→ 8 razões para visitar o dentista regularmente

→ 8 razões para visitar o dentista regularmente
5 (100%) 113 votes

Há diversas vantagens em visitar o dentista regularmente. A frequência recomendada de visita ao dentista é a cada 06 meses (duas vezes ano ano). Só que, por diversas razões, os brasileiros não têm o hábito de visitar o dentista regularmente.

Na verdade, ocorre exatamente o oposto: procuram o dentista quando o problema já está em estágio avançado, isto é, provocando dor de dente que, muitas vezes, termina na necessidade de tratamento de canal no dente envolvido.

Boa parte dos pacientes acham desnecessárias as visitas regulares ao dentista. Para eles, basta ir uma ou  duas vezes e ponto final. Diante disso, colocarei abaixo 8 razões para o paciente visitar o dentista regularmente.

1. Prevenir é MUITO mais barato e rápido e, dependendo do caso, muito menos doloroso 

Visitar o dentista regularmente permitirá que um problema seja identificado no estágio inicial, logo, em geral, irá requerer um tratamento muito mais simples (mais barato).

Outro ponto importante é a questão do problema não evoluir para algo que venha a causar dor de dente. Fica fácil de entender quando o dentista avisou ao paciente de uma cárie dentária e, após meses de postergação, aquela cárie evoluiu, alcançou o nervo do dente e veio assim a necessidade de tratamento de canal do dente.

Tratamento de canal do dente, em geral, apresenta custos bem superiores a uma simples restauração e quase sempre vem associado à dor de dente.

2. Evita o aparecimento da dor de dente

Complementando o que disse acima, as visitas regulares ao dentista permitirão que problemas sejam identificados nos estágios iniciais, evitando assim que o paciente sinta dor de dente, que pode ocorrer por diversos motivos, sendo o mais comum quando há envolvimento do nervo do dente, findando na necessidade de tratamento de canal do dente.

Outro tipo de problema que poderá causar a dor de dente, ou melhor, deixar os dentes sensíveis é a retração gengival. Visitar o dentista periodicamente permitirá que ele identifique o problema logo no começo, permitindo assim orientar o paciente a ter uma escovação que cause menos trauma na gengiva ou até mesmo intervir na raiz do dente que está exposta a partir da colocação de resina para diminuir a sensibilidade dentária.

3. Visitar o dentista regularmente previne o mau hálito

Um dos problemas que pode ocorrer é a halitose (mau hálito). Na maioria esmagadora dos casos, a causa do mau hálito está relacionada à falhas na higiene bucal que provoca o desenvolvimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.

O desenvolvimento bacteriano libera gases que causam o mau hálito no paciente. Visitar o dentista regularmente fará com que haja uma intervenção no problema o quanto antes, prevenindo que este problema que causa uma repercussão social muito forte apareça.

4. Visitas periódicas ao dentista deixarão o sorriso limpo e lindo

Não tem nada pior do que um sorriso comprometido por algum problema. Dentes tortos, cárie dentária, gengivite, etc. Todos estes problemas afetam a estética do sorriso que, por tabela, influenciam no aspecto psicológico do paciente, que poderá ter vergonha de rir.

A foto abaixo confirma o que disse acima: provavelmente o paciente abaixo passou um bom tempo sem visitar o dentista, o que acarretou na progressão da cárie dentária, comprometendo os dentes da frente, logo, a estética do sorriso. Você acha MESMO que uma pessoa com um sorriso desse vai rir sem botar a mão na boca?

cárie dentária

5. Visitar o dentista regularmente ajuda a prevenir o câncer de boca

Durante a consulta odontológica, o dentista não só avalia os dentes, como a maioria das pessoas pensam. Na verdade, todos os tecidos da boca são analisados, incluindo língua, bochechas, gengivas e demais áreas. 

Visitas regulares podem identificar alguma alterações na mucosa oral que possam dar indícios do aparecimento do  câncer de boca. E quanto mais cedo for diagnosticado, maior é a chance de cura.

6. O paciente se acostuma e perde o medo do dentista

De fato, 9 em cada 10 pacientes têm algum medo de dentista. Do outro lado, é importante lembrar que a Odontologia está cada vez mais moderna. Aqueles tratamentos considerados muito dolorosos tiveram redução significativa no incômodo. 

A frequência ao dentista fará com que o paciente perceba que, na maioria dos casos, os procedimentos realizados são simples. Pode haver incômodo? Sim! Mas nada que uma anestesia do dentista não resolva!

7. Visitar o dentista regularmente não só cuida da saúde bucal, mas também da saúde geral

Em geral, o paciente não sabe que uma boca com problemas pode gerar uma repercussão na saúde geral como um todo. Por exemplo, um abscesso dentário poderá causar febre no indivíduo. Recentemente, uma atriz foi hospitalizada em estado grave por um comprometimento cerebral. E dentre as hipóteses, cogitou-se um problema no canal de um dente.

Outro exemplo disso é a endocardite bacteriana, que é uma doença grave que acomete as válvulas cardíacas, sendo provocada por bactérias presentes na boca. 

8. Um sorriso bonito recupera a autoestima do paciente

Afinal de contas, quem não quer ficar mais bonito? Um sorriso bem cuidado deixa a pessoa mais confiante, alegre e com a autoestima nos céus. E ocorre exatamente o oposto com quem tem um sorriso que, sob a ótica dele mesmo, considere feio.

A tendência será ter uma alteração no comportamento social que tenderá a crescer com o passar do tempo. Logo, é importante tratar o sorriso com o dentista o mais breve possível.


Alguns problemas de saúde bucal ou até mesmo tratamentos odontológicos, como a Ortodontia (aparelho dentário) exigem uma frequência maior do paciente ao dentista. Por exemplo, a manutenção do aparelho dentário deverá ser feita mensalmente.

Outro exemplo disso é o tratamento da doença periodontal (periodontite ou piorréia) que poderá requerer a presença do paciente no consultório por algumas semanas e com uma visita trimestral ao invés de semestral.

O dentista também poderá fazer uso de exames complementares a fim de fechar o diagnóstico, como radiografias odontológicas. Desta forma, fica ainda mais preciso o diagnóstico de um problema no seu estágio inicial.

A ideia deste artigo é mostrar que visitar o dentista regularmente:

  • É muito mais barato;
  • Causa muito menos incômodo;
  • Previne problemas futuros.

Então, não perca tempo! Visite seu dentista regularmente. No fim, seu sorriso agradecerá!


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus amigos!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço!

Wilson Correia Jr.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Leave comment

Rua João Fernandes Vieira, 547, sala 305

Boa Vista, Recife/PE

(81) 30627303

Agende sua consulta

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Fale Conosco

[email protected]
error: Proibida a cópia sem autorização