restauração dentária de resina

→ 10 dúvidas sobre restauração dentária de resina (da cor do dente)

Um dos artigos que possuo mais visitas é o que faço um comparativo entre restauração dentária de amálgama (restauração prateada) e a restauração dentária de resina composta (da cor do dente). Associado a isso, recebi e recebo até hoje diversas dúvidas sobre o assunto.

Vamos discutir hoje sobre a restauração dentária de resina composta (da cor do dente), muito solicitada por diversos pacientes, principalmente por razões estéticas. Afinal, a restauração fica branquinha da cor do dente.

Termos relacionados a este artigo:

  • Restauração branca;
  • Restauração da cor do dente;
  • Obturação dente;
  • Obturação da cor do dente;
  • Obturação doendo;
  • Obturação de dente

O que é a restauração dentária de resina (da cor do dente)?

A restauração de dente ( conhecida popularmente como obturação de dente ) com resina composta tem por objetivo reconstruir a estrutura do dente perdida por diversos motivos. Em geral, usa-se resina no dente nos casos de cárie dentária e traumatismo dentário (dente quebrado).

O uso da restauração de resina vem crescendo principalmente por motivos estéticos, pois a restauração fica da mesma cor do dente, não sendo possível perceber que aquele dente foi restaurado (ou obturado, como é conhecido popularmente).

Há muitas dúvidas que cercam este tipo de obturação de dente que serão discutidos aqui hoje.


10 dúvidas sobre restauração dentária de resina (da cor do dente)

1. Depois de quanto tempo poderei mastigar em cima do dente restaurado com resina composta?

Durante a realização da restauração de resina, a mesma é colocada mole no dente, para que o dentista possa adaptá-la nas paredes do dente com mais facilidade.

Logo após isso, o dentista faz o uso do fotopolimerizador (a famosa luz azul), que vai endurecer aquela obturação no dente em segundos. Logo, será perfeitamente possível que o paciente se alimente normalmente.

restauração dentária de resina fotopolimerizador


2. É verdade que não posso ingerir alimentos corantes quando se faz uma restauração dentária de resina?

Em partes. Embora o dentista faça uso da luz azul para endurecer a resina, uma pequena parte dela endurecerá após alguns dias.

Por isso, o dentista pede ao paciente que ele evite alimentos potencialmente corantes (refrigerantes, por exemplo) nos dois primeiros dias, uma vez que a restauração pode absorver pigmentos do corante.

obturação branca

Veja bem: não é que você vai tomar uma fanta e ficar com o dente laranja. A questão é que PODE ter um comprometimento estético no dente que, muitas vezes, não é percebido pelo paciente.


3. Acabei de fazer a obturação de resina e sinto algo “topando” quando mordo. O que fazer?

Após o procedimento, o paciente pode não relatar ao dentista que, quando morde, há algo estranho na mordida, como se estivesse topando em algo (e está realmente).

Por mais que o dentista cheque a mordida com um papel carbono (para identificar pontos altos na restauração do dente), o paciente pode relatar que sentiu após algumas horas. O paciente também pode relatar que, quando morde, sente como se fosse uma “areia no dente”.

Se o problema não for resolvido, o paciente pode desenvolver um quadro chamado periodontite apical aguda, que nada mais é do que uma dor de dente no final da raiz.

A resolução disso é bem simples, na qual o dentista vai ajustar a restauração, e o paciente vai voltar a morder normal.


4. Coloquei uma obturação de resina no meu dente e agora ficou doendo. O que fazer?

Pode ocorrer também do paciente relatar que fez a restauração de resina no dente e ficou doendo depois. Durante a realização da obturação de dente, são usados produtos químicos para criar uma adesividade no procedimento, que vai literalmente colocar a resina no dente.

dor de dente remédio aliviar dor de dente

Esses produtos podem causar uma leve irritação nos tecidos do dente. Na maioria esmagadora dos casos, este incômodo cessa com 15 dias, com diminuição grande nos três primeiros dias.

Por outro lado, se continuar doendo ou perceber que a dor de dente está aumentando, vá ao dentista imediatamente, pois é importante reavaliar a obturação de dente e até mesmo pensar na hipótese de tratamento de canal no dente.


5. Quando passo a língua em cima da restauração no dente, sinto que está áspero e grosso.

Talvez seja um dos problemas mais fáceis de resolver. Trata-se apenas de realizar um polimento na superfície do dente que está com a superfície rugosa. Tal procedimento é realizado pelo dentista.


6. Todo mundo pode usar obturação de resina no dente?

Na maioria esmagadora dos casos, sim. Contudo, é importante saber que há restrições para o uso de restauração dentária de resina, como por exemplo o alto índice de cárie dentária. Nestes casos, opta-se pela restauração de amálgama.


7. Por quanto tempo a restauração de resina se mantém branquinha? Ela pode escurecer?

A cor da restauração de resina tende a perder o aspecto branco da cor do dente com o passar do tempo (anos). Esse tempo é reduzido se o paciente fizer uso frequente de alimentos potencialmente corantes. 

Outro aspecto que deve ser mencionado é o uso de cigarro. Em poucas semanas, as restaurações de resina estarão manchadas pelo uso frequente do cigarro.


8. Coloquei resina nos meus dentes e eles ficaram sensíveis

Alguns pacientes relatam sensibilidade após restauração de resina no dente, que dura semanas ou até meses. Isso geralmente pode ocorrer em duas situações:

  • Quando o paciente já tem histórico de dentes sensíveis;
  • Quando a cavidade (buraco) do dente é muito profunda.

De uma forma ou de outra, é possível que o dentista intervenha a fim de diminuir esta sensibilidade nos dentes. 


9. Fiz uma restauração de resina e dói quando mastigo

Outra queixa que também pode ocorrer é relatos de dor de dente durante a mastigação. Alguns pacientes mencionam que sentem até estalos no dente, como se a restauração dentária estivesse quebrando por dentro.

Tal situação deverá ser discutida com o dentista, pois existe realmente a possibilidade da restauração ter quebrado por dentro, sendo necessária a substituição dela. Uma radiografia identificará se há alguma falha na restauração do dente.

10.Coloquei resina no dente e ele virou um tratamento de canal

A necessidade de tratamento de canal, na maioria dos casos, ocorre por cárie dentária ou trauma dental. Poucos são os casos nos quais uma restauração de resina lesiona o nervo do dente a tal ponto que tenha que fazer um tratamento de canal.


Embora as restaurações de resina apresentem uma estética dental bastante agradável, há indicações para seu uso. É importante discutir com o dentista antes de partir para a colocação, principalmente se for para substituir a restauração prateada pela de resina.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização