sorriso saudável

→ 9 maneiras simples de conquistar um sorriso saudável

Sabia que é fácil ter um sorriso saudável?  Mesmo se lhe disserem que você tem dentes bonitos, é fundamental dar os passos certos todos os dias para cuidar dos dentes e evitar problemas. Veja abaixo 9 dicas fáceis e simples para conseguir um sorriso saudável.

1. Não vá para a cama sem escovar os dentes

Não é segredo para ninguém que é recomendado escovar os dentes pelo menos três vezes por dia para conseguir um sorriso saudável. 

Ainda assim, muitos de nós continuam a negligenciar a escovação dos dentes à noite. Mas escovar antes de dormir elimina os germes e placas que se acumulam durante o dia.

Durante a noite, existe uma diminuição do fluxo de saliva, protetora natural dos dentes. Logo, caso não haja a escovação dos dentes, as bactérias literalmente farão a festa na sua boca, produzindo ácidos que podem trazer problemas de saúde bucal, incluindo a cárie dentária.

2. Escove adequadamente

A maneira como você escova os dentes é igualmente importante. Sendo bem direto: escovar os dentes de forma errada é quase tão ruim quanto não escovar nada. 

Invista de 3 a 5 minutos na hora da escovação dos dentes, movendo a escova de dentes em movimentos suaves e circulares para remover a placa bacteriana. A placa não removida pode endurecer, levando ao acúmulo de cálculos e à gengivite (doença gengival precoce).

3. Não esqueça NUNCA da língua

A placa também pode se acumular na sua língua. Não só isso pode levar ao desenvolvimento da saburra lingual, principal responsável pelo mau hálito, mas também pode levar a outros problemas de saúde bucal. Escove suavemente a língua toda vez que escovar os dentes.

4. Use uma pasta dental com flúor

Quando se trata de pasta dental, existem elementos mais importantes para procurar do que o sabor da pasta de dente. Não importa qual versão você escolher, verifique se ela contém flúor, numa concentração entre 1000 a 1500 PPM (tem escrito na embalagem).

 
Isso ocorre porque o flúor é um poderoso aliado contra a cárie dentária. Funciona combatendo os germes que podem levar à decomposição, além de proporcionar uma barreira protetora para os dentes.

5. Use o fio dental na hora da higiene bucal

Muitos que escovam regularmente negligenciam o fio dental. O uso do fio dental não é apenas para obter os pequenos pedaços de comida  que podem estar presos entre os dentes.

É uma excelente maneira de estimular de reduzir a placa bacteriana e ajudar a diminuir a inflamação na área. Usar o fio dental uma vez por dia geralmente é suficiente para colher esses benefícios.

Pergunte ao seu dentista para recomendações específicas de bochechos. Certas marcas são melhores para crianças e pessoas com dentes sensíveis. 

6. Beba mais água

A água continua sendo a melhor bebida para sua saúde geral – incluindo a saúde bucal. Além disso, como regra geral, recomenda-se beber água após cada refeição. Isso pode ajudar a eliminar alguns dos efeitos negativos de alimentos e bebidas pegajosos e ácidos entre as escovas.

Do outro lado, beber de 2L a 2,5L de água por dia ajuda na produção de saliva, protetora natural dos dentes e gengiva, sem esquecer na sua ação na digestão dos alimentos.

7. Coma frutas e legumes crocantes

Alimentos prontos para comer são convenientes, mas talvez nem tanto quando se trata de ter um sorriso saudável. Comer produtos frescos e crocantes não só contém fibras mais saudáveis, mas também é a melhor escolha para os dentes. 

Alimentos muito açucarados também contribuem para NÃO ter um sorriso saudável. O açúcar se converte em ácido na boca, que pode então corroer o esmalte dos dentes. 

Esses ácidos são o que forma as cáries dentárias. Frutas ácidas, chás e café também podem desgastar o esmalte dos dentes. Enquanto você não necessariamente tem que evitar tais alimentos, não faz mal estar atento.

8. Visite regularmente o dentista para ter um sorriso saudável

Impossível falar de ter um sorriso saudável sem mencionar o dentista. Seus próprios hábitos cotidianos são cruciais para sua saúde bucal em geral. Ainda assim, até mesmo os mais zelosos e desonestos precisam consultar um dentista regularmente.

No mínimo, você deve consultar seu dentista para limpezas e exames duas vezes por ano, no intervalo de 6 meses. Não apenas um dentista pode remover tártaro e procurar por cárie dentária, mas também será capaz de detectar possíveis problemas e oferecer soluções de tratamento.

Conheça o site Frases para Status!


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização