→ Charlatanismo: como saber se meu dentista é MESMO dentista?

Recentemente, apareceram diversas denúncias de “dentistas” que exerciam a profissão ilegalmente. Em outras palavras, charlatanismo na Odontologia.

No charlatanismo, Indivíduos que atuam de maneira ilícita, colocando em risco a saúde do cliente, que muitas vezes não sabe identificar se o profissional realmente é apto, do ponto de vista legal, para atuar naquela profissão.

Em alguns estabelecimentos, a Odontologia é exercida por indivíduos de nível médio, que possuem apenas o curso técnico, se passando por profissional odontólogo. muitas vezes despercebidos pelo cliente.

Quanto mais longe da capital, maior a dificuldade de fiscalização ao charlatanismo, logo maior a chance de se encontrar os famosos “charlatões”.

O conselho regional de odontologia apresenta, para cada estado, um site no qual você pode obter informações sobre a legalidade de atuação do profissional. Vamos utilizar o exemplo de Pernambuco com meu nome, por ex.:

Como mostra na foto abaixo, há uma opção na qual você pode localizar profissionais:

→ Charlatanismo: como saber se meu dentista é MESMO dentista?
No campo nome, você digita o nome do profissional que realizou a consulta. Você pode completar as informações, como colocar o nº do CRO ou o estado no qual ele exerce. Deixo claro que há necessidade da colocação dos dados completos. Um nome apenas, por ex., ocasionará em várias ocorrências:

→ Charlatanismo: como saber se meu dentista é MESMO dentista?
No fim, todos os dados sobre o profissional aparecem, como na tela abaixo:

→ Charlatanismo: como saber se meu dentista é MESMO dentista?

Caso dentista seja registrado, aparecerá esta tela com todos os dados. Se na sua cidade não possua este tipo de sistema, procure o CRO para saver mais informações sobre o profissional que atendeu, caso haja dúvidas quando à legalidade do profissional que prestou o atendimento.

É importante salientar que somente o Dentista está apto a realizar os procedimentos inerentes à saúde bucal.

Para os demais profissionais que fazem parte da equipe, os trabalhos devem ser realizados sob supervisão do dentista. No site do CRO, você pode encontrar o manual de saúde bucal, aonde pode encontrar a atribuição de cada participante da equipe do dentista.

É importante a participação da população para combater este tipo de prática. Caso haja certeza de que o indivíduo não é devidamente registrado para exercer a profissão, denuncie.

É comum a prática de baixos preços por parte destes “profissionais”, mas levando em consideração que eles muitas vezes não estão capacitados para executar tal procedimento, a relação custo – benefício vai por água abaixo.

A continuidade do atendimento por parte deste indivíduo pode colocar em risco desde sua saúde bucal até a sua vida.
→ Charlatanismo: como saber se meu dentista é MESMO dentista?→ Charlatanismo: como saber se meu dentista é MESMO dentista?


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.


Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
Dr. Wilson Correia
error: Proibida a cópia sem autorização