Dente quebrado o que fazer

→ Dente quebrado: o que fazer? Como aliviar a dor?

Doutor, me ajude! Estou com um dente quebrado doendo. Já escutei esta frase no meu consultório diversas vezes no decorrer dos anos.

Muitas pessoas associam um dente quebrado a um trauma físico, como uma pancada na boca. Na verdade, o traumatismo dental não é a maior causa do dente quebrado.

dente quebrado fotos

Rapadura, pipoca, osso de galinha, etc. Há uma diversidade de alimentos duros que podem quebrar o dente, principalmente se ele já estiver com a estrutura fragilizada.

Meu dente quebrou. E agora?

Primeiramente, é importante saber o que fez com que o dente quebrasse. Como mencionei, há causas diferentes que quebram o dente.

dente quebrado fotos

Por exemplo, a cárie dentária apresenta uma forte influência quando falamos de quebrar um dente. Não entendeu? Não se preocupe! Você vai entender!

Cárie dentária x dente quebrado

Como assim uma cárie no dente pode quebra-lo??

À princípio, é uma dúvida bem plausível. Mas, para ter sentido isso, basta entender como ocorre o processo da cárie no dente.

Na cárie dentária, as bactérias liberam ácidos que destroem os tecidos dos dentes. Cada um dos tecidos dentinários (esmalte, dentina e cemento), apresentam um grau de minerais na sua composição.

O esmalte dentário, que é o tecido dentário mais externo e que fica exposto ao meio bucal tem mais de 90% de minerais, conferindo a ele o título de tecido mais duro do corpo.

Contudo, quando a cárie no dente avança e alcança a dentina, esta apresenta bem menos minerais que o esmalte, logo, é MUITO menos resistente aos esforços mastigatórios.

Para se ter uma ideia de força que cada mastigação exerce no dente, o dente recebe mais de 90Kg de força em cada mastigação. Se esta força ocorre em um dente com o esmalte destruído, existe uma chance considerável do dente quebrar durante a mastigação.

Além disso, a cárie pode se iniciar entre os dentes, sendo praticamente impossível para o paciente perceber isso. Veja a foto abaixo para entender:

cárie no dente quebrado

Perceba que a cárie se iniciou na lateral do dente e criou uma espécie de túnel no dente. Logo, o dente fica literalmente oco, com uma pequena camada de esmalte.

E essa camada pode se quebrar muito facilmente, uma vez que a força mastigatória é muito forte e a quantidade de esmalte no dente é muito pequena.

Tratamento de canal do dente

“Doutor, fiz o canal e meu dente quebrou…”

“O tratamento de canal deixa o dente mais fraco?”

Estas perguntas acima são as que mais escuto sobre dente quebrado e tratamento de canal.

O tratamento de canal do dente consiste na remoção de toda a cárie do dente e limpeza canal, removendo assim todo o conteúdo contaminado que pode causar dor de dente, inflamação ou até mesmo infecção.

Por que o dente com canal pronto quebra?

De fato, o dente com canal tratado fica mais frágil porque há perda de água nele, o que causa queda na sua resistência. Contudo, está de longe NÃO é a principal causa que faz o dente quebrar.

Na maior parte dos casos, o dente que precisa fazer canal está com uma cárie grande que já destruiu boa parte da estrutura do dente, o que por si só já o deixa mais fraco.

Além disso, quando o paciente trata o canal e fica sem dor de dente, ele, digamos, tira uma folga do dentista e terminar por passar semanas ou até meses apenas com o curativo no dente.

O tratamento de canal do dente limpa o CANAL. O que fecha o dente é a RESTAURAÇÃO DENTÁRIA, que pode ser provisória ou definitiva.

A restauração provisória (curativo), como o nome já sugere, é apenas um provisório e não deverá passar muito tempo na boca do paciente porque ela é bem frágil.

Como o paciente passa muito tempo sem voltar ao dentista para fazer a obturação do dente (restauração), aquele curativo quebra ou cai. Após algum tempo, o dente quebra.

Dente quebrado no bruxismo

De uma maneira bem objetiva, o bruxismo consiste no fato de ranger ou apertar os dentes, ocorrendo principalmente durante o sono.

Dependendo do grau do bruxismo, podemos encontrar desde leves desgastes dentários até mesmo fratura do dente.

Dente quebrado e o traumatismo dental (pancadas)

Pancadas na boca pode quebrar o dente. Isso não é novidade para ninguém. Na maioria dos casos, é possível salvar o dente.

Em alguns casos, o dente quebrado começa a ficar escuro com o passar do tempo, como mostra a foto abaixo. Isso ocorre porque alguns vasos sanguíneos da polpa são rompidos.

 

dente quebrado escurecido

Em boa parte dos casos, será necessário fazer o canal do dente e, posteriormente, um tratamento odontológico estético para recuperar a cor do dente, como um clareamento dental interno.

E o dente nem precisa ser quebrado ou a pancada não precisa ser muito forte. Por exemplo, uma cabeçada leve de um bebê quando está no dente da mãe já pode causar o escurecimento.

No caso de uma pancada quebrar o dente, pegue o pedaço quebrado e coloque dentro de um copo com água limpa para mantê-lo hidratado. Leve ao dentista o pedaço do dente quebrado para que ele possa utilizar na hora de restaurar o dente.

Veja os cuidados que você terá que ter caso quebre o dente em alguma pancada:

  • Caso tenha, guarde o pedaço do dente quebrado, para leva-lo ao dentista, em um recipiente com água limpa;
  • Em caso de inchaço, coloque gelo no lugar do trauma imediatamente;
  • Em caso de cortes no tecido, lave bem a área com água limpa e sabão;
  • Procure imediatamente o dentista para realizar o atendimento e prescrever medicações para o alívio do trauma dental.

Outras causas que podem quebrar o dente:

  • Hábitos deletérios (roer caneta, lápis, dentre outros);
  • Contato prematuro entre os dentes (um ou um grupo de dentes recebem o contato da mordida primeiro que os demais, o que sobrecarrega a o esmalte dentário;
  • Obturações (restaurações dentárias) muito extensas;
  • Obturações antigas.

Meu dente não só quebrou como saiu por inteiro da boca. E agora?

Há situações nas quais um trauma dentário foi tão forte que o dente literalmente sai do seu alvéolo por completo. Chamamos isso de dente avulsionado.

Neste caso, que é bem grave, recomenda-se colocar o dente em um recipiente com leite ou água limpa e procurar o dentista imediatamente. Se em, até uma hora, o dentista consiga recolocar o dente avulsionado no lugar, as chances de salvar o dente são altas.

Um Dente quebrado na raiz está condenado?

No caso de um dente quebrado na raiz, primeiramente deve-se identificar em qual parte da raiz o dente quebrou. Isso é feito pelo dentista através de radiografias.

Na maioria dos casos, fraturas localizadas no meio da raiz do dente são irreversíveis, isto é, será necessário tirar o dente quebrado na raiz.

Se o dente quebrado na raiz for de leite, o dente permanente nascerá no lugar (há pessoas que nascem sem alguns dentes de osso).

Quebrei meu dente. O que fazer agora?

O primeiro passo é procurar um dentista urgentemente, principalmente se estiver com dor de dente.

Na consulta, através de radiografias, será possível ver a extensão da fratura no dente, identificar a causa daquele dente quebrado e sugerir as melhores formas de tratamento.

Na maior parte dos casos, é possível recuperar aquele dente quebrado com obturações simples.

Caso a fratura do dente seja muito extensa, pensa-se na possibilidade de tratamento de canal e, após isso, colocar uma prótese fixa, por exemplo.

Do outro lado, caso você possua um dente quebrado na raiz, deve-se levar em conta o custo x benefício para salvá-lo, e isso deverá ser discutido com o dentista.

Em hipótese alguma recomenda-se tentar colar o dente quebrado, principalmente se for na região anterior (vai ficar MUITO feio).

Caso o dente comece a escurecer ou perceba que está com o dente mole, procure rapidamente o dentista.

Como evitar ter um dente quebrado na boca? 

No caso de traumas dentais, não há muito o que fazer, principalmente com crianças. Contudo, caso você trabalhe ou pratique esportes de alto impacto ou risco de acidentes, você pode fazer uso de moldeiras de proteção bucal.

Nas situações nas quais o dente quebrou porque houve algo que enfraqueceu ou destruiu a estrutura do esmalte, como uma cárie no dente, recomenda-se ter uma boa higiene bucal e visitar o dentista a cada 6 meses ou em caso de sentir algum incômodo, como uma dor de dente, mesmo que seja leve.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização