Piercing na boca

→ Piercing na boca – por que você NÃO deve fazer com qualquer um

Dez vez em quando, atendo um paciente com um piercing na boca. Embora seja mais relacionada à adolescência, esta prática vem desde a antiguidade.

Contudo, esta prática pode gerar danos graves, tanto à saúde bucal quanto à geral. Iremos debater neste blog os riscos da colocação de determinados tipos de piercings orais, que por sua vez, podem ser maléficos.

piercing na boca fotos

 

piercing na boca fotos

1 – Colocação de piercing na boca x Anatomia oral

Na busca pela novidade e no diferente, a prática de colocação do piercing na boca vem aumentando no decorrer dos anos. Com o aumento da frequência da colocação, aumentam-se também os riscos desta prática.

→ Piercing na boca - por que você NÃO deve fazer com qualquer um

A cavidade oral, bem como os tecidos orais adjacentes, apresenta estruturas importantes para a vitalidade do tecido.

Tecidos, vasos e nervos são encontrados nestas regiões, bem como em todas as partes do corpo. A intervenção cirúrgica nestas áreas, sem o conhecimento da anatomia bem como biossegurança pode comprometer a saúde do indivíduo.

Por exemplo, a colocação de piercing na língua é algo com diversos riscos à saúde envolvidos porque há muitos vasos e nervos na língua que, em caso de lesão, poderão causar deste eventos de hemorragia até lesões nervosas ou infecções.

piercing na língua fotos anatomia dental

2 – Tipos de piercing na boca

Há diversos tipos de piercing na boca:

A – Piercing dental ou piercing no dente: como o nome já sugere, este tipo de piercing na boca é colocado nos dentes: dentre as modalidades de piercing na boca, o piercing dental é a única técnica que é realizada pelo dentista e que apresenta total segurança, não somente por ser realizada por um profissional capacitado e conhecedor das estruturas orais, mas sim porque não há necessidade de intervenção cirúrgica para sua colocação.

piercing no dente fotos

O piercing dental é “colado” na superfície dentária, por motivos exclusivamente estéticos (para deixar o sorriso mais bonito e estiloso). Ao contrário do que muita gente pensa, não é necessário furar o dente para colocar o piercing e o procedimento não causa nenhuma dor no paciente.

piercing no dente fotos

O piercing dental pode ser utilizado em qualquer indivíduo, porém a procura é mais comum em adolescentes e adultos jovens. Embora o piercing dental seja fixado com um agente adesivo, o tempo de duração varia muito, durando geralmente poucos meses.

→ Piercing na boca - por que você NÃO deve fazer com qualquer um

A técnica para a colocação do piercing dental é relativamente simples, rápida e segura. O custo também é baixo, quando comparado a outros tratamentos estéticos, como o clareamento dental. Além disso, é a única técnica de piercing na boca que não traz riscos à saúde.

O Piercing dental pode estragar o dente?

Quando não há uma higiene bucal adequada, o piercing no dente poderá acumular placa bacteriana, comprometendo não somente a estética do piercing no dente como também podendo causar problemas, como a cárie dentária.

O que fazer para o Piercing no dente durar mais tempo?

Fazendo as ações abaixo, será possível fazer com que o piercing no dente fique mais tempo grudado:

  • Evite morder alimentos muito duros;
  • Nada de escovar os dentes com muita força;
  • Evite ficar mexendo no piercing no dente.

B – Piercing na boca em tecidos moles: bem diferente da situação acima, estes tipos de piercing na boca são colocados mais comumente nas bochechas, línguas e lábios.

→ Piercing na boca - por que você NÃO deve fazer com qualquer um

Não são realizados por profissionais que conhecem a anatomia humana e, algumas vezes, podemos encontrar pouca ou nenhuma biossegurança no local de trabalho.

Piercing na língua 

O piercing na língua é um dos que mais causam problemas de saúde, pelos motivos explicados acima. De forma geral, os problemas que a colocação do piercing na língua pode causar são:

  • Hemorragias na língua;
  • Lesões nervosas;
  • Infecção na língua;
  • Mau hálito;
  • Possibilidade de ferimento da mucosa gengival, podendo causar a gengiva retraída.

piercing na língua fotos


piercing na língua fotos

Além disso, há estudos que correlacionam a colocação de piercing no língua com o contágio das hepatites B, C e D. Não podemos esquecer do risco de infecção que pode ocorrer em um piercing na língua, como mostra a foto abaixo:

piercing na língua infecção

 

Piercing no lábio

Da mesma forma que o piercing na língua, o piercing no lábio pode também trazer diversos prejuízos ao paciente, tais como:

  • Hemorragias na língua;
  • Lesões nervosas;
  • Infecção no lábio;
  • Mucocele (bolha no lábio);
  • Possibilidade de ferimento da mucosa gengival, podendo causar a gengiva retraída.

Tanto o piercing na língua como o piercing no lábio podem causar traumas constantes nos tecidos, sendo este responsável pelo aparecimento de câncer.

piercing na boca


piercing na boca

3 – Piercing na boca x saúde geral

Em decorrência da ausência de conhecimento do corpo humano, no que diz respeito às estruturas nobres, e na possibilidade de falha na biossegurança do local (ambiente limpo, aparelhos de esterilização, profissionais capacitados, etc.), a possibilidade de problemas nas regiões onde os objetos foram colocados é consideravelmente grande. 

Os problemas que podem ser causados pelo piercing na boca são:

  • Infecção no local: pela ausência de biossegurança, tanto do ambiente como do material utilizado no processo. Além disso, a ferida aberta propicia o desenvolvimento de infecções;
  • Lesões nervosas: O desconhecimento das estruturas orais pode ocasionar lesões inerentes à colocação, podendo ser temporárias (semanas ou meses) ou permanentes. Dificuldades de gustação, fonação e movimentação podem ser encontradas;
  • Contágios de doenças: como hepatites B e C;
  • Inflamação no local do piercing na boca: Como são regiões que vivem em constante movimento e apresentam uma certa dificuldade de higienização, além dos motivos acima, pode ocorrer quadro inflamatório no local;
  • Hemorragia abundante: Por ausência de uma técnica de sutura no local, vascularização excessiva na área e por movimentação constante e involuntária (língua);
  • Cicatrizes: Nos casos de piercings na face, como geralmente não há sutura (ponto) no local, a cicatrização ocorre de maneira mais lenta (de dentro para fora) e a não aproximação das bordas da ferida proporcionam cicatrizes mais marcantes;
  • Ingestão dos piercing da boca: Embora ocorra com menos frequência, há casos de ingestão de piercings mal colocados;
  • Endocardite bacteriana: há chance que, bactérias existentes na cavidade bucal penetrem na ferida aberta, alcançando a circulação e comprometendo as válvulas cardíacas. Tal quadro pode levar o indivíduo à morte;
  • Fraturas dentais: Traumas dentais podem ser causados por piercings grandes;
  • Interferências na mastigação, fala e deglutição;
  • Doenças relacionadas a traumas contínuos: quanto maior a vida do piercing na boca, maior será a chance do aparecimento de inflamações, infecções e até mesmo de câncer, pois temos um caso de um trauma de baixa intensidade e contínuo, sendo um possível responsável pelo aparecimento do câncer bucal. Deixo claro aqui que esta condição não necessariamente o uso do piercing na boca causará câncer. Outros fatores estão relacionados com o aparecimento;
  • Hipersensibilidade ao metal do piercing na boca.

4 – Quando procurar um dentista

Acredito que a maioria esmagadora dos dentistas sejam contra à colocação de piercing na boca. Caso você queira colocar mesmo assim, alguns cuidados devem ser observados.

Procure saber informações sobre o local onde irá colocar. Se o estabelecimento apresenta condições de atendimento, se tem boas indicações, se apresenta liberação da vigilância sanitária, etc. Tudo isso influenciará no resultado final.

E, após a colocação, notar que o sangramento não cessa, que há inflamação e infecção persistente no local, febre e dor contínua, procure um profissional dentista.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização