dente furado o que fazer

→ Dente furado doendo: Causas | Tratamento | Como evitar

Dente furado. O que fazer?

O termo dente furado é como é conhecido popularmente o dente cariado, isto é, o dente que apresenta uma cavidade (buraco) formada pela cárie dentária.

Geralmente, as pessoas usam o termo dente furado quando o buraco é bem visível a olho nu, ou quando ela está com dor de dente.

dente furado causas

 

Dente furado causas

A ação das bactérias da boca provocam a liberação de ácidos. Quando o paciente não possui o hábito de escovar os dentes regularmente, a produção destes ácidos aumenta, promovendo a destruição do esmalte do dente, iniciando o processo de formação de uma cavidade, ou seja, um buraco no dente.

Na maioria das vezes o buraco no dente é tão pequeno que o paciente não vê. Por isso que o dente furado fica com o buraco cada vez maior, porque a cárie está em atividade.

Quais são os dentes furados com mais frequência?

Todos os dentes podem desenvolver cárie dentária, contudo, o aparecimento dos buracos nos dentes ocorre com mais frequência nos molares (dentes traseiros), pela dificuldade de escová-los e por apresentar diversos sulcos (pequenas fissuras), facilitando a formação da cárie.

dente furado molares

O dente furado doendo: O que fazer?

Apesar de se pensar o contrário, nem sempre um dente furado dói, contudo, há uma grande chance de dor de dente, caso o buraco esteja mais profundo.

Geralmente, o paciente relata dor de dente furado durante a mastigação ou quando bebe alguma coisa gelada. Isso ocorre porque, no dente furado, a dentina (tecido do dente) fica exposta, e ela possui inervações. Por isso que o paciente pode relatar dor de dente durante a mastigação.

Além disso, quando o buraco do dente é bem profundo, o nervo do dente pode ser afetado, causando uma dor de dente muito forte. 

Dente furado sintomas

  • Dor ao mastigar;
  • Dentes sensíveis a alimentos frios, doces e quentes;
  • Mau hálito;
  • Possibilidade de quebrar o dente;
  • Dente sangrando;
  • Acúmulo de tártaro no dente (o paciente fica com medo de escovar e magoar o dente);
  • Dor de dente latejante (quando a cárie é muito profunda e existe a possibilidade grande de tratamento de canal do dente).

É verdade que o dente siso fura com facilidade?

Na verdade, quanto mais difícil for a higiene de um dente, maior a chance dele ser acometido pela cárie. E, quase sempre, os sisos se encaixam aí.

Diante da localização ou até mesmo da posição de Nascimento (foto abaixo), o dente siso pode sim desenvolver uma cárie com mais facilidade.

dente furado o que fazer

Dente furado causa mau hálito?

Um dente furado pode sim causar mau hálito porque a comida fica retida dentro do dente, ficando bem complicada a limpeza pela escova de dentes.

dente furado mau hálito

Desta forma, o dente furado fica com um cheiro e gosto de dente podre, podendo causar o mau hálito.

Dente furado sangrando. É grave?

Isso pode ocorrer quando o nervo do dente está exposto ou quando a gengiva ao redor entra no buraco do dente e fica inflamada.

Ambos os casos possuem tratamento e é possível salvar o dente furado. Porém, há casos nos quais há um rompimento das raízes dos dentes, sendo necessária a extração do dente.

O dente furado tem tratamento? Como curar a dor de dente furado?

Na maioria esmagadora dos casos, o dente furado tem tratamento, que consiste na remoção da cárie dentária e restauração (obturação) do dente.

Se o buraco no dente não for tão profundo, a obturação do dente por si sobre já eliminará a dor de dente.

Porém, caso o buraco seja mais profundo e o paciente possua dor espontânea (dor de dente que ocorre do nada), será necessário fazer o tratamento de canal do dente.

Assim que o canal estiver pronto, o dentista fará a restauração do dente. Desta forma, ele nunca mais doerá.

Existe remédio caseiro para dor de dente furado?

Apesar de não ter comprovação científica da sua eficácia, é possível fazer uso de alguns alimentos como remédio para dor de dente furado.

Por exemplo, um dente de alho ou mastigar cravo da índia pode, de fato, servir como remédio para dor de dente furado, uma vez que estes alimentos possuem propriedades analgésicas e antiinflamatórias.

Caso não seja possível mastigá-los, pode-se fazer um chá, colocar um pouco do líquido em uma pelota de algodão e por no dente furado.

Mas… e se eu não tiver tempo de ir ao dentista?

É interessante procurar o dentista assim que achar que o dente está furado ou quando estiver com início de dor de dente.

Alguns pacientes colocam algo para tapar o dente, como algodão. De certa forma, isso provoca um alívio porque “protege” a dentina exposta, porém não por muito tempo.

Como evitar que o dente fique furado?

Há duas maneiras de não ter um dente furado pela cárie: através de uma excelente higiene bucal e de visitas periódicas (a cada 6 meses) ao dentista, que identificará no início algum buraco no dente, tratando rapidamente e sem dor.

Curiosidade: O que significa sonhar com dente furado?

Segundo os estudiosos na área, sonha com dente furado significa que virá um momento turbulento na sua vida. Alguma coisa vai acontecer e roubar sua paz de espírito, que pode envolver amigos ou parentes bem próximos. Esteja preparado e saiba que será somente uma fase difícil.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização