mucocele labial

→ Mucocele labial (bolha no lábio) – Causas | Tratamento

Alguns pacientes desenvolvem uma espécie de bolha no lábio inferior e ficam bem assustados. Estamos falando da mucocele labial que, na maioria dos casos, ocorre após um trauma ou pancada na boca.

É natural ficar um pouco preocupado quando um nódulo ou bolha aparece “do nada”. E quando isso ocorre com o filho é pior ainda. Mas não se preocupe.

Se o seu filho pequeno ou você desenvolver um inchaço simples dentro da boca ou no lábio inferior, pode ser uma mucocele (um cisto inofensivo). Ainda assim é inteligente examiná-lo, especialmente se for irritante ou se for dolorido.

MUCOCELE LABIAL CAUSAS

O que causa a mucocele labial? Na verdade, a mucocele nada mais é do que uma glândula salivar que produz saliva e, por algum motivo, foi traumatizada. Vamos entender:

Sua saliva na boca é formada por pequenas glândulas salivares e são liberadas através de pequenos tubos (dutos) para os dentes e a boca.

Em alguns casos, um dos ductos salivares pode ser rompido ou bloqueado. Isso geralmente ocorre em situações em que você morde ou chupa regularmente o lábio inferior ou a área da boca ou ainda quando sofre alguma pancada no lábio inferior.

Veja a foto abaixo. Perceba que o ducto glândula salivar que transporta saliva foi rompido. Logo, a saliva, que era para ser lançada na boca, está sendo levada para o tecido conjuntivo, o que provoca a formação da bolha no lábio inferior.

MUCOCELE LABIAL SINTOMAS

A Mucocele labial, como o nome já sugere, aparece nos lábios, com mais frequência no lábio inferior, porém a mucocele pode aparecer em outros lugares da boca, como a base da língua, como mostra a foto abaixo:

mucocele rânula

A mucocele, quando localizada na língua, é chamada de rânula. Embora raras, as rânulas linguais são consideravelmente maiores e podem causar problemas com a fala, comer e engolir.

Aspectos clínicos da Mucocele labial

  • Bolha no lábio inferior macia, redonda, e com forma de cúpula;
  • Superfície perolada ou semi-transparente ou de cor azulada;
  • 2-10 milímetros de diâmetro

MUCOCELE LABIAL TRATAMENTO

Em geral, a Mucocele labial freqüentemente desaparece sozinha, isto é, sem a necessidade de tratamento odontológico. Contudo, em alguns casos, a mucocele labial pode aumentar.

Em hipótese alguma você pode estourar a mucocele em casa. Além de não ter sucesso, ainda há o risco de infecção.  

Quando a mucocele labial não regride e some, o tratamento será através da remoção cirúrgica feita pelo dentista no consultório. A cirurgia é feita sob anestesia local odontológica e, em geral, dura cerca de 60 minutos.

Após retirar a mucocele labial, o dentista dará pontos no local, que serão removidos após 7 dias. É importante lembrar que, apesar de pouco frequente, a mucocele labial poderá voltar, mesmo após a cirurgia.

MUCOCELE PEGA?

A mucocele não pode ser transmitida porque não é causada por um vírus ou uma bactéria, mas sim porque houve uma ruptura no ducto da glândula salivar.

MUCOCELE É CÂNCER?

Como mencionei, a mucocele é uma lesão benigna (que, com grande chance, não trará grandes problemas) que tende a não ter maiores complicações. Ou seja, a mucocele não é câncer.

Porém,  apesar de não oferecer riscos à saúde, é importante distinguir a mucocele de outras lesões com aspectos parecidos, como um câncer, no caso, o carcinoma mucoepidermóide .


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Share:

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização