a placa bacteriana cobre os dentes particularmente na linha da gengiva. 

Ela precisa ser removida por escovação dental diária, uso do fio dental e manutenção de exames e limpezas dentárias através das visitas periódicas ao dentista. Fumar, certos medicamentos e muitas doenças crônicas, como diabetes, também podem aumentar a suscetibilidade à gengivite.

A prevenção é fundamental para evitar a doença periodontal. É fundamental praticar bons hábitos de higiene bucal, como: escovação regular, uso do fio dental, lavagem antimicrobiana e manutenção de exames e limpezas regulares para otimizar a saúde bucal.

Existem repercussões severas se a doença periodontal não for diagnosticada e tratada, incluindo a dor de dente durante a mastigação e a perda dos dentes, uma vez que há destruição do osso que segura os dentes.

Há opções para o tratamento de doenças periodontais, como raspagem dos dentes, que combate cáries e doenças nas gengivas. A ideia é remover todo conteúdo contaminado ( placa bacteriana e tártaro no dente ) a fim de eliminar a inflamação na gengiva.

Uma vez que o tecido infectado é erradicado, a placa bacteriana que está localizada abaixo da linha da gengiva e na raiz é removida mecanicamente. Quaisquer bolsas irregulares ou ásperas também serão suavizadas para ajudar a evitar infecções ou acúmulo de bactérias no futuro.

Essa forma de terapia ajuda a regenerar a área entre a gengiva e a raiz e permite que ela se cure. Na maioria dos casos, a anestesia geral não é necessária, o tempo de cicatrização é geralmente rápido, o sangramento gengival, a dor e o inchaço, com o passar do tempo, cessarão.

Do outro lado, faz-se necessário manter uma boa higiene bucal para evitar que haja acúmulo de placa bacteriana e tártaro dental, que causaria novamente a inflamação gengiva.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização