piercing na língua

→ Piercing na língua pode trazer danos aos dentes e gengivas

Pessoas com piercing na língua parecem mais propensas a sofrer de doença gengival com mais frequência do que aquelas com piercing no lábio, concluiu um estudo suíço.

Os pesquisadores descobriram mais casos de sangramento, gengiva retraída ( retração gengival ) ou  gengiva inflamada entre um grupo de 14 pacientes com piercing na língua, disse o pesquisador sênior Dr. Clemens Walter, vice-superintendente do Centro Universitário de Odontologia da Universidade de Basiléia, na Suíça.

“Quanto mais próximos os dentes estavam de um piercing na língua, mais afetados eles eram”, disse Walter.

Por outro lado, a saúde da gengiva de sete pacientes com piercing no lábio não foi afetada pelas jóias, de acordo com os resultados apresentados no recém-concluído Encontro da Federação Europeia de Periodontologia em Amsterdã.

Piercing na língua pode ser mais nocivo do que se imagina

Um estudo separado da Bélgica descobriu que duas mulheres jovens (com idades entre 27 e 32 anos) com piercing na língua sofreram danos repetidos devido à pressão do metal contra os dentes.

piercing na língua fotos

Após oito a dez anos, as mulheres tiveram seus piercings removidos após o sangramento da gengiva e a infecção resultou em abscessos repetidos, dentes soltos e movimento dos dentes fora de sua posição normal, disseram os pesquisadores.

“Para ambos os pacientes, o tratamento cirúrgico demorado e caro e os antibióticos eram necessários, e a regeneração completa do tecido perdido não poderia ser alcançada”, disse Bernard Loir, dentista em Bruxelas, em um comunicado preparado. Ele apresentou as descobertas no mesmo encontro.

→  Piercing na língua pode trazer danos aos dentes e gengivas

Piercings na língua interferem em comer, engolir e falar, e causam irritação e danos constantemente esfregando e clicando contra os dentes e gengivas, disseram Walter e Loir.

“Pacientes com piercing na língua sempre brincam com o piercing e empurram o piercing até os dentes, especialmente os dentes inferiores da frente, causando irritação mecânica”, disse Walter.

O porta-voz da American Dental Association, Dr. Tyrone Rodriguez, compara piercings na língua a “pequenas bolas de demolição” dentro da boca.

“A estrutura dura bate contra o dente, e esse rosqueamento constante causa micro-rachaduras que acabam se tornando grandes rachaduras que fazem com que a estrutura do dente falhe ou o dente fique muito, muito sensível”, disse Rodriguez, pediatra em Moses Lake, Lavar.

Os piercings na boca também aumentam a chance de infecção de uma pessoa, dado que a boca humana é hospedeira de mais de 500 tipos conhecidos de bactérias, fungos e vírus, acrescentou Rodriguez.

“A boca se mantém bastante bem, mas nós empurramos as coisas em favor de sermos complicados quando fazemos um buraco nessas barreiras de proteção”, disse Rodriguez. “Muitos dos insetos que temos na boca são considerados oportunistas. Sempre que temos uma lesão ou lesão, eles tentam se aproveitar.”

Walter acredita que, se os pacientes se preocuparem com a saúde bucal, eles removerão o piercing de língua o mais rápido possível.

“Eles têm que removê-lo. Não há outra escolha”, disse Walter. “De acordo com meus dados e os casos que eu vi, eles têm que remover, e geralmente eles fazem isso. Se você explicar para o paciente, ele remove o piercing na boca“.

As pessoas que se recusam a remover o piercing na língua devem praticar saúde bucal imaculada, disse Rodriguez.

“A melhor opção é sempre não ter o piercing na língua, mas se você quer ou deve ter o piercing, mantê-lo limpo é de vital importância. Também é útil ter um piercing na língua que você pode remover para que você possa limpá-lo corretamente”, disse Rodriguez.

Piercers também devem abster-se de vaping ou fumar tabaco ou maconha, acrescentou Rodriguez.

“Se você tem um piercing na língua e está sendo literalmente bombardeando com todos esses agentes irritantes e potenciais cancerígenos, isso complica as coisas”, disse o pesquisador.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização