aparelho estético ortodontia

→ Ortodontia (aparelho dentário) – tudo que você precisa saber

Pretendo abordar um assunto bastante interessante e que, frequentemente, gera muitas dúvidas em consultas: Ortodontia.

De maneira geral, a maioria dos clientes apresenta algum problema em relação ao posicionamento dentário.
 

Tais problemas podem promover alterações funcionais e/ou estéticas, prejudicando o convívio social, em muitos casos. Quem não conhece alguém que, quando sorri, coloca a mão na boca com vergonha de mostrar os dentes? Isso é mais comum do que se imagina!

Às vezes, as pessoas permanecem nesta situação por ainda achar que a Ortodontia é uma especialidade para os favorecidos economicamente, embora isso não seja verdade! Como de costume, vou abordar situações aqui de interesse de todos!

→ Ortodontia (aparelho dentário) - tudo que você precisa saber

1- O que é a Ortodontia?

 

A ortodontia é um ramo da Odontologia que tem como objetivo prevenir, interceptar ou corrigir problemas de crescimento e desenvolvimento facial e dentário. Estes problemas podem ter inúmeras causas que devem ser estudadas para que se possa oferecer o melhor plano de tratamento ao cliente.

2- Como saber se preciso de aparelho dentário ortodôntico?

Somente o Cirurgião-dentista ou Ortodontista poderá identificar problemas que justifiquem o uso de aparelho ortodôntico.

 
Através do exame clínico e exames complementares (radiografias, modelos de gesso, análise facial, etc.), ele pode identificar problemas dentários e/ou esqueléticos que indiquem o uso de aparelho ortodôntico.
 
 
Lembre-se que sempre são solicitados exames complementares para o planejamento do caso e instalação do aparelho ortodôntico.

 

3- Que tipo de aparelho dentário irei usar?

 
Não existe uma receita de bolo para todos. Na ortodontia,  Existe uma gama de aparelhos que o Ortodontista pode usar para tratar vários problemas, quer seja de ordem dentária, quer seja de origem óssea ou muscular. Cada caso deve ser analisado minuciosamente para a obtenção do plano de tratamento adequado para cada cliente.
 
→ Ortodontia (aparelho dentário) - tudo que você precisa saber

Existem aparelhos fixos, móveis (estes dois intrabucais) e aparelhos ortopédicos utilizados para os casos em que se necessite de uma força maior. O grande problema deste último está na dependência do uso do aparelho por parte do cliente.→ Ortodontia (aparelho dentário) - tudo que você precisa saber

 

4- Qualquer cliente pode usar o aparelho dentário?

Desde que apresente uma boa saúde bucal e indicação para o uso, sim!

5. Para que serve o aparelho dentário fixo? Como ele atua?

→ Ortodontia (aparelho dentário) - tudo que você precisa saber
 

O aparelho dentário fixo tem como objetivo transferir as forças estabelecidas pelos arcos ortodônticos aos dentes e ao osso, promovendo a movimentação ortodôntica. Ao contrário do que muita gente pensa, ele é colado na superfície dentária através do uso de um agente adesivo e uma resina composta específica para este fim. A unidade que é colada em cada dente chama-se bracket (foto abaixo).

→ Ortodontia (aparelho dentário) - tudo que você precisa saber

A partir da colagem dos brackets, inicia-se a aplicação de forças sobre estes, possibilitando a movimentação ortodôntica. Os fios ortodônticos são trocados a cada manutenção, onde exercerão uma força maior sobre os dentes, promovendo a movimentação.

A força vai aumentando gradativamente, contudo, nem sempre os fios são trocados a cada manutenção. A justificativa deste ato deverá ser discutida com o Dentista.

6. O aparelho dentário fixo machucará minha boca?

 No início do tratamento, o mucosa oral ainda não está adaptada com o aparelho, podendo formar feridas, chamadas de úlceras traumáticas, promovendo um certo desconforto.

Por isso, o dentista fornece ao cliente uma massa de proteção, para que ele possa cobrir o bracket com aquela cera, dando um formato mais confortável, logo, diminuindo o desconforto no início do tratamento. Vale salientar que, infelizmente, estas “feridas” não são exclusivas de quem está iniciando o tratamento.

Outra dúvida bastante comum entre os clientes é se dói para colocar aparelho. O único incômodo é ficar algum tempo com a boca aberta. Em geral, apenas isso.

7. O aparelho ortodôntico é colocado completo no 1º dia?

 

Devido ao desconforto inicial e à necessidade de um tempo clínico maior para este fim, os profissionais optam por colocar o aparelho por etapas, no momento inicial, embora se deva salientar que este intervalo de tempo não deve ser muito extenso. Deve-se levar em conta, como foi mencionado acima, que a colagem do aparelho leva um certo tempo clínico, levando à exaustão do cliente.

Outra dúvida comum sobre a colocação do aparelho dentário é se é necessário fazer algum tipo de furo ou buraco no dente. O aparelho dentário é colado no seu dente a partir do uso de resina composta.

8. Como se faz a higiene dental com o aparelho dentário fixo na boca?

Existe a necessidade de adaptações e modificações da higiene bucal quando se usa aparelho ortodôntico. Sabe-se que o este promove uma maior retenção de alimentos, logo uma maior necessidade de higienização da cavidade oral.

Há no mercado artefatos que facilitam a higiene do cliente que usa aparelho. O passa fio permite que você utilize o fio dental facilmente e com mais eficácia (direita).

→ Ortodontia (aparelho dentário) - tudo que você precisa saber

A escova interdental (abaixo) apresenta um formato cônico, possibilitando que a mesma penetre no espaço compreendido entre o aparelho e o dente, promovendo uma limpeza mais eficiente.Muitos clientes fazem uso de colutórios bucais que, na maioria dos casos, não há indicação para o uso. A boa higiene oral já é mais que suficiente.

→ Ortodontia (aparelho dentário) - tudo que você precisa saber

9. Existe aparelho ortodôntico estético?

→ Ortodontia (aparelho dentário) - tudo que você precisa saber

Sim. Contudo, dependendo do material, deve-se levar em conta que são aparelhos que apresentam um maior atrito no slot (fissura no centro do bracket na qual se encaixa o fio), dificultando a movimentação ortodôntica. A porcelana é um caso clássico disso. Mas nada que atrase muito o tratamento. =)

Porém, existem materiais que apresentam propriedades semelhantes aos brackets metálicos, como exemplo o bracket de safira. Este tipo de aparelho geralmente costuma ser mais oneroso.

Outro tipo de técnica é a ortodontia lingual na qual o aparelho é colocado na face interna dos dentes (voltada para a língua e palato), sem expor o aparelho, logo, não afetando a estética, porém, devido à localização, podem ocorrer traumas na língua além da dificuldade na higienização.

Os resultados são semelhantes aos tratamentos convencionais, com algumas limitações, contudo, por se tratar de uma técnica que necessita de um treinamento específico, torna-se mais onerosa.

→ Ortodontia (aparelho dentário) - tudo que você precisa saber

Ainda há um tipo de tratamento ortodôntico que consiste no uso de moldeiras pré-fabricadas, dispostas em uma sequência que corresponde ao tratamento do paciente. Porém, assim como os demais acima, apresenta um custo elevado quando comparado com o tratamento convencional, além de apresentar limitações para o uso.

→ Ortodontia (aparelho dentário) - tudo que você precisa saber

10. Posso escolher a cor do meu aparelho ortodôntico fixo?

É muito comum o cliente achar que o aparelho possui uma determinada cor. Na verdade, o que promove a cor do aparelho ortodôntico são as borrachas ortodônticas. É possível colocar quantas cores quiser.

→ Ortodontia (aparelho dentário) - tudo que você precisa saber

11. O que são aparelhos ortodônticos autoligáveis?

São aparelhos ortodônticos que não necessitam das famosas borrachinhas coloridas para prender o fio. Este tipo de aparelho possui uma trava que prende o fio. A vantagem deste tipo de aparelho ortodôntico é que ele possui um atrito menor, possibilitando um tratamento ortodôntico mais rápido.

aparelho autoligável ortodontia

12. Quanto tempo vou passar com aparelho?

 

Em média 2 a 3 anos. Mas há muitas variações, no que diz respeito ao tempo de tratamento de ortodontia. Como já foi dito, cada caso é um caso, logo tem plano de tratamento e tempo diferentes.

Tudo isso deverá ser discutido com o Dentista para que não haja surpresas. Deve-se lembrar sempre que o cliente também é responsável pelo tempo de tratamento. Logo, quanto menos ele vai ao Dentista realizar a manutenção, mais o tratamento será postergado.

Todo caso deve ser discutido com o Ortodontista, para que não haja dúvidas em relação ao tratamento. Uma anamnese bem realizada, no qual todas as informações necessárias ao planejamento, bem como o complemento a partir de exames complementares serão imprescindíveis para que o Dentista possa identificar o real problema e a partir deste, escolher o melhor e mais adequado plano de tratamento ortodôntico.

É importante lembrar que dentista não faz milagres. É fundamental que o paciente realize a manutenção mensalmente para que o tratamento ocorra da melhor forma possível.

→ Ortodontia (aparelho dentário) - tudo que você precisa saber


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

 

Comment on "→ Ortodontia (aparelho dentário) – tudo que você precisa saber"

  1. Ângela Maria

    Boa noite Dr. Wilson! Tudo bem?

    A mordida aberta pode ser corrigida com tratamento ortodôntico?

    Grata pela atenção!

    Ângela

  2. Dr. Wilson Correia Júnior

    Olá Ângela.

    Com certeza, a ortodontia é capaz sim de corrigir com sucesso a mordida aberta.

    Feliz páscoa.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização