pericoronarite tratamento

→ Pericoronarite: tudo o que você precisa saber

→ Pericoronarite: tudo o que você precisa saber
5 (100%) 746 vote[s]

Durante o nascimento dos sisos, é bem comum as pessoas relatarem bastante incômodo. Afinal de contas, a gengiva é literalmente rasgada para que o siso apareça na cavidade bucal. Porém, algumas vezes, deparo-me com um quadro de pericoronarite, que literalmente causa muitos transtornos ao portador deste problema.

A pericoronarite nada mais é do que uma inflamação (associada ou não à infecção) no capuz pericoronário, que é a gengiva que fica ao redor do dente siso, como mostra a foto abaixo:


dente siso nascendo dor de dente


Durante o nascimento do siso, o dente começa a se irromper na boca do indivíduo. A gengiva é rasgada aos poucos, o que naturalmente já gera uma dor no dente siso. Isso é o que ocorre com a maioria das pessoas.

Elas passam algum tempo com uma dor na região do dente siso, mas que cessa espontaneamente após alguns dias.

Contudo, em alguns casos, a gengiva que fica ao redor do dente fica bastante inflamada, caracterizando a pericoronarite.


O que é a pericoronarite? O que causa este problema?


Como mencionei, o dente siso, quando está nascendo, rasga a gengiva. Neste período, que ocorre na época do nascimento dos sisos (entre 15 e 20 anos), forma-se um espaço entre a gengiva e o dente, como mostra a foto abaixo.

pericoronarite

O que ocorre é que, no espaço entre o dente e a gengiva, há bactérias. Além disso, restos de comida podem entrar neste espaço, criando um ambiente ainda mais propício ao desenvolvimento bacteriano nesta região.

E, para completar, é bem comum que o paciente, sem querer, mastigue algum alimento naquela região, terminando por magoar aquela gengiva que já não está muito boa.


Causas mais comuns da Pericoronarite

  • Durante a mastigação, pode ocorrer acúmulo de comida entre a gengiva e o dente siso que, associado à presença de bactérias,  pode ocasionar o siso inflamado;
  • Traumas na gengiva do dente siso decorrentes da mastigação na região;
  • Amigdalites podem favorecer o aparecimento da pericoronarite, principalmente pelo aumento do números de bactérias na região, que é muito próxima ao dente siso.

pericoronarite


Diante disso, cria-se todo um ambiente favorável para o desenvolvimento de uma inflamação na região daquele siso nascendo, formando-se assim um quadro de pericoronarite.

Em geral, encontramos estes sinais e sintomas na pericoronarite:

  • Dor na região do dente siso de moderada à intensa;
  • Dificuldade de se alimentar por causa da dor;
  • Dificuldade em abrir a boca;
  • Dificuldade de engolir;
  • Trismo (contração dos músculos da mastigação);
  • Febre (quando há infecção);
  • Aparecimento de linfonodos infartados (conhecidos popularmente como landras) na região do pescoço;
  • Moleza no corpo;
  • Dificuldade de realizar a higiene bucal;
  • Inchaço na região do dente;
  • Dor de ouvido;
  • Dor no pescoço;
  • Sangramento gengival;
  • Presença de pus.

A pericoronarite pode causar mau hálito e um gosto ruim na boca?

Sim. Com Todo aquele quadro inflamatório na região do dente siso, é bem comum o paciente não escovar os dentes direito até com medo de magoar ainda mais a região.

programa hálito fresco

Além disso, quando não há uma boa higiene bucal, pode-se acumular tártaro na região, causando a gengivite, inflamação gengival que possui diversos sinais e sintomas, dentre elas o mau hálito.

Também é comum encontrarmos a formação da saburra lingual, conhecida por língua branca, uma das principais causadoras do mau hálito. Isso ocorre porque há uma higiene da língua deficiente.


A pericoronarite pode matar?

Embora seja muito raro, a pericoronarite pode matar, pois existe a possibilidade das bactérias na região do siso infeccionado de deslocarem para regiões vizinhas, como é o caso do pescoço.


Qual o tratamento da pericoronarite? Ela tem cura?

Primeiramente, é importante procurar o dentista o quanto antes, principalmente para não deixar os sinais e sintomas piorarem.

Identificada a presença da pericoronarite, opta-se por receitar medicações para alívio dos sintomas, como analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos (caso haja infecção). Em geral, o paciente relata melhora do quadro após 2 ou 3 dias de medicações.


dente siso inflamado


Bochechos com água oxigenada morna ou um enxaguante bucal receitado pelo dentista podem auxiliar na recuperação do siso inflamado.

Em boa parte dos casos, é exigido também o repouso do paciente, o que pode incluir colocação de compressas de gelo do lado de fora da boca (no rosto).

Quando há dificuldade em abrir a boca por causa do trismo, o dentista receitará ao paciente um relaxante muscular.

Após uma semana, o paciente está praticamente 100% recuperado. O dentista decidirá qual será o tratamento que será dado ao dente siso que estava inflamado. Radiografias podem e devem ser solicitadas para auxiliar o dentista no tratamento.

Pode ser feita desde uma ulectomia (remoção da gengiva ao redor do dente siso – tratamento conservador) até a extração do dente siso (tratamento radical), principalmente se a pericoronarite por recorrente (acontece com frequência). Ambos os procedimentos são feitos sob anestesia local.

A remoção do dente siso só poderá ser feita após o desaparecimento de todos os sintomas, visando a proteção do paciente e a eficácia da anestesia dentária, que não funciona bem em tecidos inflamados.


Há remédios caseiros para aliviar a dor da pericoronarite?

Apesar de não ter comprovação científica de resultados, é bem como os pacientes usarem remédios caseiros para tratar a dor da pericoronarite.

remédio caseiro pericoronarite

Determinados chás ou ervas, como é o caso do cravo da índia, possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, o que pode aliviar a dor na região do dente siso inflamado.

Contudo, estes remédios caseiros não devem substituir as medicações de farmácia receitadas pelo dentista.


Pericoronarite fotos


pericoronarite


pericoronarite


pericoronarite


pericoronarite

 


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

faleconosco@wilsoncorreia.com.br
error: Proibida a cópia sem autorização