escovar os dentes higiene bucal

→ 10 erros imperdoáveis na hora da higiene bucal

Rate this post

Não é novidade para ninguém que, se você quiser não ter problemas de saúde bucal, como a cárie no dente e a gengivite (gengiva inflamada), que podem causar aquela dor de dente, é necessário ter uma boa e frequente higiene bucal.

Contudo, é bem comum que as pessoas até escovem os dentes diariamente, porém, de forma errada. De certa forma, escovar os dentes errado causa problemas parecidos com o hábito de não escovar os dentes.

Veja abaixo 10 erros que são imperdoáveis na hora de realizar a higiene bucal:

 

  1. Colocar força na escovação dos dentes

 

É muito comum as pessoas associarem uma boa limpeza dos dentes à força na hora de escovar os dentes. 

Na verdade, colocar força na hora de escovar os dentes não é necessário e pode causar problemas, como maior desgaste do esmalte do dente, traumas no tecido e é um fator de risco para o aparecimento da retração gengival (gengiva retraída), como mostra a foto abaixo.

gengiva retraída

Vale ressaltar que a gengiva retraída é uma das causas dos dentes sensíveis. Movimentos leves são suficientes porque, no creme dental, há substâncias abrasivas, que promovem a limpeza dos dentes por fricção e não com força.

Ou seja, basta passar a escova de dentes de 15 a 20 vezes  sem cada dente para promover uma limpeza  adequada e sem traumas nos tecidos bucais.

  1. Usar o fio dental com muita força e sem prender nos dedos

Alguns pacientes no meu consultório falam que a gengiva sangra quando usam fio dental. Porém, na consulta, não identificamos uma causa para a gengiva sangrando, como a presença de placa bacteriana ou tártaro no dente.

Quando peço para o paciente usar o fio dental, usa com muita força, o que termina por machucar a gengiva, que termina sangrando. Por isso, é importante usar o fio dental com muita cautela, a fim de evitar o trauma na gengiva.

Outro aspecto importante é que, na hora de usar o fio dental, deve-se amarrá-lo nos dedos (foto abaixo) para que ele não escorregue dos dedos e limpe os dentes incorretamente.

uso do fio dental

  1. Usar enxaguantes bucais sem recomendação do dentista

A mídia expõe constantemente que o uso do enxaguante bucal faz parte da higiene bucal. Na verdade, o uso de enxaguatórios bucais deve ser feito apenas quando o dentista indicar.

Se o paciente possui uma boa higiene bucal, não há a mínima necessidade de usar enxaguantes bucais.

Além disso, é bem natural que, no dia a dia, as pessoas substituam as escovação dos dentes pelo simples bochecho.

Lembro que a correta e eficaz remoção da placa bacteriana é feita de forma mecânica através do uso da escova de dentes. Em outras palavras: um simples bochecho não ajuda para ter uma saúde bucal saudável.

  1. Não trocar a escova de dentes no tempo certo

A escova de dentes, como tudo na vida, possui uma vida útil. Deve-se trocar a escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que as cerdas da escova estiverem desgastadas ou abertas, como mostra a foto abaixo.

escova de dentes velha

Escovas de dentes velhas ou desgastadas não limpam os dentes da forma correta e ainda podem contribuir para traumas na gengiva, causando a gengiva retraída (retração gengival), que deixa os dentes sensíveis.

  1. Não limpar a língua

Limpar a língua também faz parte da higiene bucal, mas muitas pessoas na fazem isso.

Limpar a língua utilizando um limpador lingual (foto abaixo) previne o acúmulo de bactérias, restos de comida a células mortas da boca, o que provocam a saburra lingual, conhecida como língua branca ou língua esbranquiçada.

A língua branca é a principal causa do mau hálito de origem bucal e pode contribuir para a formação dos caseos amigdalianos, conhecidos como as bolinhas fedorentas da garganta (mau hálito na garganta).

  1. Colocar muita pasta de dente na escova

Muitas pessoas colocam muita pasta de dente na hora da escovação, como mostra a foto abaixo.

pasta de dentes colocada errada

Além de ser desnecessário, o uso em demasia do creme dental pode fazer com que a pessoa engula um pouco da pasta de dentes, principalmente crianças, o que pode causar desconforto no estômago.

  1. Escovar os dentes rapidamente

Outro erro bem comum que as pessoas costumam fazer é escovar os dentes rapidamente. Imagine uma superfície da mesa da sua casa suja com gordura ou algo pegajoso. Se você passar o pano apenas uma ou duas vezes não vai ter efeito, confere?

Ocorre a mesma coisa com os dentes pois, para remover a placa bacteriana, é preciso passar a escova em cima dos dentes de 15 a 20 vezes, totalizando um tempo mínimo de escovação de 2 minutos.

  1. Escovar os dentes imediatamente após as refeições

Muito provavelmente você não saberá disso. A recomendação geral é que se faça a higiene bucal após as refeições, mas não dizem QUANDO após.

A saliva humana possui muitas funções e, dentre elas, encontramos a função de remineralizar as superfícies dos dentes.

Por isso que o correto é escovar os dentes 30 minutos após as refeições para permitir que a saliva possua atuar de maneira eficaz

  1. Usar uma escova de dentes com cerdas duras

Sempre oriento o paciente a comprar uma escova de dentes com cerdas macias. Porém, escuto sempre aquela frase: mas doutor, esse tipo de escova não limpa direito.

Por isso que é bem normal que o paciente associe uma boa limpeza dos dentes com uma escova de cerdas duras. Na verdade, é Justamente o inverso.

Escova de dentes com cerdas duras, além de promover maior desgaste dentário, pode traumatizar os tecidos da boca, contribuindo para o aparecimento de úlceras e da gengiva retraída que, como já vimos, deixa os dentes sensíveis.

  1. Escovar os dentes muitas vezes ao dia

Se, de um lado, não escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia pode trazer problemas, como a cárie no dente e a gengivite, escovar os dentes demais também não é recomendado. Há pessoas que fazem a higiene bucal várias vezes ao dia, mesmo que não tenha comido nada.

Tal hábito não é recomendado porque, no creme dental, há abrasivos para limpar o dente após as refeições.

Digamos que, se você não comeu e, mesmo assim, vai escovar os dentes, você está limpando uma região que já está limpa sem necessidade.

E, no caso dos dentes, haverá um desgaste maior do esmalte dentário, o que poderá deixar os dentes sensíveis.


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Share:
Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]