Dor de dente causas

→ Fiz o canal e ainda estou com dor de dente. O que fazer?

De fato, em uma quantidade considerável de casos, a dor de dente termina na necessidade de tratamento de canal. Mas, o que fazer quando se trata o canal e, mesmo assim, a dor de dente continua?

Termos relacionados neste artigo:

  • Dente com canal doendo e inchado;
  • Dente com canal doendo;
  • Dente de canal doendo;
  • Dente com canal tratado doendo;
  • Dente doendo.
Só para seguir uma lógica, vamos primeiro falar rapidamente sobre tratamento de canal. O tratamento de canal do dente consiste em tratar (limpar) o interior da raiz do dente que está contaminado, sendo esta última geralmente causada por cárie dentária, como mostra a foto abaixo.
 
Nela, podemos ver a evolução da cárie dentária (foto abaixo), que alcançou a polpa dentária, levando a necessidade de tratamento do interior da raiz.
 

dor de dente
Aí você pensa: mas tratar o canal não deixa o dente “morto”? Por que ainda estou com dor de dente?

De certa forma, sim! O dente, na teoria, ficaria com ausência de dor. Porém, ocasionalmente podemos encontrar relatos de dor de dente pós tratamento de canal. Mesmo um canal bem tratado pode apresentar dor de dente. Então, vamos discutir as causas mais comuns:

O tratamento de canal do dente é realizado pelo uso de limas (foto a seguir), que nada mais são do que finas agulhas utilizadas na descontaminação e limpeza do canal.

A lima não trabalha apenas no interior do conduto da raiz, mas chega a ultrapassar um pouco, atingindo os tecidos que circundam o final da raiz.

tratamento de canal dor de dente

Em decorrência disso, o cliente pode relatar alguma dor no dente em questão, principalmente ao mastigar, sendo esse outro motivo pelo qual o dente “demora” a cicatrizar.

O estímulo da mastigação em cima do dente termina retardando o processo, já que causa pequenos traumas na região tratada. Por isso que o paciente se queixa de dente doendo após alguns dias do canal tratado.


Fica fácil entender quando fazemos uma comparação com um braço quebrado. O braço quebrado fica imobilizado, permitindo sua adequada cicatrização. Já um dente com canal tratado teria, digamos, que ficar sem receber esforço na mastigação, algo que é impossível de se fazer.

Na maioria esmagadora dos casos, a dor de dente cessa com alguns dias ou semanas. Durante este tempo, medicações como analgésicos e anti-inflamatórios podem ser utilizados.

Mas… e se mesmo assim o dente com canal continuar doendo?

Há situações nas quais a dor de dente persiste, mesmo em um dente com tratamento de canal realizado. Diante disso, faz-se necessário identificar as causas da continuidade da dor de dente.

Um dos principais motivos é que lidamos com humanos, isto é, mesmo fazendo tudo correto, ainda existe a possibilidade de surgimento ou até mesmo continuidade do problema que, no caso, é a persistência da dor de dente, embora esta possibilidade seja muito rara.

O que mais comumente causa dor de dente com tratamento de canal realizado é a demora no fechamento do dente com restauração definitiva. Infelizmente isso ainda é MUITO comum.

O cliente se livra da dor de dente e deixa para depois a restauração (obturação). Logo, o canal termina por ser contaminado, uma vez que o material que está fechando o dente é um provisório (fraca resistência). Com o canal contaminado, a dor de dente poderá voltar. 

Além disso, o dente pode sofrer uma fratura  (quebra na coroa), o que terminaria causando dor tanto no dente quanto nos tecidos ao redor, como a gengiva.

Outra situação que também pode ocorrer é o inchaço no local. É importante identificar se o inchaço realmente está relacionado com o dente que foi feito canal porque existe a possibilidade de envolvimento de dentes vizinhos a ele.

Se estiver sentindo dor de dente após tratamento de canal, a quem devo procurar e que remédios poderei tomar para aliviar a dor?

Se, após o canal, a pessoa passar algumas com o dente doendo, recomendo fortemente que o cliente volte ao dentista que realizou o tratamento de canal do dente para tomar as medidas necessárias para resolver o problema.

Caso a dor de dente ocorra em um horário no qual o dentista não esteja atendendo, como de madrugada, procure uma urgência odontológica para receita de medicações para aliviar a dor de dente.

abscesso dentário sinais

Porém, lembro que não é comum encontrar endodontistas (dentistas que realizam canal) nas urgências, que poderiam intervir de maneira mais eficaz, como por exemplo iniciar o retratamento do canal do dente (caso haja necessidade).

As medicações podem ir desde a analgésicos a antibióticos para combater uma possível infecção já instalada. Isso vai depender de cada caso. Um dente com canal tratado pode ficar inchado e desenvolver um abscesso dentário.


Geralmente o dentista repassa ao cliente informações sobre possíveis intercorrências que possam vir a ocorrer. É importante estar atento a isso. Nos primeiros sinais de dor de dente, não hesite em procurar o profissional.

Na maioria dos casos, estes incômodos regridem com alguns dias ou poucas semanas, conforme foi explicado no início deste artigo. Contudo, para o bem de todos, mantenha contato com seu dentista sobre possíveis dores no dente com tratamento de canal realizado.

Se perceber que o dente doendo está com  dor estável ou piorando, procure o dentista imediatamente.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

 

Comment on "→ Fiz o canal e ainda estou com dor de dente. O que fazer?"

  1. Edilson Miranda

    boa noite eu gostaria de saber sr doutor a onde eu posso comprar esta agulahas para canal eu tenho uma oficina mecânica diesel e para limpar os bicos injetores do novo sistema common rail dos veículos diesel ele são muito pegemos vc venderia para mim ou poderia me dar o telefone a onde eu possa comprar ficarei muito grato vou deixar o meu email [email protected]

  2. Wilson Correia Júnior

    Prezado,

    Não é possível a compra deste tipo de material por profissionais que não sejam da área. Além disso, elas são bem frágeis. Não sei se serviriam para você!

    Abraço!

  3. Helew

    Você tem alguma postagem sobre disfunção de ATM? Não sei em quem acreditar…cada um fala uma coisa…

  4. Ketlhin

    Boa tarde ! Fiz um canal a duas semanas , e está doendo quando mastigo , é normal ?

    • drwilsonco

      Prezada,

      Pode existir algum incômodo sim! Se ele estiver menor a cada dia, ótimo!Caso a dor permaneça por mais algum tempo,procure seu dentista!

  5. Washington

    Boa noite eu fiz canal a 3 dias e ainda doí do mesmo jeito, e normal a dor? achei que quando tirase a polpa do dente pararia a dor.

    • drwilsonco

      Prezado,

      Em alguns casos, mesmo tratando o canal, a dor persiste por alguns dias, dependendo da inflamação no dente.

      Procure saber se foi realmente feito o canal do dente ou foi feito apenas um curativo. É algo que os pacientes confundem bastante.

      Independente do que tenha sido feito, aconselho voltar ao dentista para que medicações sejam receitadas.

  6. Priscila

    Comecei meu canal em março. Fizeram obturação em 22 de maio. E após uma semana começou a doer pouco e latejando. Não sei se no canal ou no vizinho. Fiz raio X. E o dentista disse que não tem nada. Por acaso se tiver alguma infecção é possível ver pelo raio X? Ainda incomoda.

    • drwilsonco

      Olá, Priscila! Tudo bem?

      Nem sempre é possível identificar alguma infecção pela radiografia, somente quando há sinais de perda de osso no final da raiz.

      Aconselho voltar ao dentista e investigar o que pode estar causando a dor de dente do canal tratado, inclusive investigando se há outros dentes próximos que estão com problemas.

      Boa sorte!

  7. Natália Muniz

    Bom dia doutor, gostaria de saber se é normal o dente que fiz canal permanecer doendo após meses. Sendo que fiz esse canal em dezembro do ano passado, tive que retrata-lo em março desse ano com outro especialista pois a primeira dentista não matou uma raiz. Porém agora todos os canais foram tratados e voltou a doer quando como ou bebo algo quente…estou preocupada e não sei mais o que fazer para resolver definitivamente meu problema. Fico no aguardo de um parecer do senhor. Muito borigada!

    • drwilsonco

      Olá, Natália! Tudo bem?

      De forma alguma é comum o dente ficar doendo após meses, porém infelizmente pode acontecer.

      Aconselho voltar ao dentista e discutir o caso com ele, inclusive se a dor de dente não é causada por outro dente vizinho!

      Boa sorte!

  8. Karina

    Doutor, o que é fenestração vestibular do terço apical? Fiz o tratamento do canal de um pré molar e a dor continuava, e a dentista solicitou a tomografia computadorizada e deu esse resultado. Será que retratando o canal resolve?

    • drwilsonco

      Olá Karina!

      Fenestração é uma falha no tecido ósseo que deixa a raiz exposta. No seu caso, a ponta da raiz (terço apical) que não é visto a olho nu porque a gengiva fica cobrindo! A face vestibular do osso é aquela que é voltada para os lábios e bochechas.

      O retratamento de canal vai tratar algum problema no seu canal!

      Boa sorte!

  9. alexsandro watanabe

    Oi Priscila .
    Eu estava com este problema de dor e quando ia ao dentista diziam que não havia nada e que era sensibilidade ( raiz exposta ) .
    Após vários dias persistindo com meu dentista , o mesmo me encaminhou para tirar um raio X panorâmico …foi ai então que meu dentista visualizou o problema que era uma cárie no canal .
    Tente tirar um raio X panorâmico .
    atenciosamente,

  10. Elaine Cristina Barbosa de Brito

    Oi Priscila eu tinha um dente que havia quebrado e ficou durante anos aberto mas não sentia dor ,quando fui ao dentista para tentar salvar o dente ele falou que era canal , mas eu não sentia dor alguma , ele fez o canal em dois dentes 1 em cima e outro em baixo de lados diferentes , isso foi em fevereiro DF e ano 2017 e durante a finalização do tratamento comecei a sentir dor ,e não posso até hj encostar meu dente de cima no de baixo , e doi muito , ele tirou RX disse estar normal , mas estou preocupada com medo de infecção na raiz , como pode me ajudar , os dois estão doendo até quando toco o dedo .existe outro exame para fazer para ver melhor .

  11. Jessica

    Também fiz canal do dente devido uma carie. Duas semanas depois do canal feito e finalizado comecei a sentir dor ao mastigar, exatamente no dente que fiz canal. Voltei no dentista para avisar da dor e ele reiniciou o tratamento. Tiramos raioX no consultório e não apareceu nada. No momento estou com curativo esperando a próxima consulta para fechar o canal. Porém quando mastigo algo (sem querer) no dente do canal ele ainda dói. O que pode ter acontecido? Devo procurar outro profissional caso ao final desse segundo canal o dente continue doendo? Obrigada

    • Dr. Wilson Correia

      Prezada,

      Espere alguns dias. Se começar a perceber que a dor está regredindo já é um bom sinal. Caso não, volte ao dentista!

  12. Lisa

    Parabéns pela matéria, é muito esclarecedora, me ajudou muito.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
Dr. Wilson Correia
error: Proibida a cópia sem autorização