ponto preto no dente

→ Ponto preto no dente é cárie? O que fazer?

→ Ponto preto no dente é cárie? O que fazer?
5 (100%) 533 votes

Dr., este ponto preto no dente é cárie? É uma pergunta que escuto com frequência no consultório. Inclusive até para saber se aquele pontinho preto no dente não vai virar um canal no futuro.

Em geral, o paciente percebe aquele ponto preto no dente quando vai escovar os dentes ou dar uma olhada na boca em geral. Diante disso, ele já vai correndo ao dentista para saber se aquele pontinho preto se trata de uma cárie no dente.


Assuntos relacionados:

  • Ponto preto no dente;
  • Pontinho preto no dente;
  • Dente ficando escuro;
  • Dente preto;
  • Dente escuro;
  • dente preto perto da gengiva;
  • Dente furado e preto;
  • Dente preto na raiz.

PONTO PRETO NO DENTE É CÁRIE?

NÃO necessariamente. Apesar de ser uma associação até meio lógica do paciente em associar o pontinho preto no dente a algum problema, como a cárie dentária ou tratamento de canal, nem sempre esta mudança de cor no dente quer dizer problemas.

O dente apresenta pequenas fissuras chamadas de sulcos. Estas fissuras, com o passar do tempo, vão absorvendo pigmentos da alimentação, deixando o aspecto preto ou escurecido no dente, como mostra a foto abaixo.

ponto preto no dente

Além disso, alguns pacientes apresentam bactérias que produzem  pigmentos, chamadas de bactérias cromogênicas, que também contribuem para a formação dos sulcos escurecidos e ponto preto no dente.

Apesar do aspecto escurecido ou preto desta região do dente, este sulco pigmentando não faz mal algum ao paciente.

Alguns pacientes apresentam também pigmentações naturais, sendo até mais acentuados em afrodescendentes. Este ponto preto pode aparecer também perto da gengiva (raiz do dente).


DEVO PROCURAR O DENTISTA QUANDO VIR UM PONTO PRETO NO DENTE?

Para o paciente leigo, fica praticamente impossível distinguir uma cárie no dente de uma simples pigmentação, sendo o dentista o único profissional habilitado para confirmar se aquele ponto preto no dente é, de fato, uma cárie ou não.

Por isso, na dúvida, é recomendado que procure o dentista assim que identificar um pontinho preto no dente, a fim de evitar maiores problemas no futuro.

Caso seja uma cárie no dente, o dentista fará uma restauração de dente, cujo material que será colocado dependerá da indicação clínica do caso e do desejo do paciente.

Caso a mancha preta apenas uma mancha no dente, o dentista poderá removê-la através da limpeza nos dentes.

Contudo, se houve a presença de muitos dentes com o sulco pigmentado, o paciente poderá querer remover porque compromete a estética do sorriso. Ocorre a mesma coisa quando há manchas pretas nos dentes da frente.

Veja abaixo alguns dos sinais e sintomas mais comuns de uma cárie no dente:

  • Dor de dente ao mastigar ou ingerir líquidos gelados ou quentes. É natural o paciente sentir um choque no dente;
  • Presença de uma cavidade (buraco no dente);
  • Mudança de cor do dente (dente escuro ou dente preto por dentro);
  • Mau hálito (nos casos que a comida entra na cavidade e fica presa).

O PRIMEIRO SINAL DA CÁRIE NO DENTE É UMA MANCHA BRANCA

O aparecimento de uma mancha branca opaca e rugosa no esmalte do dente mostra o início da uma desmineralização na superfície dental que, se não tratada, poderá causar uma cárie dentária.

Porém, da mesma forma que o ponto preto no dente, nem toda mancha branca é cárie, como é o caso da hipoplasia de esmalte, que tem o aspecto branco, porém brilhoso e liso.


E EM RELAÇÃO AO DENTE PRETO POR DENTRO?

Aqui há cinco situações. Primeiro quando o dente sofre algum ataque de cárie, o organismo tenda se defender do ataque pela produção de um tipo de dentina mais forte, que pode apresentar uma alteração de cor, deixando o dente preto ou marrom, como mostra a foto abaixo.

dente preto

O segundo aspecto é quando realmente há uma cárie no interior do dente que literalmente deixa o dente oco, ficando com o aspecto de dente escurecido

→ Ponto preto no dente é cárie? O que fazer?

O terceiro é quando o paciente sofre algum trauma no dente que causa o rompimento de vasos sanguíneos, depositando sangue dentro da coroa do dente que, com o passar do tempo, ficará escura.

O quarto pode ocorrer quando o paciente faz um tratamento de canal no dente. Há casos nos quais um pouco da guta percha (material que se coloca no interior do canal e irá substituir o nervo do dente) fica na coroa dentária. Com o passar do tempo, o paciente notará o dente escuro.dente quebrado escurecido

O quinto é quando o paciente possui uma restauração de amálgama muito profunda ou extensa no dente, podendo também causar o escurecimento da coroa dentária.

dente preto

 


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização