tártaro dental

→ Tártaro dental: como tratar e não ter nunca mais?

→ Tártaro dental: como tratar e não ter nunca mais?
5 (100%) 77 votes

Não é incomum o dentista atender no seu consultórios pacientes com tártaro nos dente. Na verdade, a presença do tártaro, em alguma região da boca, é algo bastante comum no cotidiano do dentista.

O tártaro dental, quando não tratado, pode causar doenças que não se limitarão apenas a boca, como por exemplo doenças no coração ou problemas de gastrite. Vamos lá entender?

O que é o tártaro dental?

Como já expliquei neste site diversas vezes, para se ter uma boa saúde bucal, é importante ter uma higiene bucal frequente, que inclui escovar os dentes, usar o fio dental bucal e limpar a língua. Porém, ainda é MUITO comum encontrarmos pessoas que negligenciam a higiene bucal.

O tártaro no dente poderá ter desde a cor branco amarelada até a cor preta, sendo esta última encontrada em estágios mais avançados do tártaro dental.

Diante desta negligência, começa a formação da placa bacteriana na superfície dos dentes. Se a má higiene bucal persiste, haverá um acúmulo de bactérias nos dentes, formando uma placa dura e resistente chamada tártaro dental, cálculo dental ou apenas tártaro.

Tártaro dental causas

Na maioria esmagadora dos casos, a causa do tártaro no dente é a má higiene bucal, pois o fato de não escovar os dentes correta e frequentemente faz com que haja uma maior proliferação bacteriana, criando um ambiente muito favorável ao desenvolvimento do tártaro.

Além disso, quando o paciente apresenta pouco espaço para o nascimento dos dentes, eles terminam por nascerem tortos e entramelados, dificultando bastante a higiene bucal, favorecendo a formação de tártaro nos dentes, como mostra a foto abaixo.

tártaro dental dentes tortos

O que o tártaro no dente poderá causar na minha boca e na minha saúde?

Um dente com tártaro apresenta uma quantidade enorme de bactérias causadoras de diversos problemas de saúde bucal, tais como:

  • Cárie dentária (conhecida como cárie no dente, dente cariado ou dente furado);
  • Gengivite: inflamação gengival que deixa a gengiva inchada e sangrando;
  • Periodontite: evolução da gengivite e também conhecida como doença periodontal ou piorreia, provoca destruição do osso que apoia a dentição, deixando os dentes moles a ponto até de necessitar de extração dentária;
  • Mau halito: o desenvolvimento e proliferação bacteriana formaram gases responsáveis pela halitose (mau hálito).

Além dos prejuízos à saúde bucal, também há o comprometimento estético, isto é, é possível o dente com tártaro facilmente, principalmente quando o tártaro está nos dentes anteriores inferiores, afetando a aparência do sorriso,  como mostra a foto abaixo:

dente com tártaro

Além dos prejuízos à saúde bucal, a presença do tártaro no dente poderá ocasionar outras doenças, como é o caso da endocardite bacteriana, infecção grave causada por bactérias presentes na boca que pode matar.

Outro aspecto importante é o tratamento de gastrite e da bactéria H. Pylori que, segundo estudos, possui relação com o desenvolvimento de câncer no estômago. E estas bactérias podem vir através do refluxo gastroesofágico e ficar presa no tártaro denta.

Por isso que o gastroenterologista pede que o paciente vá ao dentista para fazer a limpeza nos dentes antes de iniciar o tratamento para a H. Pylori.

É verdade que o aparelho fixo forma tártaro no dente?

Na verdade, o aparelho dentário fixo contribui para a formação de forma indireta, uma vez que a principal causa da formação do tártaro no dente é a má higiene bucal.

O que acontece é que o aparelho fixo favorece o acúmulo de alimentos presos no fio e nos bráquetes. Se o paciente tiver uma higiene bucal ruim, será um prato cheio para a formação do tártaro dental.

Tártaro dental como remover | tratamento

Uma vez formado, o tártaro no dente só poderá ser removido da forma correta pelo dentista. Não tente remover o tártaro no dente em casa em hipótese alguma, uma vez que há diversas bactérias que podem causar mal.

Além disso, o dentista possui no seu consultório equipamentos, como o ultrassom (foto abaixo) e material esterilizado, como o propósito de evitar infecções e CONHECIMENTO para fazer da melhor forma possível.

O tratamento consiste na raspagem do tártaro nos dentes e poderá ser feito em mais de uma sessão.

dente com tártaro ultrassom

Remover o tártaro dental dói? De certa forma, o paciente sente algum incômodo na hora de remover, principalmente dependendo da quantidade de tártaro nos dentes, embora seja um incômodo bem suportável. Mas caso haja muita dor, o dentista poderá anestesiar o paciente. 

Como não ter tártaro dental nunca mais? Como prevenir o tártaro no dente?

A prevenção do tártaro dental consiste em ter uma boa higiene bucal (escovação dos dentes, uso do fio dental e limpeza da língua) e frequentar o dentista pelo menos a cada seis meses. 

E, mesmo se você tiver uma excelente higiene bucal, você poderá desenvolver algum tártaro dental, nem que seja algo muito pequeno. Absolutamente ninguém está livre disso. Por isso é importante ir a dentista para evitar que o tártaro no dente cresça mais e provoque doenças mais sérias.

 


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização