curativo no dente

→ Para que serve o curativo no dente? É a mesma coisa que canal?

→ Para que serve o curativo no dente? É a mesma coisa que canal?
5 (100%) 107 votes

Afinal de contas, o que é o curativo no dente? É a mesma coisa que tratamento de canal? Quanto tempo posso passar com o curativo no dente

Como o nome já sugere, o curativo que o dentista faz no dente, conhecida como restauração provisória, é algo paliativo, isto é, após alguns dias, será necessário fazer obturação do dente (restauração do dente).

É bem como as pessoas literalmente sumirem do consultório quando estão com curativo (sendo colocado na maior parte das vezes em caso de dor de dente), pois aquele incômodo cessou. E isso é um erro grave. Vamos entender.


Por que o dentista coloca um curativo no dente?

Na maioria dos casos, o dentista coloca um curativo nas situações abaixo:

  • Dor de dente: principal motivo para a colocação do curativo no dente, a dor de dente afeta milhões de pessoas e, na maior parte dos casos, é causada pela cárie no dente, que pode ter a necessidade de tratamento de canal do dente ou não. Neste caso, o dentista remove toda a cárie dentária e coloca um curativo para, posteriormente, fazer um tratamento de canal ou apenas restaurar (obturar) o dente;
  • Quando a restauração no dente cai: pode ocorrer também da restauração dentária literalmente cair ou quebrar e, por algum motivo, o dentista não pode fechar o dente naquele momento ou quer fazer uma análise do caso (explicarei adiante) e, por isso, coloca-se o curativo no dente para tratamento no futuro.

Por que o dentista não obturou o dente ao invés de colocar um curativo?

Algumas situações clínicas no consultório não permitem o dentista fechar aquele dente naquele momento, sendo necessário que o paciente volte em outra sessão para concluir o tratamento.

E, para que ele não saia com o dente aberto, coloca-se um curativo. A ideia é que não haja mais contaminação no dente por parte dos fluidos bucais, que possuem uma infinidade de bactérias. Vamos entender.

Há casos nos quais o paciente relata dor de dente, porém que pode ser causada apenas pelo fato do dente estar aberto (dente furado), expondo a dentina (tecido dentário) que possui inervações que, quando traumatizadas, podem causar dor de dente.

Então, para descartar a necessidade de tratamento de canal no dente, o dentista remove toda a cárie dentária e coloca um curativo no dente, como mostra a foto abaixo.


Curativo no dente


Se a dor de dente foi causada pelo fato do paciente ter um dente furado, removendo-se a cárie dentária e colocando um curativo no dente, a dor no dente vai cessar em poucas horas ou  poucos dias. 

Se a dor cessar, praticamente descarta-se a necessidade de tratamento de canal do dente, sendo necessário apenas restaurar o dente com uma obturação definitiva. 

Em geral, para este procedimento, o paciente passa de 15 a 30 dias com o curativo no dente. Na maior parte dos casos, o dentista usará um obturador provisório a base de óxido de zinco e eugenol.

Quando o paciente está com dor de dente porque o nervo dental foi afetado, pode-se ser necessário colocar uma medicação no interior do dente, com o propósito de iniciar a descontaminação do canal do dente e aliviar a dor do paciente.

Para isso, o dentista terá que remover toda a cárie no dente para ter acesso ao canal, como mostra a foto abaixo. Como é um tratamento paliativo, já que ainda haverá a necessidade de tratar o canal do dente, o dentista colocará apenas um curativo no dente. Este tipo de tratamento paliativo é bastante comum em clínicas de urgência odontológica.


curativo no dente


Curativo no dente não é tratamento de canal

Aí é que literalmente mora o perigo. O paciente, quando chegar com dor de dente, quer resolver aquela dor insuportável. Assim que o curativo no dente é feito, a dor no dente tenderá a parar. Aí ocorrem duas situações:

  1. Sem dor de dente, o paciente se acomoda e deixa para depois o tratamento definitivo, que é a conclusão da limpeza do canal;
  2. Sem dor no dente, o paciente já acha que foi feito canal no dente.

As duas situações acima podem levar a problemas mais graves no futuro, como:

  • Dor de dente mais forte;
  • Formação de abscesso dentário;
  • Destruição do osso ao redor por causa de alguma infecção;
  • O dente poderá quebrar, uma vez que o curativo não tem a mesma resistência de uma restauração no dente;
  • Desenvolvimento de um gosto ruim na boca ou mau hálito;
  • Perda do dente.

Todas a situações acima podem ser resolvidas se o paciente seguir  orientação do dentista e voltar para tratar o dente.

É importante deixar claro que um curativo no dente para acabar com a dor não é a mesma coisa que um tratamento de canal. Se não tratar o canal, a dor voltará mais forte.


Quanto tempo poderei passar com o curativo no dente?

O tempo será determinado pelo caso e pelo dentista, contudo, em geral, o tempo que se pode passar com o curativo varia entre 7 a 30 dias.

Dependendo do caso, o curativo poderá ser trocado, esta conduta fizer parte da tratamento proposto pelo dentista. Um exemplo disso é o caso do clareamento dental interno, cujo curativo no dente é trocado a cada 7 dias.

 


Quais as recomendações para quem tem um curativo no dente?

Em geral, as recomendações são:

  • Evitar mastigar em cima o dente com curativo, principalmente no primeiro dia, no qual o material ainda está mole e irá endurecer com 24 horas;
  • Higiene normal;
  • Em hipótese alguma tente remover o curativo em casa, pois existe a possibilidade de quebrar o dente ou causar alguma inflamação ou infecção no local;
  • Voltar ao dentista no tempo determinado por ele ou em  caso de dor ou fratura do dente.

Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização