Mau hálito causas

→ Mau hálito: entenda as causas e o tratamento

→ Mau hálito: entenda as causas e o tratamento
5 (100%) 5 votes

Mau hálito causas

Mau hálito (ou halitose)  é algo que a maioria de nós passará em algum momento da nossa vida. O que exatamente causa este problema e o que poderá ser feito a respeito?

O odor do hálito é devido a resíduos de bactérias dentro da boca, a decomposição de partículas de alimentos, outros detritos dentro da boca e má higiene dental. A decomposição e os detritos liberam compostos de enxofre responsáveis pelo odor desconfortável.

O mau hálito também pode existir naqueles que têm alguma doença, diabetes, insuficiência renal ou talvez um mau funcionamento do fígado.

A Xerostomia (diminuição do fluxo salivar) e tabaco também levam a esse problema. Mesmo estresse, dieta, ronco, idade e alterações hormonais podem afetar seu hálito, deixando-o desagradável.

Um mau cheiro que vem da parte traseira de sua língua também pode indicar gotejamento pós-nasal ou a presença da língua branca ou saburra lingual, principal causadora da halitose.

Para se livrar do mau hálito, é importante tratar a causa do problema.

Gengiva inflamada 

A gengivite pode ser uma das razões mais aparentes para o mau hálito. Para ter uma gengiva saudável, escove os dentes correta e freqüentemente com uma escova de cerdas macias, e obtenha a prática do uso regular do fio dental. 

Dentes sujos

Os dentes podem facilmente abrigar uma grande quantidade de detritos que produzem gases responsáveis pelo mau hálito.

Porém, uma boa higiene bucal combate as bactérias e previne o aparecimento de problemas como a cárie no dente e a gengiva inflamada.

Língua branca (saburra lingual ou língua saburrosa)

Depois de dar uma limpeza intensiva nas gengivas e nos dentes, lembre-se de limpar a língua. Remoção de bactérias da parte de trás da sua língua ajuda a evitar que se forme uma camada branca na língua chamada saburra lingual.

Caso não tenha um limpador de língua, escove levemente com uma escova de cerdas macias e fique longe da parte de trás da língua, pois isso pode causar uma ânsia de vômito.

Um estômago vazio pode causar mau hálito

Sim, a falta de refeições pode causar mau hálito, pois reduz a produção de saliva necessária para eliminar bactérias dos dentes, da língua e das gengivas. Além disso, em grandes intervalos de jejum, o organismo não possuirá glicose para produzir energia.

Logo, o organismo degradará proteínas e gordura do corpo e, durante este processo, haverá eliminação de gases com odores ruins, que serão eliminados pela boca através da respiração.

O estresse também pode resultar em uma xerostomia, que pode causar problemas em dobro quando o aumento da acidez estomacal pode causar estresse. Goma e pastilhas podem aumentar o fluxo de saliva, assim como lanches entre as refeições, por exemplo, legumes frescos e frutas.

Fumar

Você sabe que fumar lhe proporciona o mau hálito do cigarro. Mas você está ciente de que o tabaco causa xerostomia e destrói anticorpos da saliva que combatem as bactérias?

Uso excessivo de bochechos

Pode parecer contraproducente, mas usar uma quantidade excessiva de enxaguante bucal pode realmente piorar um problema de mau hálito ao irritar o tecido dentário.

Para uma solução rápida, considere usar um enxaguante bucal. feito de água junto com algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta.

Veja algumas Estratégias para combater a halitose:

Enxaguar ou ingerir chás naturais: com base em pesquisas realizadas, fazer bochechos ou até mesmo a ingestão de determinados chás, como o chá de boldo ou chá com mel e limão combatem o desenvolvimento de bactérias que causam problemas bucais (cárie no dente, gengivite, mau hálito, etc.) e auxiliam na digestão dos alimentos.

Se você sofrer com xerostomia, tente chupar uma pastilha sem açúcar ou mastigar chiclete sem açúcar para estimular o fluxo de saliva. Além disso, beba mais água para hidratar o organismo e favorecer a formação de saliva.

Limpe sua língua: Para se livrar de qualquer resíduo que possa estar se acumulando nos sulcos língua, compre e use um raspador de língua.

Pare de fumar: Além de prejudicar toda a saúde geral do corpo, o fumo deixa a boca seca e aumenta o mau hálito.

Limpe as dentaduras sempre: Próteses parciais e totais podem absorver odores. Peça ao seu dentista para recomendar uma pasta ou solução para limpar suas dentaduras.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Conheça o nosso programa de combate ao mau hálito. Clique na imagem abaixo e saiba MAIS.

→ Mau hálito: causas e tratamento. O guia definitivo para acabar com este problema

 → Mau hálito: causas e tratamento. O guia definitivo para acabar com este problema

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização