→ Mucocele (a famosa bolha no lábio inferior): Causas | Tratamento

→ Mucocele (a famosa bolha no lábio inferior): Causas | Tratamento

Sabe aquela bolha transparente que apareceu no seu lábio? Pode ser mucocele! Mas não se preocupe. Quase sempre este problema tem tratamento simples, isto se não regredir sozinha! 

O que é mucocele (bolha no lábio)?

A mucocele nada mais é do que uma lesão benigna bastante comum. Na maioria esmagadora dos casos, esta bolha aparece no lábio inferior, porém pode aparecer também em outras regiões, como é o caso da língua (neste caso, recebe o nome de rânula).

A mucocele pode ter o aspecto transparente ou azulado, e quase sempre é indolor (não dói). Esta bolha no lábio inferior é causada pelo derramamento da saliva no tecido conjuntivo em decorrência de algum problema na glândula salivar do lábio inferior.

A glândula salivar se rompe ou fica literalmente entupida. Por isso ela forma esta bolha no lábio inferior. O tamanho da bolha varia, podendo ter desde 0,5mm ou até grande, como mostra a foto abaixo.

mucocele causas

Mucocele causas

Na maioria esmagadora dos casos, esta bolha tem como causa traumas nos lábios, que podem incluir pequenas pancadas ou até mesmo mordidas. Estes traumas podem causar o rompimento de uma glândula salivar, o que formaria a bolha no lábio inferior. 

Veja a figura abaixo. No rompimento do ducto da glândula salivar, a saliva é lançada em outro lugar, neste caso, no tecido conjuntivo, formando assim uma bolha no lábio.

A glândula produz saliva e esta passa pelo ducto salivar, que é como se fosse uma espécie de cano que irá transportar a saliva para a boca.

Mucocele dr. wilson correia

Mucocele tratamento

Como mencionei, a mucocele é uma lesão benigna, logo, não requer uma preocupação por parte do paciente, contudo, é necessário tratamento, que é feito pelo dentista.

Além disso, apesar de não oferecer riscos, é importante diferenciar esta lesão de outras lesões com aspectos semelhantes, como um câncer, no caso, o carcinoma mucoepidermóide (não se assuste! É algo MUITO raro, mas é importante diferenciar!). A mucocele NÃO É CÂNCER!

Em alguns casos, a bolha no lábio poderá regredir e desaparece, porém, na maioria dos casos, a remoção é feita pelo dentista no seu consultório.

O tratamento se dá pela remoção da glândula salivar deficiente. A cirurgia é simples e realizada sob anestesia odontológica. Em geral, a cirurgia dura menos de uma hora e sua recuperação é bastante tranquila! 

A mucocele é contagiosa? Ela pega?

Não, a mucocele não é contagiosa, uma vez que o problema é local e decorrente de um rompimento do ducto salivar, o que nada tem a ver com uma transmissão por vírus ou bactéria.

Posso estourar a mucocele em casa?

Em hipótese alguma esta bolha no lábio poderá ser estourada, uma vez que, além de poder causar alguma infecção no local, o tratamento consiste na remoção da glândula salivar. Se estourar a bolha, provavelmente ela aparecerá de novo.


Caso perceba alguma formação de bolha no lábio inferior, principalmente se coincidir com algum trauma no lábio, procure um dentista o mais breve possível.

Somente o dentista está apto a dar o correto diagnóstico e tratamento adequado para a mucocele. Nada de tentar obter o diagnóstico pela internet.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Comment on "→ Mucocele (a famosa bolha no lábio inferior): Causas | Tratamento"

  1. Elke Abreu

    Olá, a mucocele pode aparecer mais de uma vez no m~es no mesmo lugar?

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização