→  Dente siso nascendo: o que fazer para aliviar a dor?

→ Dente siso nascendo: o que fazer para aliviar a dor?

→ Dente siso nascendo: o que fazer para aliviar a dor?
5 (100%) 1083 vote[s]

Dente siso nascendo? Pode esperar que ele vai causar algum incômodo! E isso faz parte do processo de nascimento ou erupção dos dentes dos humanos, em particular os dentes sisos.

Os terceiros molares, conhecidos popularmente por sisos, dente sisos, dente queiros ou dentes do juízo, começam a nascer a partir dos 16 anos, cujo tempo de nascimento completo gira por volta dos 20 anos.

De fato, o nascimento dos dentes sisos podem causar um incômodo bastante razoável. Há algumas razões pelas quais o dente siso nascendo gera uma lembrança, digamos, inesquecível aos pacientes. Vamos lá entender?

Dente siso nascendo: como aliviar as dores?

Como mencionei, há algumas razões pelas quais os pacientes relatam dores não só na região do dente siso nascendo como também nas regiões vizinhas, como por exemplo:

  • Dor de ouvido;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no pescoço;
  • Dor nos dentes vizinhos.

Lembro que há diversos outros motivos que podem causar os problemas acima. Por exemplo, a dor de cabeça pode ser causada pela hipertensão arterial (pressão alta).

Por isso é importante fazer o diagnóstico correto, o que inclui a participação do dentista.

Além disso, é natural que as pessoas comecem a imaginar o que pode estar causando aquela dor de dente (será que estou com cárie dentária?).

Às vezes demora para perceber que as dores naquela região tem relação com o dente siso nascendo.

De antemão, digo que as dores do dente siso nascendo são passageiras, motivo pelo qual muitas pessoas “sofrem” por algumas semanas e depois relatam melhoras e ausência da dor.

A dor do dente siso nascendo ocorre porque literalmente a gengiva é rasgada para que o dente apareça na boca da pessoa, como mostra o desenho abaixo:

dente siso nascendo dor de dente

Neste momento, a gengiva fica um pouco inflamada e dolorida, e este problema é agravado pela mastigação porque, em algum momento, o alimento será mastigado naquela região, terminando por magoá-la!

Além disso, as dores nas regiões próximas (cabeça e ouvido) ocorrem porque  estas regiões estão literalmente conectadas entre si tanto pelos músculos quanto pelas junções entre os ossos da cabeça.

Com a dor de dente naquela região, é natural que o paciente negligencie a higiene no lugar do dente siso, por medo de ferir ainda mais.

Logo, ocorre acúmulo de placa bacteriana naquela região, causando também a inflamação da gengiva ao redor (gengivite).

Há outros motivos que causam a dor no nascimento do dente siso, como a compressão do nervo mandibular, contudo são situações raras.

Outro motivo que causa bastante incômodo durante o nascimento do siso é um quadro inflamatório e/ou infeccioso chamado pericoronarite, que nada mais é do que uma inflamação na gengiva que cobre o dente

Procure o dentista para resolver este problema

Assim que as dores do dente siso nascendo começarem, é fundamental ir ao dentista para evitar que o quadro piore a tal ponto que inviabilidade a realização das funções do dia a dia. 

Através de radiografias, o dentista poderá ver se realmente é o dente siso nascendo que está causando dor naquela região.

Sendo confirmada a presença do dente siso, o tratamento poderá ser conservador (prescrição de medicamentos e acompanhamento) até a extração do dente siso.

Há remédios que podem ser usados para o dente siso nascendo. Analgésicos, antiinflamatórios e até mesmo antibióticos (no caso de infecção) podem ser usados, contudo, tais remédios devem ser prescritos pelo dentista, que saberá qual a melhor medicação para o caso.

dente siso nascendo impactado


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

faleconosco@wilsoncorreia.com.br
error: Proibida a cópia sem autorização