pressão alta periodontite

→ Tratamento da periodontite Reduz os Níveis de Pressão Arterial

Rate this post

Não é de hoje que se sabe da existência de correlações entre a doença periodontal, também chamada de periodontite ou piorreia (nome popular) com outros problemas de saúde, como problemas no coração ou na gestação.

Segundo estudos recentes, a periodontite também está associada a um aumento da probabilidade de pressão alta, de acordo com pesquisadores do University College London Eastman Dental Institute, que também encontraram uma redução nos níveis de pressão arterial após o tratamento da periodontite.

Tratamento da periodontite x  Pressão Alta

Estudos anteriores sugeriram uma ligação entre periodontite e hipertensão, mas pouco se sabe sobre a direção da associação. 

Os pesquisadores da UCL tiveram como objetivo verificar se os pacientes com periodontite tinham maior probabilidade de serem diagnosticados com pressão alta do que os indivíduos sem periodontite. 

A revisão sistemática também se propôs a investigar o efeito da terapia periodontal na pressão arterial sistólica (PAS) e na pressão arterial diastólica (PAD).

“A periodontite e a hipertensão afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Ambas as condições têm sido independentemente ligadas à incidência de eventos cardiovasculares, levando a grandes problemas de saúde e impacto significativo nos custos de saúde. Além disso, a hipertensão e a periodontite compartilham fatores de risco como diabetes, dieta pobre e tabagismo ”, disse a autora Eva Munoz Aguilera, especialista em treinamento em periodontologia no instituto. 

“Do ponto de vista biológico, essa associação é possível, uma vez que os microorganismos que causam a inflamação na doença da gengiva podem criar inflamação local e sistêmica, levando a danos nos vasos sanguíneos”, disse ela. “Estávamos interessados ​​em analisar a possibilidade de uma associação mais causal entre a doença da gengiva e a pressão arterial”. 

O tratamento da pressão alta, juntamente com a medicação e mudanças no estilo de vida, tem sido associado à diminuição do risco de complicações no coração e nos vasos sanguíneos e melhora da saúde geral. 

Da mesma forma, o tratamento da gengivite através de uma melhor higiene bucal e intervenções como tratamento periodontal não cirúrgico e cirúrgico por um profissional dentista leva a uma melhor saúde bucal, com estudos existentes apontando também para a redução da inflamação sistêmica.

“Se estiver comprovado que existe uma ligação entre a doença periodontal e a hipertensão, e que é causal, isso nos daria a oportunidade de atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento da doença da gengiva, a fim de contribuir, por sua vez , para a prevenção e tratamento da pressão alta, evitando as complicações devastadoras causadas pela pressão arterial elevada ”, disse Munoz Aguilera.

A revisão sistemática incluiu estudos observacionais e de intervenção que foram publicados antes de outubro de 2017, com uma pesquisa abrangente de MEDLINE, EMBASE, CENTRAL, LILACS e Web of Science para estudos observacionais e interventivos. Dois autores revisaram independentemente, selecionaram e extraíram os dados da pesquisa e avaliaram o risco de viés.

“O desfecho primário foi odds ratio ajustado para pressão alta em pacientes com periodontite (grupos moderado e grave). O desfecho secundário incluiu alterações da pressão arterial após a terapia periodontal. Também examinamos estudos que vão além da periodontologia – a hipertensão, estendendo nossa busca a artigos sobre doenças cardíacas, síndrome metabólica e outras condições crônicas e sistêmicas relacionadas à doença das gengivas, recuperando dados de pressão arterial de grande valor ”, disse Munoz Aguilera.

“O que é novo em nosso estudo é que estávamos olhando apenas uma direção para a associação: a doença da gengiva como um fator de risco potencial para a hipertensão. Excluímos estudos em que a hipertensão foi a variável de exposição / independente ”, disse ela. 

Sessenta e dois estudos preencheram os critérios de inclusão, com 21 considerados para meta-análise. O diagnóstico de periodontite moderada a grave foi associado com aumento de 30% a 50% da pressão arterial elevada. Quando a periodontite grave foi avaliada, calculou-se um aumento da estimativa. Em estudos de coorte examinando a associação, a periodontite previu a ocorrência de hipertensão. A avaliação de viés revelou um risco baixo a moderado para todos os estudos. 

“Quando analisamos estudos relatando os efeitos da terapia das gengivas nas medidas da pressão arterial, observamos uma tendência de diminuição da pressão arterial após o tratamento periodontal. Dois dos três estudos de intervenção incluídos na revisão confirmaram uma redução na pressão arterial após terapia periodontal, variando de uma média de PAS = 1 a 12 mmHg e de PAD = 0 a 10 mmHg ”, disse Munoz Aguilera. 

“Esta redução aponta muito para o tratamento da doença da gengiva, reduzindo a inflamação sistêmica. De acordo com os resultados, estimamos que o tratamento da doença gengival em pacientes com pressão sangüínea aumentada pode estar na faixa ou até maior do que o esperado com um medicamento para pressão arterial, então isso é bastante significativo. No entanto, estes são os primeiros dias ”, disse Munoz Aguilera.

“Precisamos de mais pesquisas, como estudos longitudinais e ensaios clínicos randomizados controlados com pressão arterial como desfecho primário, para confirmar esse efeito. Devido ao tamanho da amostra necessário para conduzir pesquisas adicionais sobre esse tópico, esses estudos serão onerosos. Esperamos unir forças com outros profissionais de saúde para continuar nossa pesquisa ”, disse ela.  

“As implicações de nossas descobertas são que devemos conscientizar os profissionais de saúde, pacientes e formuladores de políticas de que há uma associação entre a doença gengival e a hipertensão. Aconselhamento de saúde bucal deve ser dado a todos os pacientes com hipertensão, bem como com outras condições associadas à periodontite, como diabetes, gravidez, etc ”, disse Munoz Aguilera. 

“Por outro lado, os pacientes com periodontite devem ser informados de que existe um risco maior de desenvolver hipertensão e dar conselhos sobre mudanças no estilo de vida. Até o momento, sabemos que a prevenção e o tratamento da periodontite proporcionam melhor saúde bucal, sistêmica e melhoria da qualidade de vida. Além disso, seu tratamento pode ajudar a prevenir / melhorar a hipertensão ”, disse ela. 


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]