doença periodontal ou periodontite

→ Quais são os sintomas da doença periodontal (periodontite)?

→ Quais são os sintomas da doença periodontal (periodontite)?
5 (100%) 115 votes

A doença periodontal, também conhecida como periodontite ou piorréia (nome popular), consiste em um problema de saúde bucal no qual há uma destruição dos tecidos de suporte do dente, o que inclui o osso ao redor.

Ainda há muitas dúvidas em relação aos sinais e sintomas da doença periodontal bem como suas consequências não somente na saúde bucal como na saúde como um todo.

Para se ter uma ideia, as bactérias que causam a doença periodontal podem alcançar as válvulas do coração, resultando em uma infecção grave chamada endocardite bacteriana.

Há algumas alterações bucais que podem caracterizar a presença da doença periodontal (periodontite) no indivíduo. Vamos discuti-las abaixo:

1. Sangramento gengival provocado (por escovação dentária) ou espontânea

O sangramento gengival é um achado clínico encontrado tanto na gengivite (inflamação gengival) quanto na periodontite. A gengiva pode sangrar após a higiene bucal pela escovação dentária, através da alimentação ou até mesmo sangrar do nada.

2. Gengiva com aspecto vermelho vivo brilhante ou roxo

É comum também o indivíduo apresentar alterações de cor na gengiva, com a mesma ficando bastante vermelha e, em determinados casos, até roxa. Tal situação ocorre pela evolução da inflamação gengival. Outro aspecto visível é o fato da gengiva inflamada ter um aspecto vermelho brilhante.

3. Presença de Halitose (mau hálito)

Na maioria esmagadora dos casos, tanto a gengivite quanto a periodontite apresentam a presença da placa bacteriana como agente causador. Tal processo inflamatório provoca a liberação de gases que causam o mau hálito no indivíduo.

4. Gengiva inchada

Na doença periodontal, o processo inflamatório nos tecidos gengivais provocarão aumento de volume na gengiva, que ficará com aspecto de gengiva inchada. Dependendo do caso, a gengiva inchada poderá até cobrir uma parte do dente envolvido.

5. Dentes soltos ou moles

Quando a doença periodontal não é tratada, evolui para um quadro infeccioso que provocará a destruição do osso que segura os dentes na boca. Por isso que é tão comum o paciente relatar que os dentes estão soltos ou moles.

Dependendo do grau da perda óssea, é possível reverter o quadro infeccioso através da raspagem e remoção da placa bacteriana e tártaro realizada pelo dentista. Porém, há casos que a destruição óssea é tão severa que não é mais possível salvar o dente, sendo necessário realizar a extração dentária.


Como na maioria esmagadora dos casos a periodontite é causada pela placa bacteriana, é possível entender que a doença periodontal se instalou mediante uma falha na higiene bucal. 

Logo, é perfeitamente possível evitar a instalação tanto a gengivite quanto da periodontite através de uma higiene bucal adequada e frequente associada a visitas regulares ao dentista!


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

 

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização