A gengivite causa mau hálito?

→ A gengivite causa mau hálito?

→ A gengivite causa mau hálito?
5 (100%) 182 vote[s]

Afinal de contas, a gengivite causa mau hálito? É uma das perguntas que escuto com frequência no meu consultório.

A gengivite nada mais é do que uma inflamação gengival que possui diversos sinais e sintomas, sendo o sinal clássico da gengivite o sangramento gengival.

Em geral, os pacientes relatam que sentiram gosto de sangue na boca durante a alimentação ou higiene bucal através da escova de dentes ou fio dental. O Sangramento consiste em uma das características da gengivite. Além desta, temos:

  • Gengiva inchada;
  • Gengiva dolorida;
  • Gengiva com aspecto vermelho e brilhante;
  • Diminuição da firmeza (gengiva solta);
  • Gosto metálico ruim na cavidade oral.

Outro achado que podemos encontrar na gengivite é a Halitose (mau hálito). Como a gengivite está relacionada à má higiene oral, existe um incremento na participação das bactérias que produzem gases sulfídricos, responsáveis pela halitose. 

Qual o tratamento para a gengivite? Ela tem cura?

O diagnóstico de gengivite é dado pelo Dentista, embora muitas vezes o cliente relate os sinais e sintomas.

O dentista realiza a remoção mecânica dos fatores responsáveis pela gengivite (placa e tártaro), além de procurar estimular o cliente a realizar escovações mais frequentes e uso do fio dental.

Este estímulo pode ser feito com o uso do evidenciador de placa bacteriana (foto abaixo) que consiste usar corantes para identificar quais superfícies dentárias apresentam placa bacteriana. O corante reage com a placa bacteriana, adquirindo uma cor característica.

→ A gengivite causa mau hálito?

Após a remoção dos agentes causadores, geralmente na 1ª semana, os resultados são visíveis.

Qual o melhor remédio para gengivite?

Há diversos mitos na internet sobre medicações caseiras que tratam problemas gengivais. Inclusive, medicações com eficácia por si só não tratam a gengivite. Em outras palavras: não existe um remédio que, isoladamente, trate a gengivite.

Pode-se associar ao tratamento medicações, como a clorexidina, para promover um melhor tratamento da gengiva doente, porém, vale salientar  que terá APENAS uma função paliativa, pois não agirá na causa (placa), que só pode ser removida pelo dentista.

Como prevenir a gengivite e o mau hálito causado por ela?

Através de uma higiene oral adequada, que consiste no uso da escova de dentes, raspador de língua e uso de fio dental, pode-se prevenir a gengivite, pois impedirá a formação de placa, logo, previne também o aparecimento do mau hálito causado por ela.

Nos demais problemas que promovem ou favorecem o aparecimento de problemas gengivais (ortodontia, apinhamento, gravidez, diabetes, etc.), o Dentista deve discutir com o cliente sua condição.

A gengivite, como foi explicado, é responsável pelo mau hálito. É importante saber lidar com este problema. Clique na imagem abaixo e conheça nosso programa de eliminação do mau hálito.

→ Mau hálito: causas e tratamento. O guia definitivo para acabar com este problema

 → Mau hálito: causas e tratamento. O guia definitivo para acabar com este problema

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização