→ Resina pra retração gengival: funciona mesmo?

Olá pessoal!

Um dos tratamentos para retração gengival é a colocação de resina composta na superfície exposta, com objetivo de melhorar a estética e recobrir a exposição radicular, que comumente causa sensibilidade no indivíduo.

Caso não tenha lido os post de retração gengival e sensibilidade dentinária, clique aqui e aqui, respectivamente, para ficar por dentro do assunto.

→ Resina pra retração gengival: funciona mesmo?
Um dos problemas do recobrimento das retrações é que às vezes, o dente não fica com um resultado satisfatório, do ponto de vista estético, findando em um dente alongado. Vamos pegar por ex., esta foto ao lado. O recobrimento com resina iria cessar ou diminuir o problema da raiz exposta, mas esteticamente, o dente iria continuar “alongado”.

No mercado odontológico, há uma resina vermelha que simula a cor da gengiva, recuperando muito bem a estética gengival, eliminado o efeito de dente alongado. No site da Dra. Mariana (http://marianavestphal.blogspot.com/) há um caso clínico interessante. Observem o resultado final

Antes

→ Resina pra retração gengival: funciona mesmo?

Depois

→ Resina pra retração gengival: funciona mesmo?

Esteticamente, fica um resultado muito superior ao da resina composta convencional (branca) visto que a cor acompanha o aspecto gengival. A técnica de colocaçao é semelhante as resinas convencionais e o custo também não é alto, por mais que seja um tratamento “estético”.

Share:

Comment on "→ Resina pra retração gengival: funciona mesmo?"

  1. Renata

    Boa tarde,
    Dr. estou com retração gengival no 2º pré-molar. E pelo desconforto da sensibilidade fui ao dentista em janeiro. Ele aplicou a anestesia, usou aquele "aparelhinho chato" (broca)tipo tivesse desgastando um pouco o dente e colocou resina. Hj pela manhã ao fazer a escovação a resina caiu! Penseee numa dor (quando a água bateu). Resultado não tenho coragem de voltar nele, tô muito tensa, mastigando só de um lado. Por causa da dor não aguento nem passar a língua no dente. Mas vi que ele desgastou o "pé do dente". Tipo, ele fez um "buraco" p/ resina poder colar. Sem falar que uso aparelho e extraí o 1º molar. Eu estou tão sem paciência q se pudesse arrancava. :X O danado do dente tá bonzinho(s/ cárie). Tô aflita 🙁 O que vc me sugere?

  2. Dr. Wilson Correia Júnior

    Prezada,

    Agora que li seu primeiro post! Rs.

    Converse com ele sobre o assunto. Se a dor for só quando bate algo em cima, já é um indicativo de que não deverá ser canal. Além disso, a pasta dental que ele te passou deve aliviar bastante.

    Mas só uma avaliação clínica vai dizer!

    Melhoras!

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
Dr. Wilson Correia
error: Proibida a cópia sem autorização