retração de gengiva

→ Estou com retração de gengiva (retração gengival): o que fazer?

Pode ser assustador ou doloroso ter retração de gengiva, mas você não precisa se preocupar. Há muitas coisas que você pode fazer em sua própria casa para prevenir o aparecimento da retração gengival. 

O passo inicial para abordar uma questão de saúde dental seria conversar com seu dentista para descobrir se a sua saúde bucal requer mais medidas.

Razões para a retração de gengiva

A retração gengival ou recessão gengival ocorre quando o tecido gengival é recuado e diminui sua posição ao redor do dente, expondo as raízes dos dentes.

Isso geralmente é causado por uma variedade de fatores, sendo o mais comum a placa bacteriana ou o tártaro no dente.

Conheça as razões mais comuns para a retração gengival:

  • Escovação dos dentes ou uso do fio dental com força excessiva: Seja gentil com seus dentes e não se esqueça de que, para cuidar adequadamente dos dentes, não é necessário força;
  • Genética: As características da sua gengiva são baseadas na sua genética, assim como toda as partes do seu corpo. Se qualquer um dos pais tiver retração gengival, você tem um risco maior de também ter a gengiva retraída;
  • Posicionamento anormal do dente: Caso seus dentes não estejam alinhados entre si, a recessão gengival pode acontecer em casos como este;
  • Bruxismo ( Ranger os dentes ) –  Você freqüentemente acorda com dor de cabeça? O seu parceiro ou parceiro reclama que você simplesmente fica rangindo os dentes? Este hábito pode ser a razão para muitas doenças dentárias, não apenas a retração de gengiva, portanto, informe ao seu dentista saiba imediatamente se você sentir que trem bruxismo. O rangimento dos dentes pode ser tratada facilmente e sem dor com um protetor bucal e muitas outras opções disponíveis.
  • Trauma ao tecido gengival: O tecido da gengiva pode retroceder sempre que uma lesão traumática tenha ocorrido no dente ou nos dentes;
  • Higiene bucal deficiente: Caso sua rotina de higiene bucal seja questionável, a retração de de gengiva pode ser uma consequência de problemas gengivais, como a gengivite ( inflamação gengival ) ou periodontite ( piorreia ).

Não fique preocupado. Independente do que causou a sua retração gengival, há tratamento para este problema.

Tratamento de retração gengival

Se a sua retração gengival provoca pouco ou nenhum incômodo, isso é ótimo! Quando diagnosticada no começo, implica que você provavelmente não precisará de tratamento profissional para repará-lo.

Seu dentista pode ajudá-lo a descobrir a causa e pode instruí-lo sobre como você pode lidar com isso. 

Contudo, caso a retração de gengiva cause dor de dente, principalmente quando se ingere alimentos gelados ou doces, será necessário um tratamento da gengiva retraída, que poderá ser desde o recobrimento da retração gengival com resina até uma micro cirurgia gengival, caso a retração de gengiva seja muito grande.

O tratamento cirúrgico da retração gengival será feito pelo periodontista, o dentista especialista em tratamento de gengiva.

Além de ajudá-lo a alterar os hábitos que causaram a retração gengival, seu dentista irá determinar se você realizar limpeza dos dentes mais profunda, conhecida como raspagem e alisamento da raiz.

Isso normalmente é a solução para a retração gengival causada por doenças gengivais, como a periodontite. O dentista também indicará uma escova de dentes e a passará instruções da melhor maneira de cuidar da saúde bucal para ajudá-la a se recuperar.

Com relação ao motivo de sua retração de gengiva, é possível que haja a necessidade de um procedimento cirúrgico.

Este processo será realizado pelo periodontista e é conhecido como um enxerto de gengiva. Seu periodontista permite que você saiba muito mais sobre esse processo e como serão os resultados.

Tomar o cuidado adequado de sua saúde bucal é essencial. A saúde da boca é um excelente indicador do bem-estar geral, bem como um dente infeccionado pode afetar todo o seu corpo.

Seja cuidadoso e zeloso com seus dentes e vá ao dentista caso sinta alguma dor de dente causada pela retração de gengiva.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização