Prótese parcial removível

→ Reabilitação Oral parte III – Prótese parcial removível (PPR)

Seguindo com os tipos de reabilitação oral, vamos seguir com um dos tipos de próteses mais utilizados pela população: a prótese parcial removível, conhecida como PPR.

Assim como as demais próteses, a prótese parcial removível tem como meta recuperar esteticamente e funcionalmente a cavidade oral do indivíduo, a partir de dentes artificiais. 

1 – O que é a prótese parcial removível?

A prótese parcial removível, assim como as demais próteses, é um artifício que o dentista faz uso para recuperar a função mastigatória da cavidade bucal do indivíduo.

É utilizada quando há perda parcial dos dentes e, assim como a prótese total convencional, pode ser removida da cavidade oral no momento que o indivíduo desejar.

As perdas dentárias se dão pelos mesmos motivos das demais próteses:

Cárie dentária;

Doença periodontal;

Patologias associadas (ex. cisto ou tumor);

Trauma dental.

2 – Como se dá o preparo e colocação da prótese parcial removível?

O preparo é muito parecido com o das demais próteses dentárias. Existe a fase clínica, na qual o cliente procura um protesista (dentista que realiza a especialidade de prótese), e é definido, a partir de um planejamento e discussão o tipo de prótese dentária que será colocado.

→ Reabilitação Oral parte III – Prótese parcial removível (PPR)

A partir daí, há um trabalho em conjunto entre o dentista e o protético (responsável somente pela parte laboratorial, isto é, construir a peça protética), alternando com visitas freqüentes do cliente ao dentista, para que se possa realizar os devidos ajustes.

Diferente da prótese dentária total (dentadura), no qual o apoio é feito na mucosa ou em implantes, a PPR é apoiada em mucosa e dentes. 

→ Reabilitação Oral parte III – Prótese parcial removível (PPR)

Escolhem-se os dentes que serão utilizados como suporte e cria-se apoio neles. No caso das Prótese Parcial Removível, os conectores (grampos) serão apoiados nos dentes, a fim de se conseguir uma correta retenção, impedindo que a peça se desloque com facilidade da boca.

Existe hoje no mercado Prótese Parcial Removível com resina que copiam o formato do grampo, contribuindo para uma Prótese Parcial Removível mais estética.

Ainda há os tipos de PPR que tem retenção apenas em mucosa, sem os grampos. Esse tipo de prótese é comumente visto na população, porém deve-se lembrar que a retenção desta prótese é pobre, quando comparada aos demais tipos.

 3 – Como se dá a adaptação à Prótese parcial removível?

Como as próteses totais, as Prótese Parcial Removível requerem um período de adaptação, visto que haverá um novo elemento na cavidade oral. No início, dificuldades de mastigação, fonação, enjôos são achados freqüentes nestes tipos de próteses.

Estudos mostram que 40 a 50% dos clientes não usam  a  Prótese Parcial Removível devido a problemas de adaptação. A adaptação também está relacionada com o nº de dentes perdidos. Quanto maior o número de dentes ausentes, maior a dificuldade de adaptação.

Os grampos que servirão como apoio podem ocasionar lesões traumáticas no primeiro momento. Assim, como as próteses totais, as Prótese Parcial Removível inferiores podem sobre influência da língua, tanto no que diz respeito ao trauma da mesma como a dificuldade de adaptação.

Vale salientar que, os grampos de apoio não danificam os dentes, quanto os mesmos estão em condições normais de saúde dental.

4 – Como se faz a higiene da Prótese Parcial Removível?

A higiene bucal da PPR se dá de maneira semelhante ao das próteses totais. A má higiene bucal e da prótese pode ocasionar problemas na mucosa e nos dentes de apoio, o que pode causar a perda dos elementos dentários de apoio, e logo da peça protética. A higiene da peça é simples:

  • Utilizar escovas com cerdas macias ou escovas apropriadas para dentaduras ou PPR, associadas com água e sabão ou até mesmo pasta dental;
  • Para idosos e portadores de deficiência, há no mercado agentes químicos efervescentes que contribuem para a higienização, porém, sem substituir a higiene com a escova;
  • Durante a higiene da peça, tenha cuidado para não derrubar a peça na pia e quebrá-la. Para isso, coloque alguma proteção na pia, como uma toalha;
  • Se for possível dormir sem a prótese, coloque-a dentro de um copo com água e bicarbonato de sódio (1 a 2 colheres de chá para um copo);
  • Evitar utilizar agentes polidores e/ou água sanitária para não comprometer a estrutura da dentadura.

Prótese Parcial Removível x doenças oportunistas

Quando falamos de um ambiente quente e úmido, é impossível não correlacionar com fungos. Na boca não seria diferente.

Próteses dentárias mal adaptadas e mal higienizadas são ambientes favoráveis ao desenvolvimento de candidíase oral, com lesões que podem ser diagnosticadas facilmente por qualquer dentista.

Aqueles clientes que sempre tiveram tártaro na vida devem ser monitorados pois com grande chance apresentaram este problema na peça protética.

Embora a área da PPR que tem sustentação em mucosa seja muito menor que a da prótese total, há chance de desenvolvimento de fungos existe.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Comment on "→ Reabilitação Oral parte III – Prótese parcial removível (PPR)"

  1. Ministério da Saúde

    Olá, blogueiro(a)!
    Através do programa Saúde Não Tem Preço, agora os brasileiros passam a ter acesso gratuito aos medicamentos para controle da diabetes e hipertensão.
    Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar esta novidade. Se tiver interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com [email protected]
    Para saber mais sobre a campanha, acesse: http://www.saudenaotempreco.com
    Você também pode nos seguir no Twitter: http://www.twitter.com/minsaude
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização