mau hálito estomacal

→ Como acabar com o mau hálito estomacal?

Diariamente no consultório, ouço alguns pacientes perguntarem como acabar com o mau hálito estomacal. Então, vamos debater sobre o mau hálito estomacal para acabar com de uma vez por todas com todas as dúvidas sobre este assunto.

A halitose, nome científico do mau hálito (o famoso bafo de onça), atinge mais de 50 milhões de pessoas em todo o país. Há mais de 50 causas para o mau hálito, e muitas delas são desconhecidas para a maioria das pessoas.

Outras necessitam de uma explicação melhor, como é o caso do mau hálito estomacal. Será que existe mesmo ou é um daqueles mitos na internet?

É natural a associação entre o mau hálito ao estômago, principalmente quando a pessoa apresenta gastrite ou refluxo gastroesofágico. No refluxo gastroesofágico, a pessoa apresenta um gosto ruim na boca, sendo o principal motivo pelo qual as pessoas associam o mau hálito ao estômago.

Como falei acima, há mais de 50 causas para o mau hálito, porém nem o estômago nem o refluxo gastroesofágico participam desta lista. O gosto ruim que vem do refluxo gastroesofágico provoca um mau hálito passageiro, que tende a sumir após alguns segundos.

E de onde vem este mito que o mau hálito vem do estômago?

O pensamento de que o mau hálito estomacal acontece no jejum ou quando ingerem algum alimento com cheiro forte, como cebolas, alhos ou alimentos gordurosos.

O que ocorre é que quando o organismo passa um período longo sem receber alimentos, ele usará as  proteínas do corpo para gerar energia para seu funcionamento.

Nesta degradação, há a formação de gases com odor desagradável, que são lançados na corrente sanguínea e, na hematose (troca gasosa que ocorre nos pulmões) eles serão exalados pela boca através da respiração. Ocorre algo parecido quando se ingere alimentos com alta concentração de gordura, proteínas ou enxofre.

Além disso, o cheiro exalado pelo refluxo é diferente do que é encontrado nos casos clássicos de mau hálito, que é composto por gases derivados do enxofre (responsáveis pelo mau hálito). Neste caso, não há compostos derivados do enxofre no refluxo gastroesofágico.

MAU HÁLITO CAUSAS

  • Cárie dentária;
  • Gengivite (inflamação gengival);
  • Periodontite (doença periodontal ou piorreia);
  • Saburra lingual (língua branca);
  • Caseos amigdalianos (bolinhas brancas na garganta);
  • Ingestão frequente de alimentos gordurosos e com alto teor de proteínas;
  • Problemas intestinais (prisão de ventre);
  • Boca seca.

Então, a partir de hoje, esqueça este mito sobre o mau hálito estomacal. Há outras razões MUITO mais prováveis para a origem da halitose que requerem sua atenção! 

Há diversas causas para o mau hálito bem como tratamentos caseiros que podem ser feitos. É importante saber lidar com estes problemas. Clique na imagem abaixo e conheça nosso programa de eliminação do mau hálito.

→ Como acabar com o mau hálito estomacal?→ Como acabar com o mau hálito estomacal?

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]correia.com.br
error: Proibida a cópia sem autorização