cárie no dente causas

→ Sinais de que você está com cárie no dente

Rate this post

A cárie dentária é bastante comum. Como diversas pesquisas na Saúde destacam, a única condição real mais prevalente que a cárie no dente é o resfriado comum.

Se você nunca teve cárie dentária, pode perguntar: “Como é a dor que a cárie causa?” A resposta  depende do nível de avanço da cárie. Alguns alimentos, por exemplo, doces, podem desencadear o desconforto razoável.

Como a cárie dentária se forma?

A área da boca é naturalmente preenchida com bactérias. Um número pequeno destas bactérias é perfeitamente saudável e comum. Outras bactérias podem ser nocivas ao corpo.

Ao consumir algo açucarado, por exemplo chocolate, ou tomar uma bebida açucarada, a bactéria come os açúcares dentro da substância.

Depois disso, produz ácidos, que são fortes o suficiente para destruir o esmalte do dente, caso a higiene bucal não esteja adequada. A destruição do esmalte do dente forma pequenas cavidades (cárie dentária).

Nos estágios iniciais, a cárie no dente pode ser revertida a partir do processo de remineralização da área do esmalte que perdeu minerais. Isso é feito pelo uso do flúor.

Escovar os dentes com uma pasta de dente que contém flúor pode ajudar a restaurar o esmalte e reverter os resultados das cáries dentárias.

Sinais de que você está com cárie no dente

Exatamente como é uma cavidade formada por uma cárie no dente? Nos primeiros estágios, o paciente não identificará a lesão no esmalte.

Não há nenhum nervo dentro do esmalte do seu dente, então quando a cárie está dentro dessa camada, as chances são de que você não sinta um nenhum tipo de dor.

Quando a cárie no dente progrediu o suficiente para alcançar os tecidos mais macios dentro do dente, nos quais a dentina e os nervos do dente estão, você pode notar indícios de uma cavidade, pois os dentes podem parecer sensíveis e você sentirá algum desconforto, especialmente depois de consumir doces, comidas quentes ou alimentos frios. O desconforto pode ser bastante leve ou pode ser acentuado e intenso. 

Com relação ao tamanho da cavidade, você pode ver a prova dentro da boca. A cárie dentária, por vezes, cria buracos visíveis nos dentes (o famoso dente furado). Eles também podem criar manchas pretas, marrons ou brancas na parte superior do dente. 

Contudo, lembro que nem sempre manchas negras no dente ou escurecidas indicam a presença de cárie. O dentista, na consulta, confirmará se aquela mancha, de fato, é uma cárie ou não.

Cárie Dentária e Doces

A razão mais forte para sentir desconforto no dente com cárie é consumir doces? Alguns alimentos, incluindo doces, são mais propensos a causar desconforto quando há erosão do esmalte.

Alimentos doces são geralmente pegajosos, de modo que eles têm maior tendência a se agarrar aos dentes. As bactérias que se alimentam deles podem então produzir mais ácidos, acelerando a evolução da cárie no dente, irritando os nervos.

Mesmo sem ter uma cavidade, para aqueles que têm dentes sensíveis, você provavelmente sentirá mais sensação ao consumir alimentos açucarados.

Vá ao dentista regularmente ou em caso de sentir alguma dor de dente

O que você faz se sentir que tem uma cárie no dente? O primeiro passo é visitar o seu dentista. Embora a cárie dentária possa ser revertida nos estágios iniciais, quando você está sentindo desconforto ou desconforto, apenas um dentista pode tratá-la.

Um raio-x irá automaticamente irá descobrir como qual a profundidade da cárie e quantos dentes estão cariados. Se já há cavidades no dente, será necessário fazer uma obturação (restauração dentária). 

Quando a cárie dentária é extremamente severa e causa muita dor de dente e destruição da estrutura dentária, o dentista terá que tratar o canal do dente e colocar uma coroa dentária (prótese fixa).

Mesmo quando você não tem certeza se tem algum dente cariado, a consulta periódica é essencial. O dentista poderá usar um tratamento com flúor para ajudar a fortalecer os dentes e reverter fases muito iniciais da cárie.

Eles também podem fornecer dicas sobre como escovar os dentes e aconselhá-lo por quais alimentos evitar ou consumir menos frequentemente para reduzir o risco de cáries no dente.

Assim como muitas condições, no que diz respeito à cárie dentária, tomar medidas preventivas será muito mais simples do que tratar!


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]