→ 5 razões para não tirar o aparelho fixo em casa

→ 5 razões para não tirar o aparelho fixo em casa

Não é incomum no meu consultório odontológico receber pacientes que tentaram tirar o aparelho fixo em casa. E quase sempre conseguem. Não é difícil fazer isso.

Da mesma forma que não é difícil ocorrer um acidente ou até mesmo comprometer a estética do sorriso quando se tenta tirar o a aparelho fixo em casa. Vamos entender?

O aparelho ortodôntico fixo, também conhecido como aparelho dentário fixo, aparelho dentário ou aparelho fixo, tem por objetivo corrigir o desalinhamento dentário através de forças aplicadas pelos fios ortodônticos, que ficam presas nos brackets (peças metálicas que são colocadas nos dentes) através das borrachinhas de de aparelho dentário, como mostra a foto abaixo:

tirar aparelho fixo em casa

Os bracket são literalmente colados nos dentes com o uso de resina composta. Desta forma, é possível que o paciente possa comer praticamente de tudo sem estar preocupado em descolar o bracket.

Porém, apesar de ser colado, como mencionei, é possível tirar o aparelho fixo em casa utilizando instrumentos que removerão os brackets. Porém, recomendo FORTEMENTE que não faça isso em casa.

Veja abaixo 5 razões para não tirar o aparelho fixo em casa

1. É necessário ter materiais odontológicos para a correta remoção do aparelho ortodôntico fixo

O dentista possui uma gama de alicates ortodônticos que são utilizados para realizar tratamentos ortodônticos, o que inclui a remoção do aparelho dentário. Cada alicate deste apresenta uma função.

Quando o paciente tenta tirar o aparelho fixo em casa, ele vai pegar o primeiro alicate que achar na frente que não serve para uso odontológico. Instrumentos errados podem causar diversos problemas que falaremos adiante.

2. O material utilizado pelo dentista é limpo e esterilizado

Durante o atendimento odontológico, o dentista faz uso de materiais que passaram por um processo de limpeza muito profunda, reduzindo assim o risco de infecção.

Quando a pessoa tenta tirar o aparelho em casa, além do instrumento utilizado NÃO ser para uso odontológico, ele não está esterilizado, aumentando MUITO a chance de infecção, principalmente caso haja algum acidente na hora de tirar o aparelho fixo em casa, algo que é BEM comum.

3. Tirar o aparelho fixo em casa pode LITERALMENTE quebrar seu dente

Na hora de tirar o aparelho do dente, o dentista sabe exatamente a força que deverá ser feita, isso sem falar que possui alicates específicos para este fim, aumentando MUITO a segurança no processo de remoção do aparelho dentário.

Do outro lado, quando um leigo tenta tirar o aparelho fixo em casa, ele pode literalmente quebrar seu dente, visto que cada dente possui uma estrutura dentária diferente, isto é, alguns mais finos que outros.

4. A resina do aparelho ortodôntico fica presa no dente, deixando o sorriso manchado

Como falei no começo do artigo, o aparelho fixo é colado com resina e, na sua remoção, parte da resina fica grudada no dente.

Quando a remoção do aparelho é feita pelo dentista, ele rapidamente remove esta resina, deixando os dentes polidos e bonitos.

Contudo, quando o aparelho fixo é removido em casa, a resina fica presa no dente e não pode ser removida pelo paciente, que deixa para lá o problema, mesmo que os dentes fiquem muito ásperos.

O que ocorre é que a resina recebe pigmentos de alimentos e retém placa bacterina. Veja a foto abaixo para ter uma ideia:

→ 5 razões para não tirar o aparelho fixo em casa

Perceba que a foto acima mostra o resto de resina do aparelho fixo grudada e manchada nos dentes, deixando o sorriso muito feio, sem falar que aumenta drasticamente a possibilidade de desenvolvimento da cárie dentária.

5. Você pode se machucar se tentar tirar o aparelho fixo em casa

Para fazer ortodontia no seu consultório, o dentista literalmente estuda por anos (no mínimo 2 e meio), isso sem contar com os 5 anos de faculdade. Logo, o dentista tem o total preparo para remover o aparelho fixo dentário sem causas problemas aos pacientes.

O oposto também é verdade: se o paciente tenta tirar o aparelho fixo em casa, ele se depara com três situações:

  • Não possui os instrumentos necessários;
  • Os instrumentos estão contaminados (não ache que passar álcool vai adiantar);
  • Ele não possui habilidade para remover o aparelho fixo.

Já atendi pacientes que tiveram uma infecção grave porque tentaram tirar o aparelho do dentes e se machucaram com um instrumento contaminado. Logo, não brinque com isso.


Há infinitamente mais CONTRAS do que PRÓS na hora de tirar o aparelho fixo em casa. O valor cobrado pelo dentista para remover o aparelho dentário geralmente é o dobro da manutenção. Você fará o tratamento correto com um profissional que é habilitado para isso.

Então, não ponha sua saúde em risco. Se quiser tirar o aparelho fixo dentário, que seja com  um dentista! 


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização